Porque um átomo perde elétrons?

Perguntado por: lreal . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

Quando um elemento perde elétrons em uma ligação química, a quantidade de prótons excede a quantidade de elétrons e ele se transforma em um sistema eletricamente positivo, ou seja, um cátion.

Geralmente os átomos possuem o mesmo número de prótons e elétrons; Átomos que ganham ou perdem elétrons são chamados de íons; Na maioria dos casos, o íon é formado a partir da perda ou ganho de elétrons em um átomo, há casos em que o número de prótons é modificado, mas isso é extremamente raro.

A oxidação ocorre quando o átomo perde elétrons, que como são partículas negativas, a carga elétrica (Número de oxidação – Nox) da espécie que perdeu elétrons aumenta, “ficando mais positiva”.

O que mantém os elétrons em torno do núcleo é a atração magnética que um exerce sobre o outro.

Se o átomo ganhar elétrons, ele torna-se um ânion, ficando com carga negativa. Por outro lado, se o átomo perder elétrons, ele fica com carga positiva e é chamado de cátion.

Explicação: Pela posição dos elementos na tabela periódica você pode saber quando ele ganhará ou perderá elétrons. Os elementos da família 1, 2 e 3 dos elementos representativos e todos os metais de transição perdem elétrons, pois possuem menos que 4 elétrons na última camada.

resposta: Mas o que realmente acontece é a chamada repulsão elétrica (fenômeno do afastamento entre duas partículas que possuem cargas elétricas idênticas, ou melhor, de mesmo sinal [positivo, positiva; ou negativo, negativo]).

Caso elétrons sejam removidos do átomo, o número de prótons passa a ser maior que o número de elétrons. Como o próton tem carga positiva, a retirada de elétrons gera um “desequilíbrio de cargas” no átomo, que passa a ter carga positiva. Um átomo com carga é chamado de íon. Quando a carga é positiva, chamamos de cátion.

O raio atômico diminui quando o átomo se transforma em um cátion porque ele perdeu elétrons e sua carga nuclear efetiva (Zef) aumentou.

O estado fundamental de um átomo é aquele onde todos os seus elétrons estão dispostos nos níveis mais baixos de energia que estão disponíveis. O estado fundamental também é conhecido como estado estacionário, e nesse estado o átomo possui os seus elétrons em um estado de mínima energia possível.

Metais: são elementos mais eletropositivos e menos eletronegativos; tem tendência em perder elétrons e formar cátions; apresentam de 1 a 3 elétrons na última camada.

A oxidação ocorre quando o átomo perde elétrons.

O elétron não cai no núcleo porque nem sequer está órbita; a física quântica funciona de um jeito diferente. Essa é uma matéria fechada para assinantes.

A forma mais simples de eletrizar um corpo é atritá-lo com um material de composição diferente. Gerada a fricção, elétrons irão abandonar um dos corpos, aquele que perder elétrons ficará carregado positivamente, já aquele que ganhar as cargas negativas ficará carregado negativamente. Não pare agora...

Prótons e elétrons apresentam uma propriedade chamada carga elétrica, considerada positiva para os prótons e negativa para os elétrons. Devido a esta carga elétrica, prótons se repelem, elétrons se repelem, mas elétrons e prótons se atraem.

A Oxidação pode ocorrer em três circunstâncias: quando se adiciona oxigênio à substância, quando uma substância perde hidrogênio ou quando a substância perde elétrons. Exemplo: as saladas de frutas tendem a se escurecer quando entram em contato com o ar, isso porque o oxigênio age promovendo a oxidação das frutas.

A oxidação ocorre quando a espécie química perde elétrons para outra, ficando com a carga mais positiva, isto é, o seu Nox (Número de oxidação) aumenta.

Elétrons podem ser criados a partir do decaimento beta de isótopos radioativos e em colisões de alta energia, por exemplo quando os raios cósmicos entram na atmosfera terrestre. A antipartícula do elétron é denominada pósitron; tem muitas características idênticas às do elétron, mas sua carga elétrica é positiva.

Em uma análise individual desses elementos, podemos notar que sódio possui um raio atômico maior que o cloro, pois está mais à esquerda na tabela periódica. Sendo assim, nessa substância o sódio é o elemento mais eletropositivo e possui uma tendência maior de perder elétrons para o cloro.

Na verdade, são aproximadamente 133.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000 átomos. Tem 48 zeros aí. Conheça o número de átomos de algumas outras coisas.

Átomos pequenos atraem elétrons mais eficazmente do que átomos grandes. Isso se deve ao fato dos átomos pequenos possuírem seus núcleos menos “protegidos” por suas camadas eletrônicas.