Precisa de alvará judicial para sacar FGTS do falecido?

Perguntado por: ipereira7 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

Os valores existentes em contas individuais de FGTS do"de cujus"podem ser levantados pelos herdeiros por meio de alvará judicial, independentemente de inventário ou arrolamento - art.

Por fim, os documentos necessários para abertura do alvará judicial são:

  1. RG e CPF;
  2. Comprovante de endereço;
  3. Certidão de nascimento/casamento;
  4. Cópia dos documentos pessoais do falecido;
  5. Certidão de Óbito;
  6. Certidão de Existência ou Inexistência de Dependentes Previdenciários do INSS;
  7. Declaração de herdeiros.

Sendo necessário o comparecimento em uma agência da CAIXA, o trabalhador deve estar de posse da documentação a seguir:

  1. Documento de identificação;
  2. Determinação Judicial.

Quanto custa para requerer um alvará judicial? Via de regra o requerente suportará despesas relacionadas as custas processuais e honorários advocatícios. Em 2020, os honorários advocatícios mínimos estabelecidos pela OAB/SP para ajuizamento do pedido de alvará judicial é de R$ 2,206.06.

O registro das contas no FGTS no inventário
Para a emissão do alvará judicial, todos os herdeiros devem consentir com a partilha dos valores. Caso contrario, só será possível o saque do FGTS após a conclusão do processo de inventário.

Já no caso dos falecidos, essa regra não é válida. Tendo a declaração e todos os documentos, o beneficiário poderá fazer o saque a qualquer momento.

O FGTS de falecido pode ser sacado integralmente por seus herdeiros, desde que atendidas as exigências da legislação, ou seja, desde que preenchidos os critérios para liberação do valor. Como sabido, o FGTS pode ser movimentado em pouquíssimas situações, sendo uma delas em caso de morte do trabalhador.

Como dar entrada para receber os direitos do funcionário falecido? Após o óbito do colaborador, os familiares ou dependentes habilitados na Previdência Social devem procurar a empresa em que ele trabalha com a certidão de óbito e a carteira de trabalho para que a empresa dê andamento na rescisão de contrato.

Se você precisa de um alvará judicial, é necessário contratar um advogado para entrar com uma ação judicial.

O alvará judicial tem previsão na Lei 6.858 de novembro de 1980 e prevê um limite de valor a ser levantado de 500 OTN, que em 2022 está em R$11.443,00(onze mil e quatrocentos e quarenta e três reais)....

60 dias

A validade do alvará é de até 60 dias. Dentro desse prazo, deve-se cumprir algumas etapas burocráticas, por isso a liberação não ocorre imediatamente. Funciona assim: primeiro o juiz emite a ordem para expedição do alvará de levantamento de valores.

Advogado com poderes especiais tem direito à expedição de alvará em seu nome, reafirma Terceira Turma. O advogado com poderes especiais para receber e dar quitação tem o direito de exigir, em caso de vitória no processo, a expedição do alvará para levantamento de valores em seu nome.

- Para o levantamento dos valores depositados em conta vinculada ao FGTS, por meio de alvará judicial, é necessária a devida comprovação, pelo requerente, da titularidade da conta em relação a qual postula o saque, assim como a ocorrência de alguma das hipóteses de que trata o artigo 20 da Lei n º 8036 /90.

Alvará judicial é uma ordem concedida por um juiz para que certa pessoa possa retirar um pequeno valor de algum estabelecimento bancário ou para que um indivíduo possa praticar qualquer outro ato, quando esse é merecedor do direito que deseja.

Assim, no direito processual civil brasileiro, o pedido de alvará judicial é permitido quando o (s) requerente (s) necessitar (em) que o magistrado intervenha em uma determinada situação, eminentemente privada, com a finalidade de autorizar a prática de um determinado ato.

Como conseguir a autorização judicial para retirar o dinheiro: Para conseguir essa autorização será necessária uma ação judicial pedindo ao juiz um alvará que permita que os herdeiros retirem o dinheiro... O alvará é um documento em que há uma permissão do juiz para retirada do dinheiro que está no banco....

Declaramos, em sã consciência, que somos os únicos herdeiros legais e beneficiários do(a) Sr. (a). _________________________________________, que faleceu no estado civil de). _________, (sem deixar ou deixando) companheira reconhecida(o) pela lei previdenciária, Sr(a).

Certidão de Certidão de Nascimento ou Casamento dos filhos; Declaração de concordância dos demais herdeiros autorizando o levantamento dos valores. Outros documentos que se fizerem necessários, serão solicitadas pelo Defensor Público, no curso do atendimento.