Porque uma pessoa implica tanto com a outra?

Perguntado por: vcrespo . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

Muitos implicantes são assim porque não estão bem com elas mesmas, e não por falhas suas. Se você responder às implicâncias delas com irritação ou implicância também, as coisas só irão piorar.

5 dicas de como conviver com pessoas que você não gosta

  1. Estabeleça uma zona de conforto. Valor consultaAtendimento online e presencial. ...
  2. Desenvolva empatia. Pratique a empatia. ...
  3. Respeite o tempo e as limitações dela. Não faça imposições ou a pressione. ...
  4. Seja compreensivo. ...
  5. Estabeleça uma comunicação segura.

Pesquisas apontam alguns fatores que, juntos ou separados, são considerados os motivos que levam o indivíduo a sentir simpatia ou antipatia por alguém. "A aparência física (beleza, asseio), características da personalidade (extroversão, sociabilidade), estado de humor (bom humor) e estado de saúde.

Evite o que você sabe que favorece o comportamento implicante nelas, pelos menos do que depende de você. Segundo, não deixe que a implicância dos outros perturbe você. Não traga como algo pessoal contra você. Muitos implicantes são assim porque não estão bem com elas mesmas, e não por falhas suas.

Características de uma pessoa controladora
Falta de limites: por querer interferir no livre-arbítrio alheio, muitas vezes a pessoa controladora deseja tomar decisões que não lhe competem e não pensa nas emoções do outro, extrapolando os limites impostos. Se esse é o seu caso, o psicólogo também poderá lhe ajudar.

Sinais de que uma pessoa não gosta de você

  1. 1) Longe da vida online. ...
  2. 3) Indiretas frequentes. ...
  3. 4) Tudo é motivo de briga. ...
  4. 5) Palavras desmotivadoras. ...
  5. 6) Nenhuma comemoração. ...
  6. 7) Nada de conversa. ...
  7. 8) Sem convite.

Como saber se seu parceiro se importa com você de verdade?

  1. O interesse pelas pequenas coisas. O interesse não está em que nos perguntem simplesmente “dormiu bem?”, “que horas você volta do trabalho?”, “que hora nos vemos?”. ...
  2. O compromisso. ...
  3. A necessidade de estarem juntos. ...
  4. A importância da comunicação.

É normal implicar com pessoas que te incomodam, mas, se você gosta dela, é melhor pensar e refletir sobre o porquê dessa situação de conflito. “É preciso entender por que a outra pessoa provoca essa reação e você, pois não existe relação entre implicar e gostar de alguém”, aponta Marina.

7 SINAIS DE QUE ALGUÉM ESTÁ INTERESSADO EM VOCÊ

  • Inclinação e proximidade.
  • Lembrar-se dos detalhes.
  • Esforço para manter uma conversa.
  • O “Sorriso de Duchenne”
  • Ficar nervoso perto de você
  • Ter curiosidade sobre você
  • Sempre há tempo para se encontrar.
  • LEIA TAMBÉM.

Muitas vezes, o interesse se intensifica quando encontra o desprezo. O desdém alheio estimula o desafio por ser entendido como uma afronta ao ego: “como alguém ousa não gostar de mim?”. Nessa hora, a conquista vira uma questão de honra. É um engano pensar que esse jogo de sedução só acontece em começo de relação.

A primeira coisa que você tem que fazer para assumir que alguém não o ama é aceitar isso. Pense que em sentimentos ninguém pode mandar e, portanto, não é nem culpa dessa pessoa nem culpa sua. Aprender a aceitar a rejeição é algo complicado, mas temos que deixar de lado o orgulho, aceitar essa e seguir em frente.

Pessoas com baixa autoestima podem desenvolver obsessões e a possessividade. Para que isso não ocorra, é fundamental olhar para suas feridas emocionais, entender quais são suas crenças limitantes e começar a perceber e dissolver esses padrões de comportamento.

7 dicas de como lidar com pessoas difíceis na prática

  1. Desenvolva inteligência emocional. ...
  2. Tenha empatia e compreensão. ...
  3. Aceite as diferenças. ...
  4. Evite discussões. ...
  5. Saiba impor limites. ...
  6. Não se deixe contaminar. ...
  7. Foque em encontrar soluções. ...
  8. Indique ajudar quando necessário.

Sabendo lidar com pessoas tóxicas

  1. Crie Limites. A relação com uma pessoa tóxica deve ser reconhecida e desestimulada, porque mesmo durante o tratamento, ainda é possível não perceber os limites de aceitação do outro. ...
  2. Necessidade de ajuda. ...
  3. Reconheça as relações de poder. ...
  4. Não revide com o mesmo veneno.

Em geral o que está por trás desse tipo de comportamento manipulador é a deficiência que a pessoa possui em não encontrar atenção para si, motivada pela baixa autoestima e insegurança. A maioria das pessoas controladoras possuem as características acima citadas e costumam detectar os pontos fracos das vítimas.