Porque você é terceira pessoa?

Perguntado por: adomingues . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

As chamadas pessoas do discurso se definem pelo seu posicionamento frente ao ato comunicativo, ou seja: primeira, representando aquela que fala (eu/nós); segunda, representando aquela com quem se fala (tu/vós/você, o senhor); e a terceira, demarcada por aquela de quem se fala (ele/eles/ela/elas).

O ponto de vista da terceira pessoa é usado para escrever seções de métodos e resultados.

Exemplos de pronomes de tratamento: você, senhor ou senhora, vossa senhoria, vossa excelência, vossa magnificência, vossa santidade, vossa reverendíssima, entre outros.

Falar consigo próprio na terceira pessoa, de forma silenciosa, enquanto atravessa momentos de grande stress, é uma forma eficaz de controlar as emoções, sem ser necessário recorrer a nenhum outro mecanismo de controlo emocional.

Falar sozinho na terceira pessoa, não, pois envolve menos as emoções. "Usar a terceira pessoa leva você a pensar sobre si próprio de maneira similar a que pensa sobre outros, e há provas disso no cérebro", diz um dos cientistas, Jason Moser, professor de psicologia da MSU, num comunicado da universidade.

c) A terceira pessoa verbal relaciona-se com a terceira pessoa do discurso, expressa pelos pronomes pessoais ele / ela (singular) e eles / elas (plural). Dessa forma, no discurso em terceira pessoa, o verbo possuirá desinências que concordem com a pessoa de quem se fala. Exemplo: Ele estuda muito.

Os pronomes pessoais aludem às pessoas que fazem parte do discurso. A primeira pessoa é a que fala de si própria, a segunda pessoa é a que é interpelada diretamente pela pessoa que fala e a terceira pessoa é a pessoa de quem se fala.

As pessoas verbais são: EU (1. ª pessoa do singular), TU (2. ª pessoa do singular), ELE/ELA (3. ª pessoa do singular), NÓS (1.
...

  1. AMO é a forma verbal da 1. ª pessoa do singular no presente do indicativo do verbo amar.
  2. COMO é a forma verbal da 1. ...
  3. PARTO é a forma verbal da 1.

Se vai descrever uma pessoa, indique, por exemplo: nome, sexo, idade, características físicas - cor dos olhos, cabelo e pele, estatura, como se veste? características psicológicas - temperamento e modo de falar.

Familiarize-se com a terceira pessoa.
A terceira pessoa inclui os pronomes ele, ela, eles e elas. Com essa perspectiva, o narrador tem liberdade para contar a história de um ponto de vista específico e, assim, descrever pensamentos e sentimentos do personagem.

O pronome “você” corresponde à segunda pessoa do discurso, mesmo que se relacione à terceira pessoa gramatical, tendo em vista a forma verbal que a ele é atribuída.

2. ª pessoa: Indica com quem se fala - tu e vós; 3. ª pessoa: Indica de quem se fala - ele e eles.

pronome Pessoa com quem se fala; pessoa para quem se dirige o discurso: este produto é para você ou para outra pessoa?[Gramática] Pronome de segunda pessoa do singular, usado com o verbo na terceira pessoa: você vai à festa amanhã?[Gramática] Pronome de segunda pessoa do singular, usado com o verbo na terceira pessoa: ...

Ou seja, a criança pode dizer “Você está com fome” ou “Ela está com fome” em vez de expressar na primeira pessoa como seria de se esperar (“Estou com fome”). Isso pode indicar que o pequeno tem dificuldade em reconhecer sua própria identidade e se diferenciar dos outros indivíduos.

Falar de si mesmo pode parecer fácil, mas no meu ponto de vista é uma das tarefas mais difíceis, pois falar de suas qualidades, defeitos, assumir erros, confessar medos e amores. É muito pessoal. Tão pessoal tão interior e secreto que ás vezes nem eu mesma sei.

O egocentrismo
Uma pessoa que fala muito de si mesma não estabeleceu um limite claro entre si e o seu entorno. A sua personalidade narcisista a impede de supor que ela não é o centro do universo. Em seu egocentrismo, acha normal que todas as conversas girem em torno dela ou dele.

Vários estudos apontaram para aquilo que teoricamente faz duas pessoas atraírem-se e para os factores que explicam o clique com uma pessoa e não com outra: ter o mesmo background e nível de educação, ter os mesmos valores sociais ou religiosos, o mesmo nível de inteligência e de capacidade de atracção física, as duas ...

Reduzindo seu tempo de fala. Fale somente o essencial. Pergunte-se se o que está prestes a dizer é realmente importante e procure se abster de comentar quando não tiver nada de construtivo para agregar à conversa. Quem escolhe as próprias palavras com critério costuma ter mais atenção das pessoas.

Primeira, segunda e terceira pessoa são as pessoas verbais (pessoas do discurso), e indicam a posição do sujeito em uma determinada comunicação.

Quando índice de indeterminação do sujeito, o "se" acompanha os verbos intransitivos, transitivos indiretos e de ligação, que obrigatoriamente são conjugados na terceira pessoa do singular. Exemplos: Precisa-se de governantes interessados em civilizar o país. Confia-se em teses absurdas.