Porque um dia tem 24 horas e um ano tem 365 dias?

Perguntado por: nmagalhaes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

Uma volta do planeta em torno do seu eixo equivale a um dia, e uma volta da Terra em torno do Sol equivale a um ano. Para girar em torno de si mesmo, nosso planeta demora 24 horas. Já para dar uma volta completa em torno do Sol, a Terra demora aproximadamente 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos.

1 ano tem 365 dias, 24 horas por dia, 60 minutos por hora e 60 segundos por minuto. Então, 1 ano tem 8.760 horas, 525.600 minutos e 31.536.000 segundos. Resposta: Se considerarmos que dormimos 8h por dia, então, dormimos 33.3% do ano.

19/08/2022 - 10h06min
Desaprovada pelos críticos de cinema, mas sucesso absoluto de audiência, a trilogia 365 Dias chega ao fim nesta sexta-feira (19) com o lançamento do terceiro e derradeiro filme da saga na Netflix.

A possível causa do movimento de rotação da Terra em torno de si mesma tem a ver com o torque gravitacional. Acredita-se que a força exercida pelo Sol e por outros planetas fez com que a Terra experimentasse a ação de torques (momentos de uma força) e adquirisse um movimento rotacional.

Inspirado no calendário solar egípcio, Sosígenes de Alexandria propôs que o calendário passasse a ter 365 dias e a cada quatro anos um novo dia fosse acrescentado para poder superar a diferença entre o tempo do movimento da Terra e o do calendário. Esse dia era o dia bissexto.

para dar uma volta completa em torno do Sol, a Terra demora aproximadamente 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. Por isso nosso ano tem 365 dias, divididos em 12 meses.

Cientistas do Reino Unido indicam que o melhor horário para dormir é entre as 22h e 23h. Cair no sono depois desse horário aumenta em até 25% as chances de desenvolver doenças cardiovasculares. Os pesquisadores acompanharam dados de sono de 88 mil pessoas entre 43 e 79 anos.

O Melhor Horário para Dormir
Idealmente, devemos tentar ir para a cama mais cedo e acordar nas primeiras horas da manhã. Esse padrão está mais alinhado com as nossas tendências biológicas de adaptação ao ritmo do sol. Você pode perceber que naturalmente fica com mais sono após o anoitecer.

Por isso, entende-se que para um adulto acordar às 5 horas da manhã, ele precisa ir dormir até às 22h da noite anterior. Mas, aqui vale um adendo: não é ir deitar às 22h, mas sim, pegar no sono por volta desse horário.

Imagem: Divulgação. Como mencionamos acima, a Netflix ainda não confirmou um 365 DNI 4. Portanto, não há uma data oficial, nem qualquer previsão. O segundo e o terceiro filmes foram filmados juntos, e é por isso que eles estrearam bastante próximos um do outro (abril de 2022 e agosto de 2022).

Menos de um ano depois (27 de abril de 2022), o segundo filme foi lançado na Netflix, seguido pelo terceiro em 19 de agosto de 2022. Então, se um script para 365 dias 4 está disponível no início de 2023, poderíamos ver o filme já em 2024?

365 Dias: Hoje

"365 DNI" foi lançado em 2020 na Netflix, com a sequência "365 Dias: Hoje" lançada neste ano, assim como o terceiro filme chamado "365 Dias Finais", que estreou recentemente no catálogo da Netflix.

É impossível, mas se a Terra parasse de girar de forma abrupta, todas as coisas que se encontram em proximidade ao Equador descreveriam um movimento retilíneo nas direções tangenciais à superfície da Terra, com velocidade de até 1600 km/h.

Segundo a Lei da Inércia, um corpo tende a ficar em repouso, assim como tende a ficar em movimento, a não ser que uma força aja sobre ele. No caso da Terra, como ela continua em velocidade praticamente constante, não sentimos os efeitos desse fenômeno por estarmos girando com ela.

Especialistas garantem que as chances de algo assim acontecer são muito remotas, pelo menos no que diz respeito a à Terra parar de girar abrutadamente. Entretanto, se desse a louca em nosso planeta e ele simplesmente ficasse imóvel, essa poderia ser, de longe, a pior das catástrofes de todos os tempos!

Esse excesso de 6 horas em relação ao calendário solar (ano bissexto: 365 + 6 horas), em cada quatro anos, totalizaria o tempo de um dia (24 horas). Por esse motivo, seria acrescido um dia no mês de fevereiro, de modo a compensar essa diferença.

A reforma de Júlio César instituiu o ano depois de 45 a.C. com 365 dias e seis horas, divididos em 12 meses, o que conseguiu resolver o problema durante um tempo. As seis horas que sobravam de cada ano seriam compensadas a cada quatro anos com a inclusão de mais um dia em fevereiro, os dias bissextos.

O ano começava em março e terminava em fevereiro, sendo que os meses tinham 29 ou 30 dias. Fevereiro, que era considerado de mau agouro por ter seu nome derivado de Februus, deus etrusco da morte, ficou com apenas 28 dias.