Porquê usar polietileno de alta densidade?

Perguntado por: rmoraes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 8 votos

Facilmente transformado, conforme a necessidade. Esse plástico é fácil de limpar e tem uma superfície bem deslizante. Ele pode passar pelo processo de fusão para ser soldado a outras peças do mesmo material.

O PEAD é utilizado na fabricação de garrafas de bebidas não carbonatadas, tambores, reservatórios de combustível para carros, brinquedos, utilidades domésticas, embalagens de produtos químicos, recipientes de detergentes, cloro e ácidos, caixas, tubos de água e gás, dutos de irrigação, drenagem e esgoto, tubos ...

Polietileno de Alta Densidade (PEAD)
A alta rigidez permite resistência a temperaturas elevadas. Com o PEAD é possível fabricar produtos para diferentes segmentos, como frascos, materiais hospitalares, brinquedos, tanques de água.

No entanto, uma grande diferença entre PP e PEAD é que o polipropileno não é resistente a temperaturas abaixo de zero. Ou seja, quando submetido a temperaturas muito baixas, esse material pode se romper e quebrar.

O PVC é um dos polímeros de plástico mais produzidos no mundo e, assim como o PEAD, é muito usado para Tubos de Conexão. No entanto, ambos têm suas diferenças. Os tubos PEAD se destacam pela sua resistência, pois são considerados inquebráveis e altamente resistentes aos impactos, enquanto o PVC se rompe com facilidade.

O polietileno é amplamente utilizado na indústria alimentícia, nas embalagens dos produtos por não ser tóxico, vedar bem e não transmitir nenhum odor ou sabor aos alimentos.

A principal diferença entre o polietileno de alta densidade (PEAD) e o de baixa densidade (PEBD) está no tipo de sistema iniciador usado para sua concepção. Em relação a cristalinidade, a do PEAD é maior que a do PEBD, e sendo maior a cristalinidade, a fusão pode acontecer em temperaturas mais altas.

Possui alta maleabilidade, mas baixa resistência à tração. HDPE: o polietileno de alta densidade é o plástico rígido usado para embalagens plásticas mais robustas, como recipientes de detergente para a roupa, bem como para aplicações de construção ou lixeiras.

RESISTÊNCIA DO PEAD:
Excelente resistência a ácidos diluídos e concentrados, alcoóis e bases; Boa resitência a aldeídos, ésteres, hidrocarbonetos alifáticos e aromáticos, óleos minerais e vegetais; Resistência limitada a hidrocarbonetos halogenados e agentes oxidantes.

Polietileno de Alta Densidade (HDPE)
O HDPE é um tipo mais difícil de plástico de ser visto. Muitas vezes, é usado para embalagens de leite, de detergente, de óleo, na fabricação de brinquedos e alguns sacos plásticos.

O Polietileno de Alta Densidade é obtido através da polimerização do etileno e conhecido também como eteno. Por ser constituído apenas de hidrogênio e carbono, o material é atóxico e possui uma grande resistência química. Nesse sentido, o Polietileno de Alta Densidade é um dos plásticos mais difundidos no mundo.

Para o processo de produção, a indústria busca materiais mais resistentes a forças externas. Por isso, os polímeros policarbonato, ABS e PBT são os plásticos mais resistentes ao impacto. Logo, esses plásticos possuem alta demanda industrial.

PEAD: Polietileno de Alta Densidade
"É amplamente utilizado na indústria de embalagens para a fabricação de frascos rígidos para produtos de limpeza doméstica, cremes, xampu, remédios e suplementos.

Kevlar

Kevlar: O polímero mais resistente que o aço!