Porque vivo angustiado?

Perguntado por: aaparicio . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

A angústia pode estar relacionada com o medo de algo que não consigo definir, meus pensamentos deixam minha mente angustiada e acabo precipitando eventos irracionais que me levam a pensar no perigo que pode surgir no futuro, então surge o vazio e fico paralisado(a), incomodado(a) e assustado(a).

Trazendo ou não outras doenças, viver angustiado e quase sempre chorando não é bom e isso por si só merece tratamento, até porque pode fazer parte de doenças físicas e/ou emocionais, as vezes, esses sintomas já fazem parte de algo maior, por isso, é preciso investigar.

Vejamos a passagem bíblica de Salmos 18.6, que traz um clamor escrito, exatamente, quando o salmista Davi abriu o coração diante de Deus: “Na angústia invoquei ao Senhor, e clamei ao meu Deus; desde o seu templo ouviu a minha voz, aos seus ouvidos chegou o meu clamor perante a sua face”.

Durante o tratamento da angústia, o antidepressivo tricíclico amitriptilina (Elavil) é o mais recomendado para ser utilizado como analgésico, principalmente por sua atuação sedativa contra a dor e aumento de atividade dos neurotransmissores norepinefrina e serotonina.

Os medicamentos mais eficazes contra depressão, de acordo com o estudo, são: agomelatina, amitriptilina, escitalopram, mirtazapina e paroxetina. Já os menos eficazes são: fluoxetina, fluvoxamina, reboxetina e trazodona.

A angústia é uma sensação que pode estar associada a casos depressivos e ansiosos, a angústia é um sintoma. Já a depressão uma doença caracterizada pelo fato da pessoa estar com uma tristeza profunda que não passa, começando a surgir outros sintomas.

5 dicas de como tratar a angústia e se curar

  1. Pratique técnicas que aliviem a angústia. ...
  2. Alimente-se de forma adequada. ...
  3. Faça exercícios de baixa intensidade. ...
  4. Tenha um sono reparador. ...
  5. Procure ajuda especializada.

A ansiedade é uma apreensão exagerada em relação ao futuro, enquanto a angústia é um sofrimento relacionado ao presente.”

Quando uma pessoa fica com angustia,tristeza,desanimo,vontade de chorar e mudança de humor pode ser uma bipolaridade ou uma depressão? A depressão em si não é caracterizada somente pelos sintomas, mas também por quanto tempo você os tem.

Essa sensação geralmente acontece quando a pessoa não consegue expressar seus sentimentos ou suas opiniões diante de alguma situação inesperada. Como consequência, essa pessoa vive de forma agonizante, guardando pra si essa remessa de sentimentos mal resolvidos.

ANSIEDADE: Veja 5 CHÁS para reduzir os sintomas de ansiedade

  1. Camomila. Além da ansiedade, o chá de camomila também pode ajudar no tratamento do estresse e da hiperatividade, porque contém apigenina, uma substância que acalma o sistema nervoso central. ...
  2. Capim limão. ...
  3. Cidreira brasileira. ...
  4. Lavanda. ...
  5. Folhas de maracujá

Neste texto, Freud fala de dois tipos de angústia, a realística e a neurótica.

Se a causa da angústia é psicológica, seguramente estará ligada a algum tipo de complexo, trauma ou situação repressora. Por isso é tão importante tentar entender de onde vem essa preocupação, identificar a origem para poder enfrentá-la, aceitando suas limitações e impotências.

1 Com a minha voz clamei ao Senhor, com a minha voz supliquei ao Senhor. 2 Derramei a minha queixa perante a sua face; expus-lhe a minha angústia. 3 Quando o meu espírito estava angustiado em mim, então conheceste a minha vereda; no caminho em que eu andava, esconderam-me um laço.

1 Eu clamo pelo Senhor na minha angústia, e ele me responde.