Porque unha fica roxa?

Perguntado por: ocosta5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

O sangue frequentemente se acumula sob a unha (hematoma subungueal) logo após uma lesão (geralmente um golpe direto, como uma martelada). O sangue fica com a aparência de uma mancha preto-arroxeada debaixo de parte ou da unha toda e causa muita dor latejante.

Sempre que você tiver alguma alteração na unha, seja na cor, como branca, amarela, verde, preta, escurecida; seja depressões puntiformes ou transversais; seja um descolamento da unha; seja unha quebradiça, você tem que procurar um médico para ele analisar e ver se você precisa fazer outros exames”, alerta.

Problemas cardíacos ou pulmonares podem deixar a unha com cor azulada. Os problemas cardíacos também podem provocar linhas marrons ou vermelhas embaixo da unha, o que pode ser sinal de inflamação nos vasos sanguíneos ou até infecção das válvulas do coração.

Unhas amareladas
Em casos mais graves, indica ainda condições como psoríase, HIV e doença renal. Tabagistas também podem ter o tom da unha modificado, devido ao contato direto com o cigarro. O mais comum é isso ocorrer nas unhas dos dedos polegar e indicador.

Como o sangue separou a unha de seu leito, geralmente a unha cai depois de algumas semanas, a não ser que o hematoma seja pequeno.

O que causa mancha escura na unha
“Essa pigmentação acontece pelo aumento na produção de melanina, o pigmento que dá cor à pele. Isso acontece na raiz da unha, a chamada matriz ungueal, estrutura interna localizada na base da unha”, explica o Dr.

Ocorre devido ao exagero na resposta do organismo à temperatura fria. Os sintomas da Síndrome são ocasionados pela vasoconstrição dos vasos sanguíneos, que tem como resultado a diminuição do fluxo sanguíneo para a pele.

Dicas

  1. Evite arrancar a unha afectada;
  2. Tente drenar o sangue sob a unha, evitando assim a dor;
  3. Aplique gelo de forma a amenizar a inflamação;
  4. Mantenha a área devidamente limpa.

O melanoma de unha, também chamado de melanoma ungueal, caracteriza-se pelo surgimento de uma mancha escurecida ou azulada, que cresce com o tempo, e que pode aparecer nas extremidades do corpo, tanto nas unhas dos pés como das mãos.

Cuidados e tratamentos para a unha manchada
De acordo com a dermatologista, não é possível reverter a situação quando a unha já está manchada pelo esmalte. Neste caso, a solução é esperar a lâmina crescer para que a pigmentação saia junto com ela. O que se pode fazer, portanto, é evitar que isso ocorra novamente.

Na anemia, ocorre a diminuição da hemoglobina no sangue e, consequentemente, do oxigênio. Com isso, as unhas ficam mais fracas, lascando com maior facilidade.

Sendo assim, não há um exame que diagnostique o infarto, mas sim as lesões sofridas no tecido cardiovascular. O principal exame solicitado pelo cardiologista é o indicador da Troponina T e I, que dirá se há alguma lesão no músculo cardíaco.

Não só fungos e bactérias, mas várias doenças, e até o consumo exagerado de alguns alimentos, assim como de alguns medicamentos, e a alteração hormonal durante o ciclo menstrual podem modificar os aspectos das unhas e indicar problemas que precisam ser investigados.

Sem cor: a palidez da unha pode ser sinal de problemas como anemia (deficiência de ferro), doença do fígado, má nutrição ou até insuficiência cardíaca. Brancas: quando estão maioritariamente brancas, com os rebordos mais escuros, existe a possibilidade de problemas a nível do fígado, como hepatite.

A cor das unhas saudáveis, geralmente, têm um aspecto branco transparente, levemente rosadas. Mas elas podem mudar de cor ou ficar manchadas, o que pode indicar doenças. Essa alteração se chama cromoníquia e pode ser causada tanto por agentes externos como por condições do próprio organismo.

Principais Doenças Dermatológicas

  • Onicomicoses. São infecções causadas por fungos que parasitam a lâmina ungueal. ...
  • Paroníquia. ...
  • Unha encravada. ...
  • Verrugas virais. ...
  • Psoríase. ...
  • Líquen plano. ...
  • Alopecia areata.

Hirudoid Pomada está indicado para processos inflamatórios localizados como: - Manchas roxas, hematomas, que aparecem após traumas ou contusões, ou após cirurgias; - Inflamação nas veias superficiais, após injeção de medicamentos numa veia ou punção de uma veia para colher exames de sangue.

Se o trauma acontece na matriz ungueal, pode ocorrer uma fibrose na raíz da unha e isso vai impedir que ela cresça corretamente, causando algumas deformidades como: Ondulações. Unha espessa (grossa) ou pode ser que a unha fique fina.

Hematoma por impacto é a principal causa para a unha preta
O aspecto preto/roxo ocorre devido a um sangramento no leito da unha, que gera uma mancha escurecida no local da lesão. Outro caso de hematoma por impacto é por pressão repetitiva, como pelo uso de sapato apertado, que pode deixar a unha do pé preta.

Qualquer pessoa com mancha roxa, marrom ou enegrecida nas unhas sem história de trauma prévio precisa procurar um dermatologista para excluir a possibilidade de melanoma ungueal, um tumor agressivo que deve ser diagnosticado precocemente.