Precisa de autorização para rebaixar guia?

Perguntado por: oguterres . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.3 / 5 20 votos

O que é: Autorização para rebaixamento de guias SOMENTE nos casos em que haja necessidade de acesso de veículos a garagens ou estacionamentos. É OBRIGATÓRIO o levantamento das guias do imóvel quando não se configurar mais acesso de veículos a garagens ou estacionamentos, sob pena de multa.

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou na quarta-feira (4) o projeto de lei (PL) 4.009/2019 que institui infração gravíssima no Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997) para quem estacionar o veículo junto à guia de calçada (meio-fio) rebaixada.

Posso estacionar em frente a comércios com guia rebaixada? Apenas se houver o trânsito de veículos. Caso o estabelecimento possua guia rebaixada, mas não tenha entrada e saída de veículos, pode-se estacionar normalmente.

Quando um cargo de maior importância é direcionado a um trabalhador por conta de seu diferencial ou expertise que some a empresa, o empregador pode rebaixar a função posteriormente enquanto ainda houver o entendimento de que ele está em período de experiência.

Guia rebaixada é um espaço determinado para possibilitar a entrada e saída de veículos. A infração só existe se a guia for rebaixada para essa função. O agente de trânsito municipal é quem fiscaliza as infrações relacionadas às guias rebaixadas.

Quando se tratar de uma guia comprovadamente sem utilização, inativa (sem possibilidade de entrar ou sair veículos de garagens ou lotes), é permitido o estacionamento, se não houver sinalização proibitiva ao longo da via.

Estacionar afastado da guia da calçada (meio-fio) de 50cm a 1m / Art. 181, II / 539-80. Quando autuar: Veículo de mais de duas rodas estacionado paralelo ao meio-fio, afastado deste nunca menos de 50 cm e nunca mais de 1m.

“Também não será permitido colocar correntes, cones ou qualquer outro material na rua para demarcar um estacionamento exclusivo. Essa prática também é proibida por lei, porque representa um risco para outros veículos que estão trafegando pela via”, explica Nicácio.

E não, não é crime ter carro rebaixado. A prática foi liberada em 2014, por meio da Resolução n°479 do CONTRAN. Por outro lado, motos, ônibus e caminhões não podem ser rebaixados, você sabia disso?

É preciso lembrar que rebaixar o carro não é crime. Contudo, se o rebaixamento estiver fora das diretrizes da legislação de trânsito, o motorista será multado.

Rebaixar a guia ou fazer rampa na calçada para facilitar a entrada do carro na garagem e abrir canaleta para escoar a água da chuva, por conta própria, agora são proibidos na capital e renderão multa ao morador.

Portanto, a afirmação de que qualquer pessoa tem o direito de parar em um estacionamento de guia rebaixada, mesmo sem utilizar o estabelecimento, é falsa. A Prefeitura esclarece que as vagas de guia rebaixada constam no auto de licença de funcionamento ou no Habite-se dos estabelecimentos – logo, são privativas.

O simples ato de parar na frente da residência não é proibido, pois se trata de uma situação cotidiana e que não deve ser sancionada pelo Direito, muito menos ser motivo de preocupação ou estresse por parte do proprietário do imóvel.

É bastante comum notarmos a presença de placas na frente de estabelecimentos comerciais informando que o estacionamento é de uso exclusivo de clientes e que seu veículo inclusive pode ser guinchado. Mas saiba que essa é uma prática proibida!

Continuar lendo Quem pode rebaixar guia?