Precisa dar água ao bebê que toma fórmula?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Bebês que mamam fórmula devem tomar água? Sim, bebês que usam fórmula necessitam tomar água nos intervalos das mamadas, pequenas ofertas. A partir dos 3 meses de idade.

Bebês que tenham menos de 6 meses e que são amamentados com leite materno ou utilizam fórmulas infantis não necessitam ingerir água, ou suco, ou chá. No entanto, quando a criança começa a receber outros alimentos aí também a água deve começar a ser oferecida.

O bebe de 2 meses e que toma leite materno e fórmula láctea, não precisa de água suplementar. Isso não quer dizer que é proibido tomar água, mas sim que o leite já fornece a quantidade de água necessária para o bebe. Não há necessidade de oferecer a água para o bebê de 2 meses.

Não se deve dar água a bebês com menos de 6 meses. Bebês maiores podem precisar de água em certas situações, como no calor, por exemplo. Pergunte a(o) seu/sua médico(a) se tiver dúvidas. P: Devo colocar mais algum produto na mamadeira além de leite materno ou fórmula?

Sinais Desidratação nos Bebés:

  1. Mucosa labial seca;
  2. Língua esbranquiçada;
  3. Olheiras;
  4. Fontanela deprimida;
  5. Diminuição da quantidade de urina;
  6. Sonolência aumentada (fora do horário habitual das sestas).

Aptamil Confort 1 é especialmente desenhado para ajudar no alívio da obstipação e das cólicas dos bebés. Aptamil Confort 1 contém proteínas hidrolisadas e um teor de lactose inferior, quando comparado com a fórmula para lactentes regular.

700 ml

Água para o bebê: até aos 6 meses de idade
A necessidade média diária de água para o bebê saudável, até aos 6 meses de idade, é de cerca de 700 ml. Como já mencionado, essa quantidade é completamente obtida através do leite materno, caso seja essa a única fonte de alimentação.

Para o bebê saudável, nascido a termo, você pode usar a água previamente fervida que foi resfriada em temperatura ambiente para preparar a fórmula infantil em pó e alimentá-lo de imediato. Ela pode ser mantida no refrigerador durante 24 horas.

As crianças menores de seis meses não devem tomar água nunca ,segundo o Centro Infantil Johns Hopkins, em Baltimore. Consumir muita água pode por a vida deles em risco de uma infecção potencialmente mortal conhecido como intoxicação por água. Nesta idade só existe um alimento necessário, o leite materno.

Existem muitos riscos para um bebê quando o mesmo não recebe o leite materno e passa a tomar fórmula que, apesar de mais segura que leites comuns, pode ser causa de infecções intestinais e alergias variadas (de intestino, pele, pulmão, nariz, etc.).

Quando a formula infantil é receitada para resolver problemas de sono, pode dar a impressão de funcionar no inicio já que o bebê, após mamar, fica “estufado” e acaba dormindo, já que toda sua energia é dirigida à digestão do leite artificia em seu organismo ainda em desenvolvimento.

Sim, é perfeitamente seguro suplementar a dieta de um bebê amamentado com fórmula. Algumas mães decidem suplementar com fórmula quando voltam ao trabalho. Elas podem ter problemas para bombear regularmente, mas não querem desistir inteiramente da amamentação.

Bom, a melhor forma é oferecer o único alimento que é feito especialmente para ele. Isto é, o leite materno, que é digerido mais facilmente. Como resultado, as chances do neném ter cólicas é menor do que se ele ingerisse fórmulas infantis ou leite de vaca.

O bebê pode tomar entre 3 e 5 mamadeiras por dia, o que equivale a 227 ml de leite cada vez que se alimentar. Se ele já consumir outros tipos de alimento, você pode deixar passar mais tempo entre as refeições para dar a mamadeira.

Uma coisa é misturar o leite de fórmula preparada em qualquer de seus formatos ao leite materno, e outra muito diferente é acrescentar o leite em pó ao leite materno. Ainda que seja melhor dar primeiro um leite e logo outro, pode ser que seja mais prático misturá-los.