Porque uma axila fede mais que a outra?

Perguntado por: ipimenta . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 6 votos

Os diferentes cheiros podem estar associados ao ciclo hormonal ou até mesmo à alguma mudança no estilo de vida ou na dieta. Na adolescência, por exemplo, é muito comum ter cheiro forte nas axilas devido às mudanças hormonais.

Quando o cheiro se concentra na região da axila, a condição é chamada de bromidrose axilar, popularmente conhecida como cecê, o “cheiro do corpo“, e há também a bromidrose plantar, ou chulé, que é quando os sintomas se manifestam nos pés.

O mau cheiro nas axilas, em geral, é causado pela produção exagerada de suor, que resulta na descamação da região. “Assim, aumenta a colonização bacteriana, que é a responsável pelo odor forte.

Cinco Dicas para acabar com o Cecê – mau cheiro nas axilas

  1. Use produtos adequados. Na hora do banho utilize um sabonete específico para as axilas. ...
  2. Depile as axilas. ...
  3. Atente-se ao tecido das peças de roupas. ...
  4. Use desodorante antiperspirante. ...
  5. Evite receitas caseiras.

Álcool. Esfregar álcool nas axilas com o auxílio de um chumaço de algodão é outro método eficiente de eliminar as bactérias que causam o odor desagradável na região. Ele também pode ser borrifado, caso se tenha uma garrafa ou um frasco adequado.

Odaban

Um exemplo de produto antiperspirante de qualidade e eficiente hoje no mercado é o Odaban, que além de ser um dos mais vendidos em todo mundo é o mais indicado por dermatologistas. Ele é capaz de tratar os dois problemas, a transpiração excessiva e o mau cheiro produzido pelo suor da região.

sabonete de glicerina

O sabonete de glicerina é a fórmula mais indicada para acabar de vez com o mau cheiro. A glicerina age promovendo a hidratação e a limpeza da pele, já que tem ação bactericida. No mercado, você encontra composições com 1% de glicerina. A glicerina é tão amiga da pele que pode ser utilizada até pelo público infantil.

Massageie o couro cabeludo para passar o cheiro para as pontas dos dedos. Essa parte da cabeça é uma das áreas mais fedorentas do corpo porque transpira muito. Aproxime os dedos do nariz e inspire profundamente para sentir o odor.

O cheiro da pessoa amada é um bálsamo estimulante, quase uma droga que mexe com o cérebro e com o corpo. Isso ocorre porque as moléculas que emanam da pessoa vão pelo nariz e quando entram em contato com os hormônios olfativos, a informação é transmitida para o cérebro.

Se estiver em dúvida sobre o status da axila, peça uma xícara de café no bar mais próximo. Com ela em mãos, inspire fundo o perfume do café. O cheiro da bebida é forte e vem de uma única fragância.

Dicas para evitar o cecê forte

  • Higiene pessoal deve ser diária, portanto tome pelo menos 1 banho;
  • Seque bem as axilas após o banho;
  • Use sabonetes antissépticos;
  • Use desodorante antiperspirante;
  • Use roupas limpas;
  • Dê preferência às roupas de algodão, tecidos sintéticos dificultam a transpiração.

sabonete glicerinado

Lave a região das axilas com sabonete glicerinado, os benefícios são muitos, entre eles: A glicerina mantém a maciez e flexibilidade da pele por conta da sua capacidade umectante, por atrair água as células ficam mais aderidas umas às outras proporcionando proteção extra.

½ copo de vinagre de álcool branco para cada 5 litros de água. Coloque as peças em um balde ou tanque com água até cobrir as roupas. Após isso, deixe as roupas de molho na mistura realizada por cerca de 30 minutos, com o máximo de 2 horas. Depois disso, lave a peça normalmente.

Por que não é recomendado passar limão nas axilas? O limão por ser uma fruta com características mais ácidas ele queima a pele, pode causar manchas, se usado com frequência pode causar queimaduras de 2º grau e dermatites.

Na pré-lavagem da roupa, com a peça seca, aplique a mistura de bicarbonato + limão na região das axilas da roupa e esfregue. Deixe agir por 15 minutos e lave normalmente com água e sabão.

A bromidrose axilar é uma condição que gera mau cheiro excessivo em adolescentes e adultos e costuma causar muito constrangimento. O fato é que o odor ruim nas axilas pouco tem a ver com questões de higiene, e mais com o funcionamento do nosso corpo.

O cuidado com as axilas precisa começar debaixo do chuveiro. Por isso, não esqueça de higienizar bem a região. Com um sabonete e uma esponja bem macia, faça movimentos leves e enxágue. Outro ponto importante é na hora de secar a área.

Limpeza. Higienize as axilas com uma esponja. Passe o sabonete na esponja e espalhe bem, com movimentos suaves, no local. Essa limpeza remove as impurezas, evita a proliferação de bactérias e retira o excesso de desodorante que fica na pele.

Não esfregue as axilas e, claro, mantenha a higiene em dia”, afirmou a dermatologista.

O tipo de sabonetemais recomendado para esses casos é o sabonete de glicerina pois ele possui propriedades que potencializam a hidrataçãoda pele e a auxiliam de maneira eficaz na sua limpeza. A glicerina é um ótimo aliado de pessoas que têm a bromidrose e pode ser usada até pelo público infantil.

Continuar lendo O que faz a axila feder?