Porque uma pessoa mudar de repente?

Perguntado por: ebelem . Última atualização: 27 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Algumas instabilidades apresentadas pelo corpo humano, em sua maioria, podem ser indícios de doenças mais graves. A mudança repentina de comportamento, quando ocorrida de forma brusca várias vezes ao dia, além de ser prejudicial para as relações interpessoais, também pode indicar transtornos mentais.

Em suma, a mudança de comportamento pode ser motivada por inúmeras razões como por exemplo: Oportunidade de emprego. Novo relacionamento. Amadurecimento, pessoal e profissional.

Mudar significa adotar uma nova postura, alterar comportamentos a partir de uma leitura crítica de seus pontos fortes e fracos. Tem a ver também com vários fatores, que precisam ser bem analisados e compreendidos, como características pessoais, ambiente, cultura, desejos e frustrações.

Este tempo para a mudança depende do tipo de comportamento, da pessoa, e das circunstâncias. Neste estudo, as mudanças reportadas foram de grande amplitude, variando dos 18 dias até aos 254 dias.

Dupla personalidade ou TDI (transtorno dissociativo de personalidade) cientificamente falando, é um transtorno psicológico severo que se caracteriza por uma pessoa que apresenta duas ou mais personalidades, tais quais possuem suas próprias memórias, preferências, sentimentos, comportamentos e demais aspectos.

Para enfrentar mudanças sem deixar que o medo pelo desconhecido ou pelo risco nos afete, confira algumas dicas do passo a passo no combate ao sentimento!

  1. Entender seus medos. ...
  2. Pensar de forma racional. ...
  3. Mudar seu comportamento. ...
  4. Sair da zona de conforto. ...
  5. Recuperar a fé em si mesmo.

Na mania de mudar os móveis de lugar, o saudável é ter prazer com o novo ambiente. Mas o exagero pode constituir uma fonte de ansiedade e ser um sintoma de TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo).

Um dos motivos de ser resistente às mudanças é o medo do fracasso. As mudanças assustam, pois dentro da zona de conforto sabemos o que dá certo e o que não dá. Por isso, o medo das coisas não saírem conforme o planejado segue como o segundo maior vilão na hora de mudar de vida.

Os seis estágios de mudança de comportamento

  • 1) Pré-contemplação (“que problema?”) ...
  • 2) Contemplação (“ok, talvez exista um problema.”) ...
  • 3) Preparação (“me sinto pronto”) ...
  • 4) Ação (“vou agir”) ...
  • 5) Manutenção (“continue a agir!”) ...
  • 6) Recaída (“interrompi minha ação”)

Somos capazes de mudar? Para muitos, as pessoas não podem mudar porque filtram seu comportamento para agirem de determinada maneira em um meio. Ou seja, elas são da forma como são e nós captamos apenas uma parte do seu espectro, construindo imagem ilusória.

As 4 fases de um processo de mudança

  • 1) Negação. Algumas pessoas agem como se a mudança não fosse acontecer. ...
  • 2) Resistência. Nesta fase, o que mais vemos são comportamentos que refletem a ansiedade em relação ao futuro. ...
  • 3) Exploração. ...
  • 4) Compromisso.

Pegue uma folha e escreva com uma caneta três vezes o nome do seu ex. Em seguida, fale em voz alta: “Saia fora da minha vida.” Deixe essa folha secar ao Sol e, depois, coloque em um recipiente com sal e enterre em um vaso de comigo-ninguém-pode, mentalizando com muita fé essa pessoa se afastando da sua vida.

O medo de mudanças, se for patológico, é chamado de metatesiofobia, que se refere um medo intenso e desproporcionar das mudanças. Sobremodo, o medo de mudar surge da nossa mente, que tende a nos fazer recuar quando vê a necessidade de se adaptação, seja ela qual for.

Na verdade, há alguns aspectos que não são passíveis de mudança e, às vezes, ela também não é necessária. Não existe um modelo de ser humano com o qual todos devemos ser parecidos. O conceito de “normalidade” é um assunto muito relativo.

Não fica obcecada com a exposição, para si e para os outros, que, de fato, é alguém melhor.
...
Vou evitar sinais mais abstratos e que geram discussões:

  1. Excelentes em esconder suas emoções;
  2. Não entendem o que é "small talk";
  3. Ansiedade social;
  4. Muito observadores;
  5. Tem apenas 2~4 amigos;

Toda mudança faz com que entramos em contato com sentimentos que nem sempre estamos preparados para sentir, como por exemplo, a insegurança, o medo e até mesmo o arrependimento. Então algumas pessoas evitam mudar, para não entrar em contato com esses sentimentos que podem causar desconforto emocional.

“O que é necessário para mudar uma pessoa é mudar a consciência de si mesma.” (Abraham Maslow)