Porque uma narina entope e a outra não?

Perguntado por: ialbuquerque5 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

A alternância entre as narinas acontece por causa da variação da predominância dos sistemas simpático e parassimpático e se modifica durante a gravidez e quando uma pessoa desenvolve uma infecção, como gripes e resfriados. O nariz atua na filtração, no aquecimento e na umidificação do ar respirado.

Lavagem nasal com soro fisiológico
Fique em pé ou sentada para fazer esse procedimento com uso de uma seringa. Coloque o soro em uma narina e deixe sair pela outra. O ideal é lavar, pelo menos, duas vezes ao dia. Se o seu nariz já estiver entupido, aumente para quatro ou seis vezes.

As principais formas de como desentupir o nariz são:

  1. Fazer uma lavagem nasal. ...
  2. Inalar vapor com eucalipto. ...
  3. Umidificar o ambiente. ...
  4. Beber de 2 a 3 litros de água por dia. ...
  5. Consumir alimentos ricos em vitamina C. ...
  6. Tomar um banho quente. ...
  7. Usar toalha quente com hortelã ...
  8. Massagear as maçãs do rosto.

Sintomas de desvio do septo nasal
Para quem se pergunta “como saber se tenho desvio de septo?”, uma boa resposta seria se atentar à presença de sintomas como roncos, apneia do sono, respiração pela boca, dores e desconfortos na região frontal da face, além da presença de sinusite e até mesmo sangramento nasal.

Principais sintomas da carne esponjosa

  1. Respiração pela boca;
  2. Sensação de nariz sempre entupido;
  3. Pausa na respiração durante o sono, também chamada de apnéia;
  4. Roncos;
  5. Sono inquieto;

Em geral, uma cirurgia de desvio de septo custa em torno de R$ 15 mil. Entretanto, ela pode alcançar valores mais altos, a depender de quanto o médico e sua equipe cobram, assim como do hospital em que será realizado o procedimento.

A obstrução nasal pode ser provocada por processos infecciosos virais ou bacterianos, como agripe, os resfriados e a sinusite aguda, ou por distúrbios estruturais, por exemplo, o desvio do septo ou a presença de pólipos ou tumores no nariz.

Massageie o seio nasal
É preciso usar os dedos indicadores médios, com as mãos sobre os seios maxilares, abaixo da cavidade ocular. Depois é só fazer movimentos circulares por 20 ou 30 segundos nas regiões próximas ao nariz e também abaixo dos olhos.

Por que o nariz entope
No período da noite, nosso corpo tem alterações hormonais. Assim, a produção de alguns hormônios cai e favorece o aparecimento das reações alérgicas. Durante o dia, essa produção hormonal reduz as reações inflamatórias e os sintomas tendem a diminuir.

Para ajudar na congestão nasal, aplique uma camada fina de Vick Vaporub no peito e esfregue durante alguns segundos para que os vapores consigam chegar até a boca e nariz. Isso ajuda os agentes começarem a fazer efeito e a respiração fica mais fácil.

A sinusite tanto pode ser causada por agentes infecciosos, como bactérias, fungos e vírus, quanto por fatores alérgicos. Poeira, choque térmico e cheiros ativos são listados como desencadeadores da rinopatia alérgica. As sinusites podem ser divididas em agudas e crônicas.

Rinite: como aliviar os sintomas?

  1. 1 – Limpeza nasal. A limpeza nasal é uma das maneiras indicadas pelos médicos para evitar as irritações causadas pela rinite e também pelo clima seco e frio. ...
  2. 2 – Mantenha-se hidratado. ...
  3. 3 – Manter o ambiente arejado e limpo. ...
  4. 4 – Evite contato com poluição e outros odores fortes.

Segundo o otorrinolaringologista Thiago Pontes, a higiene nasal deve ser feita com soro fisiológico. "Muita gente acredita que pode lavar o nariz com água da torneira, mas não é indicado, uma vez que substâncias como o cloro podem prejudicar a fisiologia nasossinusal."

A rinite alérgica é uma doença atópica que se caracteriza por uma inflamação da mucosa nasal do nariz, da qual resultam sintomas como a obstrução nasal “nariz entupido”, prurido ou “comichão no nariz”, espirros, entre outros.