Porque Zé Leoncio não vê o pai?

Perguntado por: aresende . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 16 votos

Por ser a reencarnação de seu pai, Joventino (Irandhir dos Santos), José Leôncio não consegue ver a imagem do Velho do Rio, o que sõ vai acontecer no final da novela.

É agora que ele tem uma visão com o pai que assumiu o corpo do Velho do Rio. Esse reencontro foi emocionante. Na beira do rio, o Velho vai contar ao filho o motivo de nunca ter aparecido para o filho: "Porque você nunca acreditou".

O Velho do Rio, vale lembrar, é mesmo um ser sobrenatural. Antes de se transformar no guardião místico do bioma, Joventino (Irandhir Santos) realmente morreu na primeira fase do remake de Bruno Luperi. Após se embrenhar na mata, ele foi picado por uma cobra e bateu as botas.

Após se casar com Filó (Dira Paes), o fazendeiro acaba sofrendo um infarto. Ele morre sozinho, sentado na sala de sua casa, durante a noite.

Mas, dias depois, José Leôncio tem uma espécie de infarto e falece na sala de casa. Filó é a primeira a encontrar o marido morto.

Impossível não ter se emocionado com o final de “Pantanal”, novela das 9 que teve seu último capítulo exibido nesta sexta, dia 7/10. O tão aguardado reencontro de José Leôncio (Marcos Palmeira) com seu pai, o Velho do Rio (Osmar Prado), aconteceu nos minutos finais da novela e foi uma sequência de arrancar lágrimas.

José Leôncio morreu logo após conseguir ver o Velho do Rio no retrato feito por Jove (Jesuíta Barbosa). O peão morreu sorrindo de felicidade por finalmente ter visto o pai desaparecido na imagem. Ao acordar, Filó, que estava usando uma camisola branca, percebe o marido deitado no sofá e repara que ele não respira mais.

De acordo com o amigo de Juma, o velho Joventino foi picado por uma cobra e morreu. Logo em seguida, seu corpo desapareceu enquanto que sua alma reencarnou na entidade responsável por proteger a natureza. O pecuarista questiona o porquê de o pai nunca ter aparecido para ele durante todos esses anos.

José Leôncio (Marcos Palmeira) vai morrer e assumir o posto de Velho do Rio em Pantanal. O "rei do gado" da novela das nove da Globo encarnará a entidade interpretada por Osmar Prado após reencontrar o pai pela primeira vez depois de sua morte.

Nenhum filho de Zé Leôncio morre em Pantanal. Apesar de passarem por perigos ao longo da trama, os três chegam com vida ao final da novela. Quem na verdade se despede do mundo dos vivos antes do desfecho do folhetim é o próprio Zé Leôncio, que sofre um infarto fulminante no último capítulo da trama.

Quem é o verdadeiro pai de Tadeu (José Loreto)? Filó (Dira Paes) deixou claro para José Leôncio (Marcos Palmeira) que ele é o pai biológico do rapaz no fim da primeira fase de Pantanal.

José Leôncio sempre soube
Na verdade, o protagonista sempre soube da verdade. Mesmo com a revelação de Filó no final da novela, ele não se surpreende. José Leôncio afirma que considera Tadeu (José Loreto) seu filho desde que ele chegou à fazenda. Não importa se é ou não de sangue.

Lembrando que o parto de Tadeu foi feito pelo próprio José Leôncio, ali na fazenda mesmo. Além disso, os peões mais íntimos, como os finados Quim (Chico Teixeira) e Tião (Fábio Neppo), sempre disseram que Tadeuzinho era a cara de José Leôncio.

Era um homem comum, Joventino Leôncio, que se embrenha na mata (na versão de 1990, ele cai do cavalo) e depois é picado no pescoço, por uma cobra. Após o acontecimento ele se transforma em uma entidade sobrenatural: o Velho do Rio.

O Velho do Rio (Osmar Prado) vai fazer a cobra subir --em uma canoa-- para deixar até José Leôncio (Marcos Palmeira) de perna bamba em Pantanal. Debilitado por conta de uma bala, ele se transformará em uma sucuri e se esconderá em uma embarcação no meio do curso d'água.

Até que enfim! Finalmente! No último capítulo de 'Pantanal", nesta sexta-feira (7/1), ocorreu a raia em que filhos de Zé Leôncio lutaram para conquistar a sela de prata que pertenceu ao avô.