Porque Zé Leoncio vira o Velho do Rio?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 3 votos

Em "Pantanal", José Leôncio (Marcos Palmeira) será vítima de um infarto. O empresário, que já começou a dar sinais de que sua saúde está debilitada, morrerá na reta final do folhetim adaptado por Bruno Luperi. O pecuarista, inclusive, assumirá o posto do Velho do Rio (Osmar Prado) como protetor do bioma.

O poderoso falece após um ataque cardíaco durante a noite, sozinho na sala de sua casa. É nesse momento que ele olha para o quadro e vê pela primeira vez o Velho do Rio (Osmar Prado) na foto. Depois, Filó encontra o marido morto e fica desesperada. Os filhos e amigos chegam, mas é tarde demais.

Ao longo da trama, o fazendeiro tentou por diversas vezes localizar o rosto do encantado, figura que remeteria a seu pai, Joventino (Irandhir Santos). No entanto, bastava olhar para o quadro feito por Jove (Jesuita Barbosa), que José Leôncio via apenas uma luz.

A verdade vem à tona no momento em que Tadeu e Zefa (Paula Barbosa) vive um romance atribulado depois que a empregada vai embora, já que o rapaz se nega a casar com ela, após levar a moça para a cama. Mas ele acaba apoiando a amada quando ela conta ter sido vítima de assédio de outro homem.

Os mistérios do personagem Velho do Rio, interpretado por Osmar Prado em Pantanal, terão desdobramentos nos capítulos da novela nesta semana. Após ser baleado com um tiro de espingarda por Muda (Bella Campos), ele foi salvo por Trindade (Gabriel Sater), um peão capaz de invocar o próprio diabo com sua viola.

Definitivamente, Tadeu (José Loreto) não é filho biológico de José Leôncio (Marcos Palmeira). A revelação acontece na reta final de Pantanal, por meio de uma pessoa inesperada.

O Velho do Rio (Osmar Prado) vai fazer a cobra subir --em uma canoa-- para deixar até José Leôncio (Marcos Palmeira) de perna bamba em Pantanal. Debilitado por conta de uma bala, ele se transformará em uma sucuri e se esconderá em uma embarcação no meio do curso d'água.

No último capítulo da novela "Pantanal", nesta sexta-feira (7), Filó (Dira Paes) vai herdar uma "herança maldita" de José Leôncio (Marcos Palmeira) após a morte do marido, com quem se casa em cerimônia tripla.

O rapaz será assassinado por Solano (Rafael Sieg), um pistoleiro contratado pelo vilão para matar José Lucas (Irandhir Santos).

De acordo com o amigo de Juma, o velho Joventino foi picado por uma cobra e morreu. Logo em seguida, seu corpo desapareceu enquanto que sua alma reencarnou na entidade responsável por proteger a natureza.

O fazendeiro tem um final trágico após o casamento com Filó (Dira Paes). Após sentir alguns sintomas estranhos, ele se recusou a fazer todos os exames. Com isso, sua doença acabou se agravando, a ponto de levá-lo a um infarto. O poderoso falece após um ataque cardíaco durante a noite, sozinho na sala de sua casa.

O que acontece com o Velho do Rio em Pantanal? A entidade tem o seu merecido descanso e 'morre' no último capítulo da novela. Morte, na verdade, é uma força de expressão. O personagem de Osmar Prado simplesmente deixa de existir e dá a entender que voltou para o além.

Ele chora de emoção e nem perceber que já partiu desta para uma melhor. Na versão de 1990, eles seguem o caminho juntos, lado a lado. No remake, o Velho do Rio morrerá e dará lugar a Zé Leôncio, que assumirá seu posto. No final, o recém-falecido aparece de mãos dadas com a filha de Juma e o filho de Irma.

Juma (Alanis Guillen) vai revelar um segredo íntimo de Muda (Bella Campos) na reta final de Pantanal. A mulher-onça descobrirá que a amiga está grávida só de olhar para seu corpo e a deixará constrangida.

O velho conta que Tadeu não é filho de sangue de Leôncio, mas filho do amor, já que foi criado por ele desde pequeno. Além disso, o chama de neto e o convence a voltar, perdoar a mãe e se tornar outra pessoa. Surpreso, o peão segue o conselho do sábio. Ao final, Filó não revela quem é o pai de Tadeu.

A conclusão da entidade é de que o rapaz não é filho de José Leôncio (Marcos Palmeira), ao contrário do que a mãe do peão contou quando o casal ainda era jovem.

Jove questiona o avô se Zé Leôncio o viu e a entidade responde que não sabe: “Não sei. Eu não saí daqui, saí?”, diz o encantado. Por ser a reencarnação de seu pai, Joventino (Irandhir dos Santos), José Leôncio não consegue ver a imagem do Velho do Rio, o que sõ vai acontecer no final da novela.