Porque valete ej?

Perguntado por: alima . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Por que o Valete e j? As figuras usadas atualmente têm origem na França ( valete, dama e rei, V, D e R no baralho francês), mas usamos as letras do baralho inglês: J vem de jack (" valete ", em inglês), Q de queen ("rainha") e K de king ("rei").

Outras curiosidades: as cartas reais representam o rei, a rainha e o valete (servo real). Mas usamos as letras do baralho inglês: J vem de jack (valete ou cavalheiro, em inglês), Q de queen (rainha) e K de king (rei).

Jogos à parte, com o baralho a cigana prevê o futuro; o mágico faz seu espetáculo; o educador ensina; o psicólogo aplica testes. Há o Baralho de quarenta cartas, em que o valete é maior do que a dama, e o de 52 cartas, que é o tipo mais comum.

Ordem das cartas (da menor para maior): 4, 5, 6, 7, Q, J, K, A, 2, 3.

Ao todo são 52 cartas, o mesmo número de semanas no ano. As doze cartas em sequência representam os meses. Já a divisão de cores, preto e vermelho, representam a noite e o dia respectivamente. Os diferentes naipes fazem associação às estações do ano: ouros (primavera), paus (verão), copas (outono), espadas (inverno).

A ordem dos naipes, do mais forte para o mais fraco, é: Paus, Copas, Espadas e Ouros.

O rei é, na maioria dos jogos de baralho, a segunda carta de maior valor, perdendo apenas para o ás. Há, entretanto, muitas situações em que o rei é considerado uma carta de média força, ou mesmo fraca, a exemplo do bastante popular jogo de Truco.

Valet ou valete designa um empregado dedicado a servir como atendente pessoal a seu empregador.

Um valet é um empregado que prepara as roupas do jóquei e garante que os cavalos de corrida recebam os uniformes adequados antes de uma corrida.

Cada baralho produzido deve ser um baralho completo, ou seja, deve ter exatamente 52 cartas, compreendendo quatro naipes (Copas, Espadas, Ouros e Paus), com treze cartas em cada naipe (Ás, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, Valete, Dama e Rei).

Joga-se truco apenas com 1 baralho , retirando-se as cartas 8 9 10 e o curinga. Cada carta pode ser mais forte ou mais fraca do que outra. A carta 4 é a mais fraca e a 3 é a mais forte, não importando o naipe. Existem as Manilhas, que são as quatro cartas mais fortes do jogo, mais forte que o 3.

Um baralho de 52 cartas tem 4 símbolos (Espadas, Copas, Ouros e Paus) diferentes. Cada um desses símbolos representa um naipe. Cada naipe possui 13 cartas (A,K,Q,J,10,9,8,7,6,5,4,3,3) que se repetem e portanto existem 4 Áses, 4 Reis, 4 Damas, 4 Valetes, etc.

O principal objetivo da brincadeira é formar uma quadra (quatro cartas iguais com naipes diferentes) e virá-las com a face para baixo na mesa de forma discreta. O último jogador que perceber, perde a rodada e começa a formar a palavra “burro”, letra por letra. Quem formá-la inteiramente perde o jogo.

Na mão de onze não é possível pedir 6, ou seja, ela sempre vale 3 se for aceita ou 1 se for recusada. Se a dupla que está com 11 pontos aceitar a mão e a vencer, ela vence a partida. Mão de Ferro A mão de ferro acontece quando as duas duplas estão com 11 pontos.

Pode ser pedido TRUCO a qualquer momento do jogo, com exceção da mão de 11. Passa a valer o truco (3 pontos) quando UM dos jogadores adversário aceitar o pedido.

A Dama é uma carta de baralho com a figura de uma rainha, sendo uma para cada naipe. Normalmente seu nível de importância está entre o rei e o valete. Os baralhos costumam representá-la com a letra Q, do inglês queen (rainha), seguindo o padrão de muitos países.

O 5 de paus significa que você pode estar no caminho errado em alguma questão, gastando energia em prol de algo mas parece haver resistência envolvida de alguma forma - ou alguém está competindo com você. Em uma consulta sobre relacionamentos, pode indicar uma terceira pessoa envolvida. No trabalho, sugere competição.

Continuar lendo Porque Valete e Jack?