Porque usar o fluxo de caixa?

Perguntado por: rcapelo . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

O fluxo de caixa possibilita também diversas análises, como avaliar o melhor momento para fazer novas aquisições, repor estoques ou até mesmo fazer investimentos, planejando tudo isso para que os desembolsos ocorram simultaneamente à geração de caixa, evitando que sua empresa fique no vermelho.

Como montar um demonstrativo do Fluxo de Caixa

  1. Comece com o saldo inicial. ...
  2. Calcule a entrada de caixa (fontes de caixa) ...
  3. Determine a saída de dinheiro (usos do dinheiro) ...
  4. Subtraia o uso de dinheiro (etapa 3) de seu saldo de caixa (soma das etapas 1 e 2) ...
  5. Um Método Alternativo. ...
  6. Como escrever uma declaração de fluxo de caixa.

5 itens que não podem faltar no controle de fluxo de caixa

  • Contas a receber. São os pagamentos dos clientes que acontecem nas compras de produtos e serviços a prazo. ...
  • Contas a pagar. ...
  • Lucros. ...
  • Vendas. ...
  • Observações.

O fluxo de caixa pode ser definido como o valor financeiro líquido de capital e seus equivalentes monetários que são transacionados por um negócio em um determinado período de tempo. O fluxo de caixa, também chamado de cash flow, mede as entradas e saídas de caixa de uma empresa em determinado período.

A gestão de caixa compõe o planejamento financeiro, constituindo grande parte dele. Ela permite a visualização das movimentações monetárias, a identificação dos lucros, estratégias para redução de gastos, aumento de lucratividade e rentabilidade do negócio, dentre outras ações.

Passo a passo para fazer o fluxo de caixa

  1. Registre as suas movimentações financeiras. Você confia na sua memória para saber o dinheiro que recebe e o que é gasto com despesas? ...
  2. Categorize suas despesas e receitas corretamente. Anotar todos os valores que entram e saem é trivial. ...
  3. Projete todos os próximos meses.

O fluxo de caixa também apresenta a vantagem de detalhar esses resultados por operação e por dia. Assim, o gestor pode acompanhar em quais períodos a empresa gastou mais, em qual momento a companhia precisará de capital de giro para cobrir suas operações, entre outros.

Sua estrutura é dividida em três atividades: operacionais, de investimento e de financiamento, que, por sua vez, são subdivididas em outras subestruturas.

A Demonstração de Fluxo de Caixa pode ser feita usando o fluxo de caixa direto e indireto. Ambos os métodos tomam como ponto de partida a análise da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e do Balanço Patrimonial, com a inclusão de algumas informações adicionais.

O primeiro passo é entender que controle de caixa registra as movimentações financeiras da empresa, isso quer dizer, o saldo atual. Já o fluxo de caixa, que também faz esse registro, permite que as entradas e saídas de dinheiro sejam previsíveis, o que ajuda no planejamento da empresa.

Sobre o fluxo de caixa é correto afirmar que: A O fluxo de caixa organiza o processo produtivo de maneira que se alcance a máxima utilização dos fatores produtivos envolvidos no processo, procurando como resultado baixos custos de produção e o incremento de bens e serviços.

A gestão do fluxo de caixa traz vários benefícios para o funcionamento de uma empresa, tanto a curto como a longo prazo. Além de entender sua capacidade de pagar as despesas diárias, permite criar relatórios completos, como balanços financeiros e declarações detalhando lucros e perdas.

O endividamento pode vir das mais diversas formas. Porém, a má gestão do fluxo de caixa está entre os principais motivos. Afinal, por não ter a noção clara sobre a disponibilidade de capital, aumentam as chances de que você faça movimentações equivocadas.

Com o registro das entradas e saídas de caixa, é possível compreender quais são as necessidades financeiras do negócio, identificando se o número de receitas vindo das vendas está superior ou inferior aos gastos de manutenção da empresa.

Enquanto o orçamento diz respeito ao planejamento das finanças em valores absolutos, o fluxo de caixa controla o movimento de entradas e saídas de dinheiro da empresa.

Qual percentual do lucro se deve guardar? O recomendado é ter entre 6 a 12 vezes o valor de seus gastos mensais. Isso vai depender muito de alguns fatores, como a segurança que você tem em sua capacidade de negócio, quantas pessoas estão envolvidas e outros.