Precisa acordar para pingar colírio?

Perguntado por: oornelas . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Precisa acordar para pingar colírio? Acordar no meio da noite para pingar o colírio não é necessário, ao menos que o seu oftalmologista prescreva essa orientação.

Deve ser utilizado preferencialmente antes de dormir [1,5,10]. Colírios sem conservantes são usualmente recomendados para pacientes com olho seco moderado a severo, que necessitam usar lubrificante com maior frequência, ou pacientes que usam múltiplos colírios [11].

Deite a criança de forma confortável. Peça pra fechar os olhos. Conte até 3 e pingue uma gota no canto interno ( não se preocupe se cair mais de uma gota, no olho só cabe uma gota mesmo...) Peça pra piscar antes de se levantar.

8 horas

O efeito dos colírios pode demorar até 8 horas para passar completamente e pode dar um pouco de sonolência principalmente em crianças menores. Por isso, ideal é não marcar compromissos importantes para o mesmo dia do exame.

Como sugestão, você deve programar um horário para pingar os colírios associado a sua rotina normal, como quando acorda, quando escova os dentes, no horário das refeições ou antes de ir dormir.

Afaste a pálpebra inferior, assim conseguirá visualizar melhor a área na qual a gota cairá. Não encoste o bico dosador no olho. Após a instilação da gota, feche os olhos suavemente por alguns instantes pressionando levemente o canto nasal do olho.

Apesar dos colírios apresentarem a maior parte dos efeitos apenas nos olhos, uma parte é absorvida e cai na corrente sanguínea, levando aos efeitos sistêmicos e, dependendo do tipo de medicação, podem causar alterações no ritmo cardíaco e pressão arterial, cansaço, boca seca, sonolência, entre outros.

Os colírios devem ser guardados em local protegido do calor, da umidade e da luz solar. A maioria dos medicamentos não deve ser congelada, mas há exceções. Colírios sem preservantes (conservantes) devem ser guardados na geladeira, assim como alguns tipos de medicamentos.

O oftalmologista aponta que alguns colírios não devem ser usados durante a gravidez, especialmente, nos primeiros meses. Embora não haja restrições em relação à idade, sempre que possível é importante consultar um especialista. “Cuide dos seus olhos, não acredite que estão bem sem examiná-los.

Escolha uma máscara de tecido suave e hipoalergênico como cetim ou 100% algodão. garanta que a máscara cobre toda a área dos olhos e se encaixa no seu rosto. Máscaras 3D, são ocas por dentro e permitem piscar melhor. Garanta que o fecho é anatômico e não vai incomodar sua cabeça durante a noite.

Quantas vezes usar colírio lubrificante? Os colírios lubrificantes podem ser usados todos os dias, mas muitos oftalmologistas recomendam não usar colírios com conservantes mais de quatro vezes ao dia. Os colírios sem conservantes têm menos aditivos.

Alguns colírios realmente ardem um pouco e outros podem causar esta sensação pelo olho estar irritado ou ressecado, mas nestes casos o uso do colírio vai ajudar o paciente. Converse com teu médico sobre esta sensação e ele vai te explicar melhor se há motivo de preocupação.

O ideal é pingar a gota e ficar com o olho fechado sem apertar por uns 10 ou 15 segundos, e só secar se escorrer pelo rosto. Outra dúvida comum é no caso do paciente usar mais de um colírio. Neste caso deve esperar uns 10 ou 15 minutos entre um remédio e o outro.

O que é? Inflamação da Conjuntiva causada por Bactéria e com quadro desconfortável geralmente bilateral. Inicia-se com edema + Secreção purulenta + sensação de areia e muita vermelhidão nos olhos.

Por isso, um dos problemas de usar o celular no escuro está justamente nisso, afinal, ao se dilatar, a pupila fica mais suscetível à iluminação da tela, o que pode prejudicar a saúde da sua retina.

A quantidade de líquido que cabe na superfície ocular é de apenas meia gota. "Uma gota dá e sobra", afirma o médico.

Assim, nessas circunstâncias, devem ser usados colírios lubrificantes pelo menos a cada meia hora, mas somente segundo prescrição médica.

O frasco de colírio antibiótico de aspecto leitoso deve ser agitado antes de pingar porque as composições mais densas ficam no fundo do recipiente. Em todo caso, é importante ler as instruções na bula e seguir as orientações do médico. Lembre-se de que, ao pingar o colírio, o mais indicado é não apertar os olhos.

O uso indiscriminado de colírios pode prejudicar a saúde dos olhos e comprometer a visão, já que há colírios com medicamentos que, se utilizados em excesso e de forma prolongada, podem causar problemas graves, como glaucoma.

Use apenas 01 gota em cada olho, visto que essa é a capacidade máxima de absorção do olho por vez — não adianta pingar mais, pois o restante vai escorrer. Em caso de esquecimento, pode-se aplicar o colírio até algumas horas depois. No entanto, cuidado para que situações assim não se tornem um hábito.