Porquê usar cotonete e gostoso?

Perguntado por: umendes4 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

Adoramos enfiar o cotonete lá dentro porque o ouvido é cheio de nervos com fibras sensitivasque levam o estímulo diretamente para o cérebro, explica o presidente da Academia Brasileira de Otologia, Paulo Lazarini.

Infecções, inflamações, otite e até perfuração do tímpano são algumas delas.

COTONETES® chegou ao Brasil em 1965 e tornou-se sinônimo de hastes flexíveis destinadas à higiene. Ele foi criado por Leo Gersternzang, polonês naturalizado americano, que inventou uma solução prática e versátil para que sua esposa pudesse limpar o ouvido da filha do casal.

Como o ouvido é rico em terminações nervosas e fibras sensitivas, o estímulo, de fato, pode gerar uma sensação imediata de alívio e prazer. Há também aqueles que se preocupam excessivamente com a limpeza do ouvido e acreditam (erroneamente) que toda e qualquer cera deve ser removida.

Perfuração e lesões no tímpano
O cotonete é um aparelho composto por hastes flexíveis de plástico. Quando o seu uso for frequente ou com força, usado de maneira mais agressiva ao introduzi-lo no ouvido, pode trazer sérios problemas para a saúde da região!

Eles passam a apresentar um gosto amargo, popularmente conhecido como ranço. A explicação está no contato de ácidos graxos com o oxigênio atmosférico, o O2, pois ele possui a capacidade de oxidar gorduras. O mesmo acontece com a cera de ouvido, ela se oxida e fica com odor e sabor acre.

Como sei se o meu ouvido está com excesso de cera?

  1. Desconforto ou sensação de ouvido entupido;
  2. Coceira;
  3. Perda parcial de audição;
  4. Zumbido;
  5. Tonturas;
  6. Tosse.

Danos ao tímpano
Como você pode verificar, os tímpanos também podem ser afetados quando se utiliza cotonete no ouvido, bem como demais objetos para realizar higienização nesta região. Isso porque, o tímpano é uma membrana bastante fina e que separa o ouvido médio do externo.

O correto é umedecer uma toalha e, com a ponta do dedo envolvida nela, limpar a parte externa do ouvido. Só depois disso é que é recomendado o uso das hastes flexíveis, também somente na área externa, para secar a região que foi umedecida. É importante lembrar que a cera é uma forma de proteção do sistema auditivo.

Riscos do uso inadequado
É que, em vez de ser retirado, o cerume acaba sendo empurrado ainda mais para dentro do ouvido, gerando um acúmulo e até um entupimento. O tampão de cera pode causar sensação de eco e até comprometimento da audição.

A lavagem de ouvido propriamente dita é simples: basta aspirar a água morna com o aspirador nasal e jogar dentro do ouvido. Como é a própria pessoa quem está fazendo o jato, se houver algum incômodo ela acaba diminuindo a pressão do jato d'água.

cotonete {masculino}
cotton bud {subst.} [Ing. Brit.] cotton swab {subst.}

Segundo o Dicionário Houaiss, a palavra cotonete provém de uma marca registada que acabou por designar o seu género, sendo formada a partir da palavra inglesa para algodão (cotton), à qual se juntou -ete.

Cotonetes ou bastonetes são objetos de higiene pessoal utilizados principalmente para limpar os ouvidos da acumulação de cera e outras aplicações estéticas. Se estéril, é utilizado na área de saúde para recolhimento de secreções e amostras, também conhecido como zaragatoa ou suabe.