Precisa apertar muito o parafuso da roda?

Perguntado por: uportela . Última atualização: 19 de maio de 2023
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Lembre-se que cada parafuso foi calculado para sofrer determinado torque, previamente calculado por um engenheiro, e que esse torque é suficiente para deixar o parafuso preso sem danificá-lo, portanto você não precisa forçar o aperto até o máximo possível.

O superaquecimento das rodas pode levar às calotas a se desprenderem. Geralmente essas calotas não são as originais e acabam tendo leves deformações com o calor, fazendo com que o encaixe afrouxe. No buraco seguinte as calotas pulas da roda.

no vídeo de hoje falar a respeito das rodas automotivas bom sabia que existe carro que só usa três parafusos na roda normalmente os carros convencionais usam quatro parafusos mas existe carros que usam 5 e dependendo até seis dependendo.

Os métodos comuns de anti-afrouxamento do parafuso incluem: travamento por fricção, travamento mecânico e travamento permanente. O travamento por fricção inclui arruelas de pressão, porcas autotravantes e porcas duplas.

Quanto maior o parafuso, mais torque é necessário para atingir a força de aperto necessária.

Normalmente o torque é medido em Nm (Newtons x metro) ou Kgfm (quilograma x força x metro). Para calcular, basta multiplicar a força aplicada pela distância entre o local de aplicação de força e o centro da rotação.

Este torque faz com que o parafuso “estique” dentro da faixa da deformação elástica, por isto é fundamental o controle da carga submetida no aperto, pois excedendo a tensão elástica, o parafuso deforma plasticamente e perde suas propriedades mecânicas de tensão por tração.

Os parafusos que recebem torque excessivo podem ficar danificados ou quebrados, especialmente ao bater em obstáculos na estrada. Essa condição pode levar à quebra da roda, representando um sério risco para a segurança do veículo e de seus motoristas.

Por isso é muito importante identificar e prevenir toda e qualquer falha em rolamentos. As causas mais comuns desses problemas estão relacionadas a lubrificação, contaminação, excesso de carga e uso incorreto.

100 mil km

A durabilidade do rolamento está atrelada ao tipo de uso do automóvel, rolamentos de roda duram em média 100 mil km em estradas e ruas com boas condições, vai depender muito das condições que o veículo trafega. É recomendada uma inspeção em caso de uso severo a cada 15 mil km rodados.

A classe de resistência do material que o parafuso é feito vem estampado na sua cabeça na forma de um código de dois números no formato XX. Y. Por exemplo, 5.8, 8.8 ou 12.9. Saber conhecer esse código é importante por dar uma boa ideia da resistência do parafuso e para determinar o torque de aperto máximo.

A princípio, um barulho sacudindo dentro de uma roda em baixa velocidade significa que alguma peça está solta dentro da tampa. Apesar de parecer um problema simples, é recomendado levar o veículo até uma oficina o quanto antes para garantir mais segurança.

Uma dica é escolher um parafuso com comprimento três vezes maior que a espessura da primeira peça. Já o diâmetro do parafuso deve ser pensado de acordo com o material que será furado. Para madeiras com 12 ou 15 mm, por exemplo, a dica é usar um parafuso com diâmetro de 3.5 mm.

8 a 12 kgf·m

O aperto de qualquer parafuso ou porca deve obedecer ao torque de aperto correto. O das rodas geralmente vai de 8 a 12 kgf·m.

O torque é gerado toda vez que você aplica força usando uma chave de boca. Um bom exemplo é o aperto de porcas das rodas de seu carro, você usa uma chave de roda, aplica determinada força para manejá-la e essa força cria um torque sobre o eixo da porca, que tende a girar este eixo.

121 a 150kg

A Bucha 10mm é ideal para aplicações em Alvenaria, suporta até 121 a 150kg acompanha Parafuso de Aço.

A arruela de pressão funciona, também, como elemento de trava, evitando o afrouxamento do parafuso e da porca. É, ainda, muito empregada em equipamentos que sofrem variação de temperatura (automóveis, prensas etc.).

Parafuso espanado é quando um parafuso teve sua cabeça e fenda danificada. Muita das vezes por conta de aplicações incorretas ou por uso excessivo. Sabemos que um parafuso espanado é uma grande dor de cabeça, e quando acontece, parece impossível retira-lo.

Para apertar um Parafuso Sextavado pode ser necessário uma chave específica, que está ajustada à ranhura hexagonal da cabeça do Parafuso Sextavado, apesar de ser um produto acessível, o padrão de qualidade deve ser mantido em um nível alto.

Você já sabe que os números gravados geralmente na superfície superior da cabeça do parafuso indicam sua resistência (ex.: 8.8). Quanto mais alto o número gravado, maior é a resistência do produto.