Porque umbandista usa branco na sexta?

Perguntado por: ozaganelli . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

"No candomblé, o uso da cor branca além de representar a pureza e resguardar os Omo Òrìsá [filhos dos orixás] de coisas ruins, é também usada em sinal de respeito à importância hierárquica do pai do branco.

A cor branca significa paz, pureza e limpeza. É também chamada de "cor da luz" porque reflete todas as cores do espectro. A cor branca reflete todos os raios luminosos proporcionando uma clareza total. O branco é símbolo da paz, da espiritualidade, da inocência e da virgindade.

Exu Lálú é representado pelo igbá funfun (cabaça branca).

A Umbanda é marcada pelo forte sincretismo entre catolicismo, espiritismo e religiões afro-brasileiras. Candomblé é uma religião afro-brasileira, que foi trazida pelos africanos escravizados. Umbanda é uma religião brasileira que mescla elementos do catolicismo, espiritismo, e religiões afro-brasileiras. Africana.

Oxalá é chamado pai de todos. É a divindade da razão e da sabedoria. Para os praticantes das religiões de matriz africana, é especialmente chamado pelos doentes, pois é o orixá que cuida tanto da saúde física, quanto da mental.

O branco repele as energias negativas e eleva as vibrações. Estimula a memória e gerencia o equilíbrio interior.

A cor referente a Oxalá é o branco, justamente por fazer referência ao seu espírito puro, positivo e bondoso, que transborda amor e carinho.

Oxalá, Alá e sincretismo
"No candomblé, Oxalá é representado pela cor branca, tem como dia da semana às sextas-feiras, e é considerado o criador dos seres vivos.

O branco como vimos, é a cor da pureza que se alcança pelo baptismo, pelo que as aves brancas que voam remetem para os crentes na fé de Cristo, limpos do pecado.

Quais os significados das cores para o Ano-Novo? De forma intuitiva, sabemos que o branco é uma cor que traz paz e energias positivas. Mas não é todo mundo que passa o Ano-Novo de branco, outras cores muito comuns na virada é a prata e o dourado, que representam, respectivamente, mudanças e riqueza.

A cor branca, branco ou alvo é a junção de todas as cores de luz do espectro de luz visível. Por isso é definida como "a cor da luz" em cores-pigmento. É a cor que reflete todos os raios luminosos, não absorvendo nenhum e por isso aparecendo como clareza máxima, por tanto é a ausência de côr.

Os símbolos de Oxaguiã são uma idá (espada), “mão de pilão” e um escudo; o símbolo de Oxalufã é uma espécie de cajado em metal, que o auxilia a caminhar (já que é velho) chamado opaxorô. Ainda na mitologia, Oxalá é proibido de consumir sal, motivo pelo qual suas oferendas são sempre preparadas sem sal.

Pomba Gira Maria Malandra Em roupa branca Gesso 21 cm | Shopee Brasil.

Exu no imaginário umbandista é a entidade que guardeia os caminhos, manipula energias e movimenta as forças sobrenaturais, cortando e desfazendo demandas.

Olorum

Os umbandistas acreditam na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè). Eles também creem na imortalidade da alma, na reencarnação e no carma, além de reverenciar entidades, que seriam espíritos mais experientes que guiam as pessoas.