Precisa de alvará para receber precatório?

Perguntado por: itrindade . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

40, §1º, que os saques correspondentes aos precatórios e RPVs serão feitos independentemente de alvará e reger-se-ão pelas normas aplicáveis aos depósitos bancários, com o prazo de até 24 horas para a agência efetuar o pagamento, a contar da apresentação dos documentos de identificação ao gerente.

Funciona assim: primeiro o juiz emite a ordem para expedição do alvará de levantamento de valores. Então, o despacho é encaminhado ao setor cartorário, que elabora o documento. Depois de pronto, o alvará volta para o magistrado para a coleta da assinatura. Finalmente, o mandado vai para o cartório.

O prazo para realizar o procedimento poderá ser, em média, de 10(dez) dias a contar da disponibilização do Alvará pela Justiça do Trabalho.

Em 2022 podem receber os precatórios aquelas pessoas que tiveram ordem de pagamento emitida pela Justiça entre os dias 2 de julho de 2020 e 1º de julho de 2021.

O Precatório (PRC), utilizado para valores acima de 60 (sessenta) salários mínimos, depende da data de encaminhamento e será pago no ano seguinte ou em até dois anos depois. (CF artigo 100).

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou proposta que limita em três dias úteis o prazo para expedição de alvará de levantamento de valores referente a pagamento devido pelo empregador como definido em acordo coletivo ou decisão judicial.

Significa que foi confeccionado o documento que dá ao credor o direito de realizar o saque do valor depositado no banco.

Qual o prazo para expedição de um alvará judicial? A legislação processual determina que o prazo para cumprimento dos atos processuais são de até 5 dias úteis da tomada de ciência pelo servidor.

O Conselho da Justiça Federal (CJF) alterou as regras para levantamento de depósitos de precatórios e RPVs. A pedido da Ordem dos Advogados do Ceará, o órgão mudou o texto da Resolução 438 que trata de procurações.

O Senhor pode pesquisar no site do Tribunal de Justiça e obter os andamentos e cópias das decisões disponíveis.

Para obter um alvará judicial gratuitamente, é necessário apresentar ao juiz prova de que existem saldos bancários, valores ou bens em nome de uma pessoa que não tem capacidade para assinar ou solicitar a liberação do alvará (por exemplo, se a pessoa está falecida ou incapacitada).

Especificamente sobre o prazo para advogado repassar dinheiro ao cliente, não há uma lei específica, mas, por respeito ao seu cliente, um prazo que eu particularmente considero justo é de até 48 horas úteis.

Após a assinatura do juiz, a expedição de alvará de soltura passa a ser exibida na movimentação do processo. É possível também visualizar as informações do alvará, através da aba Mandados Prisão / Alvarás Soltura.

O acesso para consultar o extrato de pagamento do alvará é feito pelo site do Banco do Brasil (www.bb.com.br). O mesmo só pode ser consultado mediante informação da 'conta judicial', disponível no sistema SisconDJ, por meio de cadastramento do advogado ao processo, como já ocorre cotidianamente.

A regra geral sobre as datas se baseia na data de emissão final do processo. Caso emitido até a data de 01 de Julho, o Precatório deverá ser pago até o final do ano seguinte. Mas se for emitido após essa data, o Precatório será quitado no ano subsequente (até 2 anos e meio depois).

Quando vou receber meu precatório? De acordo com o jornal O Povo, pelas regras atuais, no lote de 2022 entram pessoas que tiveram ordens de pagamento emitidas por juízes entre 02/07/2020 e 01/07/2021. Vale lembrar que esses pagamentos devem ser feitos até o dia 31 de dezembro do ano determinado.

Como consultar precatório federal pelo CPF

  1. Acesse o site do Tribunal de Justiça do seu Estado. Juntamente com o seu documento, navegue pelo menu;
  2. Localize a aba que dá acesso à página dos precatórios;
  3. Preencha as informações exigidas pelo Tribunal. ...
  4. Verifique a situação do seu precatório.

Como saber se o precatório foi expedido? Para saber se a expedição de precatório foi realizada, acesse o portal oficial do Tribunal de Justiça em que a ação foi julgada. Ou seja, se o julgamento da ação ocorreu no Tribunal Regional Federal que administra as ações de São Paulo, acesse o site do TRF 3.

A expedição de um precatório acontece quando o Tribunal de Justiça onde a ação ocorreu tomou conhecimento da existência do título, o apreciou, verificou e, por fim, o validou. Ou seja, foram definidos seus valores, juros, formas e datas de pagamento.

Se o devedor se encontra no Regime Geral e o precatório não tenha sido pago até o final do ano do vencimento, o advogado do credor pode peticionar o sequestro dos valores para o devido pagamento, com fundamento no § 6º do artigo 100 da CR/88.

Preciso de advogado para pedir alvará judicial? Sim. Por se tratar de um pedido feito ao juiz, sempre necessita de um advogado para fazer o requerimento e dar entrada no processo.