Porque um eletroscópio reage a carga elétrica?

Perguntado por: itavares . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

O eletroscópio de folhas é um instrumento que consiste basicamente em um tubo que apresenta uma haste condutora com duas folhas metálicas e uma esfera metálica. Quando aproximamos um corpo eletrizado da esfera, essas folhas metálicas repelem-se, demonstrando a existência de carga elétrica.

5A40.16 Carregando um eletroscópio por indução
Em seguida, segurando o bastão próximo ao eletroscópio, toca-se com o dedo na parte inferior da placa do eletroscópio. Depois de afastar o bastão, o eletroscópio permanecerá carregado.

Quando aproximamos um corpo eletricamente carregado da esfera condutora presa ao fio, a esfera fica eletricamente polarizada, isto é, forma-se, em seu interior, uma separação de cargas, fazendo com que ela sinta uma atração pelo corpo eletricamente carregado.

O eletroscópio de folhas é um instrumento que consiste basicamente em um tubo que apresenta uma haste condutora com duas folhas metálicas e uma esfera metálica. Quando aproximamos um corpo eletrizado da esfera, essas folhas metálicas repelem-se, demonstrando a existência de carga elétrica.

Carga elétrica é uma propriedade física cuja origem vem das partículas subatômicas prótons e elétrons.

A lei de Coulomb é a lei da Física que nos permite calcular a força de interação entre cargas elétricas. De acordo com essa lei, a força elétrica é proporcional ao produto do módulo de duas cargas elétricas, bem como inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.

É formado por uma pequena esfera suspensa por um fio de material mau condutor. Esse fio é preso a um suporte. Para verificar se um corpo está eletrizado é só aproximá-lo da esfera. Se o corpo estiver eletrizado, a esfera será atraída, entrará em contato com o corpo e depois será repelida.

A eletrização por contato
Aproxima-se o condutor positivo do condutor neutro até que ocorra o contato entre eles. Quando isso acontece, haverá uma transferência de elétrons do corpo neutro para o corpo carregado positivamente.

Se a carga tocar a esfera (ao invés de simplesmente estar próxima), o eletroscópio ficará permanentemente carregado, com as suas folhas afastadas, até que seja aterrado (encostando a mão na esfera, por exemplo).

A eletrização por indução consiste em aproximar um corpo previamente carregado, chamado de indutor, de um corpo condutor eletricamente neutro, chamado de induzido, de modo que a presença das cargas do indutor faça com que os elétrons do corpo induzido movam-se em seu interior, ocorrendo uma polarização de cargas.

Letra a: As folhas vão se separar mais. Isso ocorre porque a barra carregada negativamente irá repelir as cargas negativas no topo do eletroscópio, empurrando mais carga negativa para baixo nas folhas.

Quando aproximamos dois corpos eletrizados com cargas de sinais contrários, observamos que ocorre uma força de atração. Já quando os corpos possuem cargas de sinais iguais, eles se repelem. Note que a eletrização ocorre pela mudança no número de elétrons e não de prótons.

O processo de eletrização acontece quando um corpo considerado neutro (que tem o mesmo número de cargas positivas e negativas) sofre uma alteração e os números semelhantes de cargas passam a ser diferentes.

A seguir, temos as principais fórmulas da eletrostática: Carga elétrica: Q = n.e; Campo elétrico: E = F/q; Força elétrica: F = k.

Os isolantes se eletrizam por atrito, mas não se eletrizam quando são colocados em contato com outro corpo eletrizado. Isolantes são os materiais que não permitem o deslocamento de cargas elétricas no seu interior.

A força elétrica que uma carga exerce sobre outra carga é proporcional ao produto do módulo de suas cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.

São os responsáveis pelos efeitos de condutividade elétrica e térmica dos materiais. São os responsáveis pelo estabelecimento de ligações químicas entre os átomos.

Prótons: Localizam-se no núcleo do átomo e possuem carga elétrica positiva; Elétrons: Ficam na eletrosfera, região ao redor do núcleo atômico, e têm carga elétrica negativa; Nêutron: Também localizado no núcleo atômico, não possui carga elétrica.

Quando uma carga interfere em outras cargas, tem-se a força elétrica ou energia potencial elétrica. A Eletrostática possui três princípios: o princípio da atração e repulsão, o princípio da conservação de cargas elétricas e o princípio da eletrização.