Porque usavam morfina na guerra?

Perguntado por: dbaptista . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 19 votos

Usada para conter dores e até sedar soldados moribundos. Além das ampolas, era usada a versão Syrette: aplicador automático subcutâneo que já vinha com agulha. A dose era rapidamente injetada por qualquer um.

Durante a 1ª Guerra Mundial, a empresa farmacêutica Squibb desenvolveu um método que permitia a aplicação de doses controladas da droga aos soldados feridos para diminuir a dor. A Squibb produziu o chamado Syrette, que era como um tubo de pasta de dente em miniatura que continha a morfina.

Pervitin

"(Pervitin) permaneceu amplamente disponível até 1939", explica Ohler. "Em Berlim, tornou-se a droga da moda. As pessoas tomavam como se tomassem café para melhorar seus níveis de energia. Doses enormes de Pervitin foram tomadas, em todos os lugares.

Principalmente indicada para o alívio da dor intensa, a Morfina é um remédio que age diretamente no sistema nervoso central, agindo também em outros órgãos do corpo com musculatura lisa. O mecanismo de atuação da morfina consiste em dificultar os receptores de dor, aliviando a dor sentida pelo paciente.

— A pessoa se sente flutuando, fica etérea, com uma sensação de alívio e plenitude imensos, e, ao mesmo tempo, com os sentidos funcionando, não com alucinações. Há casos até de pacientes que inventam dores e vão ao hospital para continuarem tomando esses opioides.

1. Beladona. Conhecida cientificamente como Atropa belladonna, a Beladona é uma planta venosa, cujos primeiros registros datam o século IV a.C. (antes de Cristo).

heroína

A heroína está no primeiro lugar da nossa lista de drogas mais viciantes, mas além da capacidade dela de tornar alguém viciado, ela é muito perigosa porque a dose que pode levar a morte é apenas 5x maior do que a dose usada normalmente.

A morfina é um alcaloide (amina cíclica com anel heterocíclico contendo nitrogênio) extraído da flor da papoula e usado como medicamento para aliviar dores intensas.

A heroína é uma das mais perigosas drogas existentes. Derivada do ópio, a droga pode ser encontrada na forma natural ou sintética. Por serem originadas da mesma planta, a heroína é bastante semelhante à morfina, tanto que a heroína ao penetrar no organismo e ser processada pelo fígado, é transformada em morfina.

O vínculo entre cigarro e tensão nervosa é destacado pelos soldados: 25,4% dizem que fumam "para aliviar o estresse", para "relaxar e acalmar" (26,2%) e para "matar o tédio" (22,2%). Além disso, "o tabaco é legal, fácil de adquirir, altamente viciante e muito promovido pelos fabricantes", destaca o estudo.

A cocaína tem se classificado consistentemente em segundo ou terceiro lugar em termos das drogas mais letais, seguida da metanfetamina.

  • #narcotráfico.
  • #medicamentos.
  • #ciência.
  • #gente.
  • #saúde.
  • #eua.

Metanfetamina

Metanfetamina supera cocaína como droga mais popular nos Estados Unidos. O consumo de metanfetamina nos EUA acaba de superar o consumo de cocaína, de acordo com uma pesquisa realizada pela National Association of Counties (NACO), que foi divulgada esta semana.

O fentanil é considerado o opióide mais forte disponível para uso médico em seres humanos, com cerca de 100 vezes a potência da morfina. É altamente valorizado pelos seus efeitos analgésicos e sedativos e amplamente utilizado no tratamento de dor e anestesia severas.

Tramal é o mesmo que morfina? Não. O Tramal contém tramadol que é uma substância extraído do ópio, assim como a morfina. Embora sejam ambos opioides usados como analgésicos, são moléculas diferentes, com indicações também diferentes, sendo que a morfina é usado em situações mais extremas.

Medicamento de Referência: Dimorf

ReferênciaPrincípio AtivoSimilar Equivalente
Dimorfsulfato de morfinaDolo Moff
Dimorfsulfato de morfinaDolo Moff

Possíveis efeitos colaterais
Além disso, o uso de uma dose elevada deste medicamento pode causar sonolência e dificuldade respiratória, o que deve ser tratado na emergência com cuidados médicos intensivos e o antídoto específico, chamado Naloxona.

Os analgésicos opioides, em geral, são os medicamentos mais fortes para aliviar a dor. O medicamento de referência nesta classe é a morfina – com outras substâncias acima e abaixo dela em termos de potencial de alívio da dor.

Uma característica predominante no usuário da merla é a presença do cheiro forte de querosene, éter e outras substâncias, que o corpo exala na eliminação (pela transpiração intensa). Isto acontece devido aos produtos químicos adicionados durante a preparação da droga.

A lista é liderada pelos Estados Unidos, com 4 milhões de consumidores no último ano, seguido por Brasil (2,8 milhões), os demais países sul-americanos (2,4 milhões), Reino Unido (1,1 milhões), Espanha (0,8 milhões) e Canadá (0,5 milhões), segundo dados citados no estudo.

O Brasil é ainda o segundo colocado global no que diz respeito ao tráfico de cocaína --empatado com México, Peru e Venezuela, e atrás apenas da Colômbia.