Porque uva solta o intestino?

Perguntado por: amodesto . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

Por ser uma fruta bastante fibrosa, quando consumida ao natural, com casca e sementes, atua como um laxante natural, combatendo a prisão de ventre. Dessa forma, a uva é uma poderosa aliada na limpeza do trato intestinal, ajudando a acalmar o estômago irritado.

Farelo de aveia
Também é rico em fibras solúveis e insolúveis, além da beta-glucana, que pode auxiliar para um bom funcionamento intestinal. Estimula o crescimento das bactérias boas da flora intestinal e melhora a consistência das fezes, o que facilita sua mobilidade no intestino.

Frutas podem, mas com moderação! Com os sintomas de vômitos e diarreia, alimentar-se pode ser uma tarefa difícil. Por isso, as frutas podem ser uma ótima alternativa, para evitar grandes períodos em jejum.

De fato, o consumo de suco de uva branca pode aumentar os níveis de colesterol bom e reduzir o índice de massa corporal (IMC) e a circunferência do abdômen e cintura em mulheres. Porém, o consumo diário pode ser um risco, já que a bebida é rica em açúcares. A sugestão é consumi-la com moderação.

Extrato de semente de uva é geralmente bem tolerado quando tomado por via oral. Tem sido utilizado com segurança por até 8 semanas em ensaios clínicos. Os efeitos secundários que foram relatados incluem coceira no couro cabeludo ; tonturas; dor de cabeça; hipertensão arterial; urticária; indigestão; e náuseas.

Não há uma restrição quanto ao número de uvas que podem ser consumidas em um dia. Mas para que não haja dúvidas, sempre use o bom senso e não exagere, já que o consumo exagerado de qualquer alimento pode desequilibrar certas áreas do organismo.

Entre as melhores frutas para o intestino, a uva também merece destaque especial. Além da água e das fibras, ela é rica em proteínas, magnésio, cobre, potássio, fósforo e vitamina C, sendo excelente para a saúde do organismo como um todo.

Como fazer a limpeza do intestino?

  1. Beba água salgada. Antes de comer pela manhã, misture 2 colheres de chá de sal com um corpo de água morna. ...
  2. Aposte nos probióticos e prebióticos. ...
  3. Aumente a ingestão de fibras. ...
  4. Consuma amidos resistentes. ...
  5. Experimente chás de ervas. ...
  6. Beba sucos e vitaminas. ...
  7. Hidrate seu corpo.

Além de ser rica em vitaminais e minerais, estudos indicam que produtos à base de uva, como o suco concentrado da fruta – rico em os flavonoides –, ajudam o organismo a controlar o colesterol e a prevenir doenças cardiovasculares.

Se o intestino delgado não absorver todo o açúcar de frutas doces como as uvas, essa responsabilidade ficará por conta do intestino grosso, em um processo que resulta em gases e inchaço.

maçã

A maçã ajuda a amenizar o fluxo intestinal por contar com fibras capazes de regular o intestino. “Limpam” o organismo e aliviam a inflamação causadora da diarreia. Seja a sua ingestão crua ou até cozida, a maçã é uma excelente aliada.

Uva Thompson: versão sem sementes aumenta o colesterol bom
Dentre as suas vantagens para a saúde, está o aumento do colesterol bom e o efeito de laxante natural que faz bem para a saúde do intestino.

Não deixe de buscar orientação médica.

  1. Hidratação. A hidratação é o remédio para diarreia mais importante de todos; pois a desidratação causada pela diarreia pode ser fatal, principalmente em crianças e idosos. ...
  2. Probióticos. ...
  3. Alimentos para ingerir. ...
  4. Alimentos para evitar. ...
  5. Gengibre. ...
  6. Chá de pitanga.

Mais fáceis de produzir, as uvas verdes ajudam a melhorar a circulação. Além disso, possuem grande quantidade de vitaminas K e B1, que ajudar na fixação do cálcio e, assim, garantem a saúde dos ossos. Possuem menos açúcar que as uvas roxas, o que beneficia na dieta, e também contribuem na prevenção do câncer.

A fruta também melhora o controle da pressão arterial, controlando o ritmo cardíaco, graças ao potássio, encontrado na uva. Além de ser rica em vitamina K, que fortalece a saúde das veias e artérias.