Porque Ursinho Pooh não é mais da Disney?

Perguntado por: emorais . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

Acontece que os direitos para adaptá-la eram exclusivos da Disney. Sendo assim, não era possível que nenhuma outra empresa usasse a imagem dos personagens. A situação mudou, no entanto, quando em 2022 o primeiro livro de AA Milne — Winnie-the-Pooh —, lançado em 1926, entrou em domínio público.

Assistir a As Novas Aventuras do Ursinho Pooh | Disney+

Ninguém sabe as explicações oficiais, mas é de se imaginar que a facilidade de se aportuguesar a palavra rebatizou o personagem. Winnie-the-Pooh é uma criação de Alan Alexander Milne e foi publicado pela primeira vez em 1926, no Reino Unido - Pooh era o ursinho de pelúcia de seu filho, Christopher Robin Milne.

DIREITOS AUTORAIS TAMBÉM EXPIRAM
Na verdade, o estúdio não teve escolha. Isso porque o livro de 1926, que lançou o personagem, caiu em domínio público no início de 2022, anulando seus direi- tos autorais e, portanto, a exclusividade da Disney sobre ele.

Enquanto Puff, Leitão, Corujão e o menino Christopher Robin foram liberados, o Tigrão ainda está protegido, porque só foi apresentado num livro de 1928 - ou seja, mantém-se protegido até 2024. Não se pode esquecer também que a Disney ainda controla a marca registrada dos desenhos animados.

O Ursinho Puff, ou Dudu-de-Puf, Joanica-Puff, Ursinho Pooh (no original inglês, "Winnie the Pooh"), é um urso fictício criado pelo escritor inglês Alan Alexander Milne e os direitos sobre as suas histórias pertencem à Disney.

Desenho 'Ursinho Pooh' (Foto: Divulgação)
Segundo o site Huffington Post, Winnie the Pooh, também conhecido como Ursinho Pooh ou Puff no Brasil, é fêmea, havendo uma diferença entre o personagem dos desenhos e o urso original, diz a escritora Lindsay Mattick.

A. A. Milne

Criado pelo autor inglês A. A. Milne, Pooh apareceu pela primeira vez no Natal de 1925 e virou desenho da Disney na década de 1960. O personagem, no entanto, caiu em domínio público em 2021, isto é, 95 anos após a sua primeira publicação, e a partir de agora pode ser utilizado por qualquer pessoa sem risco de processo.

Tigrão: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

porco

Leitão é um porco bem pequeno que usa um colete cor de rosa listrado. Ele tem pernas curtas (apesar de correr bem rápido quando fugindo de algo), braços curtos e orelhas bem grandes, mas não tem rabo. Adora comer bolotas, sendo a sua comida preferida. Leitão é considerado medroso pois ele tem medo de quase tudo.

O filme de terror “Ursinho Pooh: Sangue e Mel” estreia nesta quinta-feira (9) em cinemas da Paraíba. O longa tem exibições em salas de cinema de João Pessoa.

O Ursinho Pooh representaria o déficit de atenção e o transtorno obsessivo compulsivo (TOC). Ele tem dificuldade de manter o foco e é descontrolado por conta do mel, seu alimento favorito. Pooh também tem uma obsessão em contar todos os seus potes com o produto precioso das abelhas.

Milne viveu alguns anos com miastenia gravis, uma doença auto-imune e morreu durante o sono em 20 de abril de 1996 em Totnes, Devon, com 75 anos. Após a sua morte, um jornal descreveu-o como um "ateu dedicado".

O animal teria sido comprado inicialmente por um tenente do exército chamado Harry Colebourn, durante a Primeira Guerra Mundial, que era bisavô de Lindsay. Ela foi nomeada de Winnie também como uma forma de homenagem à uma cidade do Canadá chamada Winnipeg, se tornando o mascote não-oficial do regimento de Harry.

Ao cair em domínio público, a obra passa a ser utilizada sem a autorização prévia do autor que, até então, possuía direitos autorais. Por várias vezes, a Disney lutou, na justiça, para não perder a exclusividade do Mickey.

Se Pica-Pau não é nem de longe um dos desenhos mais populares mundo afora, no Brasil ele é uma febre desde muitas décadas atrás.