Porque um obeso não consegue emagrecer?

Perguntado por: ubrites . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 2 votos

O metabolismo lento também é apontado com uma das causas da não perda de peso. De acordo com Marcio Dytz, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), pessoas com esse quadro têm um gasto menor de energia e, consequentemente, menos massa muscular.

Ao criar desequilíbrio hormonal: Quando os hormônios ficam fora de controle, a perda de peso é difícil. Tireóide, cortisol, testosterona, estrogênio, leptina, grelina são alguns hormônios cujo desequilíbrio pode causar ganho de peso em vez de perda de peso.

Doenças da tireoide e da glândula suprarrenal, como a doença de Cushing (leia quadro ao lado), atrapalham o emagrecimento, mas não podem ser usadas como desculpa para o sobrepeso e a obesidade.

Hoje é reconhecido que a obesidade tem várias causas, para que ela se desenvolva, vários fatores agem em conjunto. Sendo assim, não se pode culpar a falta de "força de vontade" para emagrecer como o fator principal da obesidade.

Liliana até aponta a causa da dificuldade para emagrecer. Para ela, há três motivos básicos: o metabolismo lento, a falta de exercício e, principalmente, a falta de uma rotina alimentar. ;Trabalho com festas, quase não tenho tempo de me alimentar. Não tenho horário para comer. Como quando dar;, comenta.

No dia-a-dia, consumir frutas, verduras, legumes, grãos integrais, castanhas, carnes magras, leites e derivados magros. Doces, frituras e guloseimas também podem fazer parte desta alimentação, desde que consumidos com moderação.

O tratamento da obesidade requer uma combinação de três fatores: dieta, exercícios físicos e mudanças nos hábitos de vida. Eventualmente faz-se necessário o uso de remédios para perder peso. Nos casos mais graves, cirurgia bariátrica pode ser indicada.

leptina

A leptina é um hormônio cuja função é inibir a fome e a ingestão de alimentos, sinalizando saciedade ao cérebro. É feito em células de gordura, o que significa que quanto mais gordura corporal você tiver, mais leptina você produzirá.

O produto aprovado pela Anvisa para emagrecimento é outro, o Wegovy.

Oxandrolona é um esteroide anabolizante para secar, também considerado um medicamento. Também pode ser chamado pelo nome de Anavar.

Hormônios da tireóide, grelina, leptina, cortisol e hormônios sexuais atuam na manutenção do peso. Engordar e emagrecer são processos do organismo que não dependem exclusivamente da alimentação. Os hormônios também têm papel importante.

Emagrecer 10kg em apenas 7 dias pode parecer uma meta tentadora, mas pode ser uma abordagem perigosa e pouco saudável para a perda de peso. De fato, a rápida perda de peso pode causar uma série de efeitos negativos à saúde, como desidratação, desnutrição e perda muscular.

A nutricionista Alexandra Marinho elaborou um cardápio detox da tireoide com aproximadamente 1200 calorias diárias, que possibilita a perda de até 5 kg em 30 dias. Para acelerar o emagrecimento, faça 40 minutos de atividade física, três vezes por semana, e não esqueça de tomar 2 litros de água diariamente.

O processo de emagrecimento envolve diversos fatores, cujas principais motivações estão diretamente relacionadas à saúde e ao bem-estar. Já a perda de peso, está atrelada ao número que aparece na balança, desconsiderando a composição corporal.

Assim, se inicialmente a restrição de calorias geralmente leva a uma perda de peso, a longo prazo o déficit calórico para emagrecer não funciona, sendo muito comum o efeito sanfona. Ou seja, você não consegue manter o peso e na verdade, a maioria das pessoas tendem a ganhar mais peso do que perderam inicialmente.

Outro ponto importante que deve ser considerado é o fato de que a balança nos causa muita ansiedade e pode fazer com que exista uma desistência gigantesca durante o processo, simplesmente por causa de um número que nem sempre condiz com a realidade.

Dessa forma, o especialista atua no sentido de avaliar como as alterações hormonais contribuem para o aumento de peso, assim como no tratamento e promoção de estratégias para reduzir a incidência de complicações que a obesidade pode causar, como o desenvolvimento prejudicado e de outros distúrbios.

Os desafios do processo de emagrecimento são diversos:o. efeito sanfona, os platôs da perda de peso, a baixa da imunidade (em alguns casos), a falta de qualidade ingestão nutricional etc. Porém, emagrecer não precisa acontecer desta forma.

"A ansiedade e o estresse fazem liberar alguns hormônios como o cortisol. Ele, por exemplo, faz com que o organismo não metabolize os alimentos de forma eficiente . E um corpo estressado acaba realmente armazenando mais gordura e perdendo mais massa muscular", afirma.

Caminhadas, corridas, dança e ciclismo estão entre as práticas mais simples e eficientes para combater a gordura.

Entre os exercícios mais indicados estão os de menor impacto articular, como a caminhada e a musculação. Atividades realizadas dentro da água, como hidroginástica, natação ou até mesmo a caminhada dentro da água também são excelentes opções.