Precisa de comprovante de residência para fazer o Cadastro Único?

Perguntado por: lvargas . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.5 / 5 7 votos

- Comprovante de endereço, de preferência a conta de luz; - Comprovante de matrícula escolar das crianças e jovens até 17 anos. Se não tiver o comprovante, o RF deve informar o nome da escola de cada criança ou jovem; - Carteira de trabalho (caso tenha).

Documentos obrigatórios para o cadastramento
a) CPF ou Título de Eleitor; Para os demais membros da família: b) Qualquer um dos documentos de cada uma das pessoas da família: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, CPF, RG, Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor.

Tirar comprovante presencialmente no posto de cadastramento, CRAS ou prefeitura. Procure o local responsável pelo Cadastro Único e Programa Auxílio Brasil na sua cidade. Se não souber onde fica, vá até o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo de sua casa.

Caso você não tenha comprovante em seu nome, poderá apresentar uma declaração comprovando o local de residência, com firma reconhecida da assinatura do proprietário do imóvel e uma cópia do comprovante de residência (conta de telefone fixo, conta de água ou luz, correspondência bancária ou fatura de cartão de crédito).

O comprovante de residência é um documento que atesta onde uma pessoa vive, se ela possui residência fixa ou alugada. É usado em situações para cadastro de clientes e abertura de contas em bancos, por exemplo.

A declaração de residência de terceiros deve apresentar sem exceção a assinatura do declarante, além do nome completo do declarante e do morador e o endereço do imóvel. Hoje disponibilizamos modelos de declaração de residência de terceiro para você usar como base sempre que for necessário.

De acordo com o Ministério da Cidadania, não há uma espécie de limite de pessoas dentro de uma mesma casa. Pode ser uma, duas, quatro, dez ou vinte. Na essência, o que importa é que todos eles sejam registrados.

Comprovante de residência recente (conta de água ou luz dos últimos três meses).

O titular deve comparecer ao CRAS levando seu CPF, o Título de eleitor e comprovante de residência e ainda levar uma cópia de cada documento para cada membro da família.

cerca de 45 dias para o seu nome entrar no sistema. família composta por homem, mulher e duas crianças. Ministério da Cidadania.

Outras formas conseguir um comprovante de residência
Uma outra opção é obter uma declaração do proprietário do imóvel ou da pessoa responsável pelas contas da casa confirmando que você mora no local. Para isto, ela deverá preencher o documento de próprio punho, afirmando que você mora no imóvel.

A inscrição no Cadastro Único pode ser feita por quem mora sozinho (famílias unipessoais), desde que a pessoa esteja enquadrada nos critérios exigidos. Da mesma forma, a inscrição também pode ser feita por pessoas que vivem em situação de rua, sozinhas ou com a família.

Finanças, Impostos e Gestão Pública

  1. Acesse o sistema Processos Digitais;
  2. Clique em Solicitar serviço via processo digital;
  3. Selecione a área Certidões e Atestados e o serviço Obter atestado de residência fiscal.

Antes de mais nada, saiba que para tirar comprovante de residência pelo CPF é muito simples. Nesse sentido, basta que você entre em contato entre em algum site de determinado prestador de serviço que você possui (como por exemplo, no serviço de água, energia elétrica ou condomínio).