Porque Verstappen trocou o motor?

Perguntado por: onunes . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

Verstappen e a Red Bull optaram por fazer a troca de motor, pois o holandês tem uma vantagem de 80 pontos sobre Leclerc. O holandês ainda não largou da parte de trás do grid nesta temporada, porém no GP da Hungria ele saiu da décima posição e acabou vencendo a prova.

A Honda e a Red Bull confirmaram nesta terça-feira (2) a renovação da parceria no desenvolvimento de motores para a equipe de Fórmula 1 – que também inclui a AlphaTauri – até 2025. Vale lembrar que a Honda se retirou da F1 no final de 2021.

Max Verstappen se juntou ao show de punições no grid de largada para o GP da Itália, etapa deste fim de semana da Fórmula 1. A Red Bull irá trocar o motor de combustão interna (ICE) do RB18 do holandês — que, com isso, irá perder cinco posições no domingo.

O piloto da Red Bul Max Verstappen falou pela primeira vez sobre o termo racista usado por seu sogro, Nelson Piquet, ao se referir a Lewis Hamilton, da Mercedes. A declaração foi feita hoje (30), nos bastidores do GP da Grã-Bretanha, que acontece nesse fim de semana.

Lewis se defendeu inicialmente, mas não havia como segurar por muito. Para o delírio da torcida, Verstappen ultrapassava na volta 19 e assumia o terceiro lugar. Após 20 voltas, Verstappen era o único dos oito primeiros que já havia parado nos boxes.

Perto do bicampeonato de pilotos da Fórmula 1, Max Verstappen se mostrou motivado para o GP da Itália, apesar de largar apenas na 7ª colocação, devido à punição por trocar um dos componentes do motor de sua Red Bull.

Max Verstappen e Valtteri Bottas, originalmente segundo e terceiro colocados no grid de largada do GP do Catar, foram investigados e punidos pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) por não respeitarem bandeiras amarelas agitadas na classificação deste sábado.

Logo depois de sair do seu carro, Verstappen passou ao lado de Hamilton, mas sequer parou para demonstrar preocupação com o rival. Hamilton chegou a ser acertado pelo pneu traseiro da Red Bull, mas foi salvo pelo halo de um impacto muito mais forte.

Para essa história fazer mais sentido, é preciso voltar a outubro de 2020, quando a Honda anunciou que estaria saindo da F1 no final de 2021. Foi uma decisão que veio da direção da montadora no Japão e era baseada na necessidade de focar o investimento em tecnologias sustentáveis.

A Honda permanecerá fornecendo motores para as equipes AlphaTauri e Red Bull até o final da temporada de 2021, quando a montadora se retirará da categoria mais uma vez.

Com a saída oficial da Honda da F1 no final de 2021, a Red Bull ficou por conta própria quando se trata do motor a partir de 2022, se bem que a Honda continua apoiando a equipe. O motor do atual RB18 de Max Verstappen e Sergio Perez ainda é o antigo motor Honda, mas sob o nome Red Bull.

Para isso, teria sido necessário ter uma roda à esquerda da linha amarela”, disseram os comissários. Eduardo Freitas, diretor de prova da Fórmula 1, admitiu que essa mudança no Código Esportivo Internacional não havia sido informada às equipes nas Notas do Evento antes do GP de Mônaco.

Além do holandês, outro cinco pilotos também foram punidos
Rio - O holandês Max Verstappen, atual campeão mundial de pilotos da Fórmula 1, recebeu uma punição da FIA e perderá cinco posições para o Grande Prêmio da Itália.

E o atual campeão do mundo não escondeu sua preocupação com o segundo abandono em três etapas.

Max Verstappen sofrerá uma penalidade de cinco posições no grid em Monza por uma troca de motor, enquanto o companheiro de equipe Sergio Pérez e Carlos Sainz, da Ferrari, também serão penalizados.

Tanto Charles Leclerc quanto Max Verstappen trocaram motor e caixa de câmbio, e como já estouraram o limite de peças determinado pelo regulamento, terão de pagar a punição na corrida em Spa-Francorchamps. Além de toda a unidade de potência, a Ferrari instalou no carro #16 um sistema híbrido atualizado.

No fim das contas, Max Verstappen foi quem sobreviveu nas condições dadas e venceu a corrida. A 12ª da temporada 2022 para ele. E, com o rebuliço do fim da prova, a confirmação daquilo que todo mundo sabia: o bicampeonato mundial.

Piloto holandês mantém segundo lugar apesar de sanção. Max Verstappen foi oficialmente punido pela direção de prova por causar um acidente com Lewis Hamilton durante o GP da Arábia Saudita, disputado neste domingo (5).

Verstappen culpa Hamilton, diz pai
Segundo o ex-piloto Jos Verstappen, pai de Max Verstappen, o líder da temporada da Fórmula 1 entende que Lewis Hamilton foi o culpado pelo acidente que o tirou da corrida logo na primeira volta. "Max disse: 'Eu dei espaço suficiente e já estava meio carro na frente dele.

Hoje (10), na volta 39 do GP da Austrália, ele foi obrigado a abandonar a corrida pela segunda vez no ano — já havia acontecido no GP do Bahrein.