Precisa cobrir a gaiola do periquito à noite?

Perguntado por: odinis . Última atualização: 3 de junho de 2023
4.5 / 5 8 votos

Depende do seu animal! Não force uma situação para não causar estresse.

As capas protetoras são ótimas opções para cobrir a gaiola das aves no inverno se não for possível mudar o ambiente, principalmente se forem viveiros grandes. E como aquecedor, você pode usar lâmpadas de cerâmica, fonte de calor que não retira a umidade do ar.

Uma das alternativas mais rentáveis para proteger uma ave do frio é cobrir a gaiola com capas protetoras – mas ainda assim é preciso ter cuidado com o ambiente e se certificar de que são adequadas para essa função.

Os itens essenciais do viveiro são: comedouro, bebedouro e um local para dormir. Por isso, a gaiola para periquito-australiano também deve ter um ninho para o pássaro dormir e colocar ovos com tranquilidade e segurança.

Podemos observar, também, que quando o pássaro está com frio, ele se mantém em pé somente em uma perna, mantendo a outra elevada e próxima ao corpo para se aquecer. Além disso, vira o pescoço, encostando o bico nas costas ou pode até se “aninhar”.

Tente ver sempre observar esta posição quando o ouvir a emitir qualquer um dos sons. – O seu periquito está sentado e com as penas inchadas: Se o encontrar assim não tem nada com que se preocupar, o seu periquito está feliz e tranquilo. – O seu periquito penteia as penas: Este é o melhor gesto que pode fazer.

Então, ele pode ser mantido livremente em casa, assim como os canários e as calopsitas. Esse é um pássaro de fácil adaptação, com personalidade dócil e amigável.

Hora de dormir
Eles também gostam que cubram a gaiola quando vão dormir, algo que deve ser feito com um pano fino. Caso contrário, o periquito pode sufocar.

Utilize forro com jornal
Para evitar estresse no animal, uma dica importante é forrar o fundo da gaiola de pássaro com jornais, e diariamente trocar essa cobertura para eliminar os excrementos. Isso é útil, pois é uma forma de limpeza da gaiola sem ter que remover o pássaro ao manusear.

- EVITE colocar a mão dentro da gaiola.
Como a sua ave está muito assustada, colocar a mão dentro da gaiola, seja para tentar brincar, acariciar, pegar, NÃO É UMA BOA IDEIA, só vai deixar ela mais assustada ainda. Seja paciente e aguente essa vontade de brincar e de interagir diretamente com seu pássaro.

Com a gaiola coberta, a ave ficará mais calma, relaxada e longe da luz. A técnica também é recomendada para os dias mais frios, para proteger o pássaro do frio.

3- Garrafa de água morna ajuda a proteger o passarinho no frio. Uma boa forma de ajudar um passarinho no frio é encher uma garrafa de água morna e colocá-la dentro da gaiola. Dessa forma, o calor da garrafa aumentará a temperatura e, assim, protegerá a ave.

Como deve ser a gaiola de um periquito? Para que estejam cómodos e para conseguir criar-los em condições adequadas, é necessário que a gaiola tenha a maior altura,, comprimento e largura possíveis, no minimo 60 cm x 40 cm x 40 cm, para que possam voar e brincar dentro da mesma.

Além disso, os periquitos precisam de ser alimentados diariamente e devem ter sempre água limpa disponível. A gaiola deve ser limpa regularmente, o que incluiu trocar a areia. Com os cuidados essenciais, os periquitos vivem à vontade 15 anos.

Aliás, o bichinho adora se exercitar e voar quilômetros. Na natureza, a alimentação do periquito-australiano tende a ser mais calórica. Já em cativeiro, por mais que o viveiro seja grande, não é o suficiente para ele queimar calorias. Desse modo, é preciso cautela e equilíbrio na alimentação.

Finalmente, pelas 6h, acordam os pássaros comedores de sementes: tentilhões, pintassilgos e pardais.

O banho deve ser introduzido cerca de três a quatro semanas antes da realização do evento. Este deve ser feito com borrifador e água limpa diariamente. A água pode ser fria ou morna. Na última semana antes do evento, deve-se diminuir a quantidade de banhos, podendo ser em dias alternados.