Porque valorizar um produto artesanal?

Perguntado por: dparis . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

A valorização do artesanato tem um impacto gigantesco na vida do artesão. É a partir dela que você incentiva a criação de produtos únicos, com a essência e singularidade típica de cada produtor. Além disso, você também contribui para um mercado mais justo e sustentável.

O artesanato é uma atividade que, quando incentivada, promove um comércio sustentável e movimenta o mercado local. Desse modo, a prática do artesanato está diretamente relacionada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

No artesanato, cada obra é única, e cada obra tem sua particularidade, valor simbólico e cultural. Este é um trabalho original e criativo. A produção artesanal não deve ser confundida com simplicidade, pois esses produtos podem ser complexos, produzido por mão de obra especializada e experimentada.

“Através da venda da nossa arte, conseguimos comprar o que precisamos para manter vivos nossos costumes e complementar nossa alimentação, comprar materiais de construção, remédios e matérias-primas para continuar fazendo nosso ofício”. As pinturas aplicadas nos objetos artesanais trazem grafismos próprios de cada povo.

O artesanato então é renegado duas vezes. Primeiro por ser uma atividade que não se adequou a produção industrial em massa por ser um trabalho manual e criativo. Segundo por ter ficado historicamente ligado às mulheres, à maternidade e ao espaço doméstico.

O diferencial do produto é o conjunto de características que tornam o produto essencial para o consumidor. Dessa forma, esse conceito foca mais no que o produto pode oferecer ao público. Seja qual for o diferencial do produto, as peças de comunicação também devem explorá-los.

Um dos principais motivos do artesanal ser mais caro é a justa remuneração pela mão de obra, aliada às horas de trabalho dedicadas para desenvolver o produto.

Atender com excelência às demandas dos clientes, pelo desenvolvimento e oferta de produtos que contribuam para a satisfação e realização pessoal de todos os nossos clientes e amigos.

O artesanato é uma técnica manual, utilizada pelo artesão, para a confecção de obras objetos funcionais ou artísticos. Outra importante característica do artesanato é a produção ser original e não em série como acontece na indústria. O artesão é considerado um artista, pois seus produtos são verdadeiras obras de arte.

Um trabalho artesanal é sem igual! Presente artesanal sempre é uma boa ideia! Criando artes com as mãos e o coração! Uma máquina nunca fará um serviço com tanta beleza e história como um artesão faz.

Artesanato é a arte de criar objetos por meio da transformação da matéria-prima, usando as mãos como o principal instrumento de trabalho. As ferramentas e equipamentos são sempre auxiliares, não se sobrepondo ao fazer manual.

5 dicas simples para valorizar o artesanato seu de cada dia!

  1. Pense como um empreendedor. ...
  2. Defina os valores da sua produção. ...
  3. Capacite-se continuamente. ...
  4. Invista na identidade visual dos seus produtos. ...
  5. Mantenha o foco no dia seguinte.

Ao pé da letra, um produto artesanal é feito de forma manual, com ferramentas próprias, utilizando recursos naturais, e com todos os processos de produção sendo acompanhados. Dessa forma, essa é feita de forma responsável e sem desperdícios.

Além do aproveitamento estético e prático de diferentes objetos que seriam descartadas na natureza, o artesanato sustentável pode ser uma fonte de renda e realização pessoal.

Os saberes e a cultura tradicional são de suma importância na formação da sociedade brasileira e o contato com esses povos pode gerar um resgate do conhecimento que detêm.