Porque Zé Pilintra usa bengala?

Perguntado por: rsouza . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

Também existem casos de que seu Zé, ou a malandragem, fazendo uso da bengala, em tempos mais antigos, como arma de defesa, pois a mesma era preparada com um Punhal dentro, ela rapidamente se transformava numa arma de ataque, surpreendo o inimigo, e assim auxiliando numa luta.

Zé Pelintra se divide em dois malandros, o ritualístico que faz uso de bebidas, brinca com as mulheres, porém, busca trabalhar espiritualmente. E o malandro negro capoeirista que relembra a exclusão de personagens humildes.

O que o Zé Pilintra faz na vida da pessoa
Quando aparece no terreiro, ajuda na eliminação de energias negativas. Assim, auxilia na purificação da alma de todos os necessitados e também os ajuda a entenderem quais são os melhores caminhos que eles devem seguir – isso relacionado a qualquer tipo de assunto!

Entre as muitas histórias que contam a vida de Seu Zé Pilintra, uma fala sobre um tal José Gomes da Silva, que teria nascido no interior de Pernambuco.

Encorporou um espírito identificado como Zé Pilintra, José Gomes da Silva foi um homem muito sofrido. A relatos que ele, era da vida errada e quando vivo, se livrou muitas vezes da morte.

Maria Navalha

Se tinha uma mulher que Zé pilintra amava essa mulher sem dúvidas era Maria Navalha. A mulher era tão boa na lábia quanto o homem, enquanto Zé pensava em bater com as pernas no botequim Maria já estava lá sentada a sua espera.

Zé Pilintra malandro
Nessa faceta, o Zé Pilintra tem como padrinhos São Jorge, padroeiro do Rio de Janeiro, e Nossa Senhora dos navegantes.

A Pombo-gira mas velha que existe, não é uma Pomba Gira da encruzilha, mas sim do cemitério , ela é do cruzeiro das almas da calunga, não usa preto e vermelho . Apresenta-se vestida de preto e amarelo , preto e roxo ou branco e coral . Em seu ponto riscado, prevalecem indicativos deste habitat onde atua.

Orixá Exu

Em muitos casos, Zé Pelintra, por ser da rua, é associado ao Orixá Exu. Exu é o dono da rua, das encruzilhadas.

Para a oferenda ao querido Zé Pelintra, vamos precisar de:
1 cigarro de filtro vermelho ou 1 incenso de rosa vermelha.

José ou Seu Zé morreu em 1920 e está sepultado na cidade de Alhandra no Estado da Paraíba. As suas façanhas, o gosto pela vida noturna e o costume de estar sempre ao lado dos pobres e desvalidos, fizeram dele também uma entidade venerada em algumas religiões. Portanto meus amigos, o Zé Pelintra, não é um mito.

7 de julho

Para homenageá-lo, a Câmara do Rio aprovou a Lei nº 7.549/2022, que cria o Dia do Zé Pelintra, que deverá ser comemorada na cidade do Rio todo dia 7 de julho. A lei foi promulgada nesta terça-feira (20) pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Carlo Caiado, e é de autoria dos vereadores Átila A.

Barroca Zona Sul apresenta samba-enredo de 2022 - 28/11/2021
Escola da Zona Sul homenageia a entidade religiosa Zé Pilintra.

De acordo com Pai David Dias, ser filho de Zé Pelintra é algo mágico. Ele explica que tem pessoas que já nascem com uma ligação à essa entidade, pois, em sua ancestralidade, seus pais e/ou avós, já desenvolviam um trabalho nessa força.

Quem se diz filho de Zé Pelintra é uma forma de expressar que tem uma devoção e identificação muito forte com essa entidade. É comum também alguns umbandistas se dizerem filhos dessa entidade porque é ela quem rege a sua mediunidade, daí criam um laço afetivo e espiritual intenso.

Por ser muito invejado pelas suas façanhas e truques, José acabou por ser assassinado à faca, pelas costas.

Maria luziara o verdadeiro e único amor de Zé Pilintra. Conheça essa história, por ela seu Zé Pilintra, arriscou sua vida e foi perseguido pela polícia seu Zé! Como sabemos foi um homem de muitas mulheres, boêmio e mulherengo mais isso ia mudar.