Precisa colocar o dígito da conta para fazer transferência?

Perguntado por: earaujo . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

Ao realizar qualquer depósito ou transferência, tanto para conta corrente como para poupança, você deve sempre informar o dígito da conta junto ao número da mesma. Como explicado neste artigo, ele tem papel fundamental de manter a segurança da transação e evitar problemas com fraudes.

Sua função principal é garantir a validade e integridade de um número, protegendo-o de erros de digitação na hora de realizar uma transferência bancária, pagamento de boleto, cadastro etc. Ele é realmente importante para garantir que o número da conta realmente existe.

O dígito não é necessário! Muitas vezes a culpa por esse erro é dos próprios bancos que informam o número da agência sem os quatro dígitos utilizados no padrão das transferências.

Na parte frontal do cartão logo após o número da conta tem um hífen seguido de um número - esse número e o dígito da conta.

Nem sempre, entretanto, ao preencher os dados da conta para uma transação bancária, há um campo em que caibam os dois algarismos do código. Nesse caso, o primeiro é acrescentado ao número da conta e apenas o último é considerado como dígito. A conta 123456-78, por exemplo, ficaria 1234567-8.

O dígito da conta é uma ferramenta que as instituições bancárias utilizam para aumentar a segurança das transações, como transferências e depósitos. É possível encontrá-lo no seu cartão físico ou no aplicativo ou internet banking. Ele fica no fim do número da conta, separado por um hífen (-) ou espaço.

Os quatro primeiros algarismos são os da agência, seguido pelo seu dígito verificador após o hífen (que não deve ser informado). Em seguida aparece o número da conta bancária com o respectivo dígito verificador.

Quando você repassa seus dados bancários para criminosos, você corre risco de ter seu nome negativado, o famoso nome sujo. Isso porque, terceiros podem solicitar empréstimos, cartões de crédito, cheques e financiamentos que nunca serão pagos.

O dígito da agência é um mecanismo de autenticação usado para verificar a autenticidade e validade da conta bancária, confirmando que a agência realmente existe. A principal função do dígito da agência é proteger contra fraudes e evitar erros na hora de fazer diversas operações bancárias.

Dígito da agência Caixa Econômica: encontre-o já.
Repare que há uma indicação explicativa de todos os números. O dígito da agência é o que aparece logo após o traço. Nesse caso, o número zero, ilustrado na imagem a seguir. Vale destacar que ele tem a mesma função que os dígitos das outras instituições financeiras.

O dígito da agência é o que aparece logo após o traço.

Pra usar o Aplicativo Bradesco e o Internet Banking, além da senha de 4 números e a Chave de Segurança, você precisa digitar os números da sua agência e conta, que funciona como se fosse um usuário, pra identificar que seu acesso é único e seguro.

Nas declarações anteriores a 2019, preencha o campo com o código da operação (3 dígitos) e o número da conta (8 dígitos) numa só linha (exemplo: 00100012345). Se o número da conta não possuir 8 dígitos, inclua zeros entre o código da operação e a conta.

Por fim, o número da conta Caixa (poupança ou cidadão) é representado pela sequência de 8 dígitos finais, seguido por um dígito verificador.

Como localizar o número da conta bancária
Geralmente, o número da conta vem na frente ou no verso do seu cartão. Ele é bem sinalizado e, no caso de agência e conta, ainda podem contar com o famoso “dígito da conta” ou “dígito verificador”.