Porque Y e vogal?

Perguntado por: rbittencourt3 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

Ela se basta. Seguindo essas regras, o Y é uma vogal, já que foi traduzido do alfabeto grego como I e mantém esse som nas palavras em que é usado, como em ioga. Quando aportuguesada, a palavra originalmente grafada com Y passa a ser grafada com I - como em iene, moeda japonesa.

O y tem suas origens no alfabeto fenício onde era representado pela letra waw. Ao chegar aos gregos recebeu o nome de upsilon, letra que representava o som da atual letra u.

O y é uma vogal que representa o som [i], também representado pela vogal i. Atua como vogal quando é a base da sílaba (derby), mas pode também atuar como uma semivogal (play) ou como o ditongo /ai/ (nylon).

O alfabeto português é composto por 26 letras, sendo o y (ípsilon) uma delas. Embora em número reduzido, existem palavras com y em português, podendo aparecer no início, no meio e no fim das palavras.

As consoantes do alfabeto são b, c, d, f, g, h, j, k, l, m, n, p, q, r, s, t, v, x, y, w, z. Ou seja, tudo que não for vogal, é uma consoante.

nome masculino
Letra que representa geralmente a vogal anterior fechada (ex.: lady), a semivogal palatal (ex.: gay) ou o ditongo oral (ex.: byte).

Por fim, a letra Y representa uma vogal, já que foi traduzida do alfabeto grego como 'i' e permanece com esse som nas palavras que é utilizada.

Vogal, Semivogal e Consoante são fonemas, os quais são unidades de som que distinguem as palavras. Enquanto as vogais saem livremente pela boca, o mesmo não acontece com as consoantes, que encontram obstáculos.

São cinco as vogais: a, e, i, o, u. As vogais são fonemas (sons) formados pela passagem de ar vinda dos pulmões, a qual passa livremente pela boca ou pelo nariz, fazendo vibrar as pregas vocais. As vogais são representadas graficamente pelas letras A, E, I, O e U.

História da Letra W A Letra W ao contrário das letras K e Y não fazia parte do alfabeto português antes da reforma ortográfica de 1911 estando apenas presente nas palavras estrangeiras, tendo sido aportuguesada e substituída pela Letra U nas palavras de origem inglesa ou pela Letra V nas palavras de origem alemã.

Vigésima terceira letra do alfabeto português, quando incluídos K, W e Y, empregue geralmente em palavras estrangeiras (ex.: waffle), em termos técnicos de uso internacional (ex.: watt), em abreviaturas e símbolos (ex.: W, símbolo de oeste) e em palavras derivadas eruditamente de nomes próprios estrangeiros (ex.: ...

No primeiro caso, produzimos a série das vogais anteriores (ou palatais): /é/, /ê/, /i/, / /, / /. No segundo caso, a das vogais posteriores (ou velares): /ó/, /ô/, /u/, /õ/, / /. E no terceiro, as vogais centrais: /a/, /ã/.

A letra W depende da pronúncia
Pode corresponder ao som de U, como em Willian, Wilson e show, sendo considerada uma vogal. Ou pode corresponder ao som de V, como em Wagner e Walter, sendo considerada uma consoante.

A consoante 'W' deve ser empregada de acordo com a pronúncia da língua original da palavra: como 'V', quando a etimologia da palavra for de origem alemã (Walquíria); como 'U', quando for de origem inglesa (web).

Dê exemplos de outras palavras com a letra ”Y”: Yakult, Yasmin, Yakisoba, Youtube, etc. Escreva as palavras na lousa dando destaque para a letra “Y”. Leve as crianças para um passeio no parque de areia ou providencie uma caixa de areia e peça para as crianças desenharem com o dedinho a letra “Y” na areia.

O “A” sempre vem primeiro. Depois talvez o “E”, e assim por diante. No Wordle e Termo, é bom começar chutando palavras que tenham letras comuns.

fenício

O primeiro alfabeto conhecido é o fenício, que deu origem a quase todos os outros. Nascimento: Entre os séculos XIII e XI a.C. Algumas línguas que o utilizam: fenício e diversas outras línguas da Antiguidade, da região onde ele foi inventado. Funcionamento: Consonantal.

Os gregos modificaram o alfabeto fenício, acrescentando as vogais e as variantes de sua língua. Outra mudança grega foi a direção da escrita.

Tem suas origens no alfabeto fenício, era a letra zain que significava arma e era representado pela figura de uma adaga. Na Grécia Antiga foi rebatizado passando a ser zeta e seu desenho não tinha nenhuma semelhança ao de um z , lembrava mais um i maiúsculo.