Porquê Velho do Rio não aparece para se Leôncio?

Perguntado por: iximenes . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 7 votos

Todo mundo que vê o Velho do Rio e conta para Zé Leôncio deixa o fazendeiro cada vez mais desconfiado. Porém, o Velho do Rio não aparece para uma pessoa: José Leôncio. Isso porque, na trama original, o Velho do Rio na verdade é Joventino, o pai de José Leôncio, fato que deve ser mantido no remake da Globo.

Ao longo da trama, o fazendeiro tentou por diversas vezes localizar o rosto do encantado, figura que remeteria a seu pai, Joventino (Irandhir Santos). No entanto, bastava olhar para o quadro feito por Jove (Jesuita Barbosa), que José Leôncio via apenas uma luz.

Quem é o verdadeiro pai de Tadeu (José Loreto)? Filó (Dira Paes) deixou claro para José Leôncio (Marcos Palmeira) que ele é o pai biológico do rapaz no fim da primeira fase de Pantanal.

José Leôncio sempre soube
Na verdade, o protagonista sempre soube da verdade. Mesmo com a revelação de Filó no final da novela, ele não se surpreende. José Leôncio afirma que considera Tadeu (José Loreto) seu filho desde que ele chegou à fazenda. Não importa se é ou não de sangue.

Mas, dias depois, José Leôncio tem uma espécie de infarto e falece na sala de casa. Filó é a primeira a encontrar o marido morto.

Após se casar com Filó (Dira Paes), o fazendeiro acaba sofrendo um infarto. Ele morre sozinho, sentado na sala de sua casa, durante a noite. Após fazer a passagem, o poderoso vê pela primeira vez o velho na foto tirada por Jove (Jesuíta Barbosa).

Zé Leôncio descobre que Velho do Rio é seu pai apenas no último capítulo da novela Pantanal. Mas antes, o fazendeiro vai desconfiar que seu o velho Joventino (Irandhir Santos) está por perto ao ouvir a entidade tocar um berrante durante o casamento de Juma (Alanis Guillen) e Jove (Jesuíta Barbosa).

De acordo com o amigo de Juma, o velho Joventino foi picado por uma cobra e morreu. Logo em seguida, seu corpo desapareceu enquanto que sua alma reencarnou na entidade responsável por proteger a natureza.

Emoção marca final de 'Pantanal': José Leôncio morre e assume o lugar do Velho do Rio; veja todos os desfechos.

O fazendeiro tem um final trágico após o casamento com Filó (Dira Paes). Após sentir alguns sintomas estranhos, ele se recusou a fazer todos os exames. Com isso, sua doença acabou se agravando, a ponto de levá-lo a um infarto. O poderoso falece após um ataque cardíaco durante a noite, sozinho na sala de sua casa.

Na novela "Pantanal", o Velho do Rio (Osmar Prado) vai fazer uma profecia em relação ao seu único filho, José Leôncio (Marcos Palmeira).

No último capítulo do remake de "Pantanal", Zé Leôncio (Marcos Palmeira) vai se surpreender ao conseguir visualizar a imagem do Velho do Rio (Osmar Prado) pela primeira vez, depois de tanto duvidar que o ser místico é mesmo o seu pai.

Como é devota a Deus, Zefa acredita que precisa se guardar até o casamento e ter, então, relações sexuais com seu mario. Isso vai afetar o namoro com Tadeu. A empregada ficará com dúvidas sobre o que fazer ou não. Ela, inclusive, revelará que nunca beijou ninguém.

Lembrando que o parto de Tadeu foi feito pelo próprio José Leôncio, ali na fazenda mesmo. Além disso, os peões mais íntimos, como os finados Quim (Chico Teixeira) e Tião (Fábio Neppo), sempre disseram que Tadeuzinho era a cara de José Leôncio.

Tadeu ouve uma conversa entre Filó e Zé Leôncio e descobre que não é seu filho. Revoltado por ter sido enganado ele arruma suas coisas e vai embora da fazenda. Filó estranha a demora do filho e Irma afirma que está acontecendo algo muito sério com ele.

Após ouvir uma conversa de Filó (Dira Paes), o peão descobre que não é mesmo filho de José Leôncio (Marcos Palmeira). Farto de todos os anos de rejeição, ele decide seguir sua vida longe dali nos últimos capítulos da novela da Globo.

Ao final, Tadeu fica com a sela de prata de Joventino. Os irmãos abrem mão do artefato, que fica nas mãos do filho de coração de Leôncio. Ele termina casado e na administração da fazenda do pai.