Precisa aquecer o leite materno?

Perguntado por: dcorte5 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

O leite não deve ser fervido e nem aquecido em micro-ondas, pois esse tipo de aquecimento pode destruir os fatores de proteção. Uma boa dica para verificar a temperatura correta é pingar algumas gotas na parte interna do pulso. O leite deve estar em torno de 40º, levemente acima da temperatura corporal humana.

O leite materno pode ser guardado na geladeira por até 12 horas, segundo o padrão da Rede de Bancos de Leite Humano . Se for passar desse período, melhor congelá-lo. Usar sempre a prateleira de cima da geladeira, que é mais fria, e nunca guarde na porta da geladeira, pois a temperatura ali é extrematente variável!

Como aquecer o seu leite materno conservado
Para aquecer o seu leite, coloque o frasco ou saco de leite materno num copo, num jarro, ou numa taça com água morna durante alguns minutos até estar à temperatura corporal (37 °C ou 99 °F). Em alternativa, utilize um aquecedor de biberões.

O leite materno pode ser armazenado: Em temperatura ambiente por até 4 horas. Na geladeira por até 3 dias. No congelador por até 3 meses.

Se você precisar transportar os recipientes com leite materno, é preciso utilizar uma sacola térmica com gelo. Coloque os recipientes com o leite congelado dentro da sacola térmica, despeje cubos de gelo e renove-os a cada 24 horas (caso sua viagem seja mais longa que isso).

No recipiente utilizado para alimentar o bebê (que esteja em temperatura ambiente), o leite materno pode ficar por, no máximo, 2 horas. Este é o período seguro para evitar que micróbios tomem conta do alimento e prejudiquem o bebê.

Coloque o leite na água quente.
Você pode aquecer o leite materno de um estado congelado ou refrigerado usando esse método. Se você está aquecendo de um estado refrigerado, deve levar somente alguns minutos.

Leite materno pode ser armazenado no freezer por até três meses, desde que ele seja mantido em mamadeiras esterilizadas com um anel de rosca esterilizado e disco de vedação ou copo de armazenamento esterilizado. Coloque uma etiqueta na mamadeira com a data e a hora da extração e use o leite mais antigo primeiro.

É preciso desinfetar as peças do extrator pelo menos uma vez por dia, depois de lavá-las. Isso também deve ser feito se o extrator de leite for novo ou não tiver sido usado durante algum tempo. Desinfecção significa que o equipamento ficou livre de germes e bactérias após a limpeza.

Pode juntar leite de várias sessões de recolha (no máximo até 48h), tendo em atenção: · Aproximar as temperaturas do leite antes de juntá-lo no frigorífico; · Rotular com o dia/mês/ano e hora, da 1ª recolha; · Logo que tiver a quantidade pretendida congele.

Logo que possível, bombear 8-10 vezes a cada 24 horas. Isso é quantas vezes a cada dia seu bebê normalmente se alimentaria do seio. Na maioria dos casos, quanto mais vezes você bombear, mais leite produz.

Na sua primeira sessão de extração, extraia durante pelos menos 15 minutos. Não se preocupe se não extrair muito leite no início. Em pouco tempo, a extração regular vai estimular os seus seios a produzirem mais leite. Algumas mães acham que a extração uma hora depois de uma sessão de alimentação produz mais leite.

3O bebê chega ao 1° mês de vida mamando cerca de 90 a 120 ml de leite por mamada. A média de consumo diário pode chegar a 750 ml de leite. 4A partir do segundo mês, a quantidade de leite em cada mamada passa a ser em média de 120 ml a 180 ml.

Banho-maria: é o método mais tradicional de todos. Consiste em colocar o leite no biberão e colocá-lo numa panela de água quente, sem ferver, até que o leite tenha aquecido. Tenha cuidado para não deixar ferver ou perderá qualidade.

Posso misturar leite materno e fórmula em uma mamadeira? Os consultores da amamentação dizem que é melhor não misturar o leite materno com a fórmula, porque você pode acabar desperdiçando o suado leite materno se o bebê não terminar a mamadeira.