Porque tudo no espaço é esférico?

Perguntado por: arosa6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Os planetas e, em geral, os demais corpos celestes, são quase esféricos devido à gravidade, que se distribui igualmente em todas as direções, como Isaac Newton (1643-1727) explicou em sua Teoria da Gravitação Universal. É o mesmo que acontece ao esfregar massa de modelar entre as mãos.

Com o crescimento, a gravidade de um planeta fica tão forte que tudo é esmagado na direção do centro e o material que forma o planeta finalmente se distribui em forma de uma bola, uma vez que essa força puxa tudo para o centro.

Por quê? A razão é a inércia, a massa do sol é muito maior do que a de todos os demais componentes do sistema solar. A 3a lei de Newton garante que a força que o sol faz num planeta é a mesma que o planeta faz no sol, mas, como o sol tem uma massa muito maior a sua aceleração é muito menor.

Porque o solo é mais denso que a água.

geoide

Define-se a forma da Terra como geoide, que tem uma superfície irregular e, portanto, não corresponde a uma esfera.

Um sistema de três núcleos galácticos iluminados por gás e poeira, conhecido como quasar triplo, se fundiu formando um dos objetos mais massivos do Universo: um buraco negro ultramassivo. Esta dinâmica foi descrita em estudo publicado em 30 de novembro de 2022 no periódico The Astrophysical Journal Letters.

Existem mais de 5.000 mundos além do nosso sistema solar, diz Nasa.

Por que a Lua é redonda? Nosso satélite natural é esférico porque é massivo e tem gravidade suficiente para ficar redondo. As luas galileanas – Io, Europa, Ganimedes e Calisto – também são redondas pelo mesmo motivo.

Atualmente, ele é formado por oito planetas, sendo eles: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Os chamados planetas rochosos, mais próximos do Sol, são formados predominantemente por rochas. Já os planetas gasosos, localizados mais distantes do Sol, são constituídos por gases diversos.

Desde […] Pode parecer óbvio, mas é a pura verdade: os planetas rodam porque não existe nenhuma força para brecá-los. O fato é que tudo tende a manter seu movimento se não aparecer nada que se oponha. Essa história começou com o Big Bang, a explosão que deu origem ao Universo há 15 bilhões de anos.

A possível causa do movimento de rotação da Terra em torno de si mesma tem a ver com o torque gravitacional. Acredita-se que a força exercida pelo Sol e por outros planetas fez com que a Terra experimentasse a ação de torques (momentos de uma força) e adquirisse um movimento rotacional.

Olha, essa pergunta pode até parecer um pouco complexa, mas a resposta esta é, de certa forma, bem simples, o sol não ilumina o espaço. por causa do vácuo que existe em todo o universo. Embora se propague por grande parte da galáxia, a luz do sol não ilumina espaços vazios.

Eles flutuam por se encontrarem em um estado chamado de imponderabilidade. Na imponderabilidade, não se pode discernir entre estar em gravidade zero ou em queda livre. Como já demonstramos que a gravidade zero não existe, só sobra uma alternativa: os astronautas estão em queda livre.

Pressão debaixo d´água
Como é possível perceber, o nível de pressão nos pontos mais profundos dos oceanos inviabiliza o estudo e a exploração dessas regiões de maneira adequada. Consequentemente, há uma enorme dificuldade em conhecermos os oceanos e todos os mistérios que estão neles escondidos.

A velocidade de giro da Lua ao redor da Terra mantém-na em um movimento de queda infinito ao redor do planeta, por isso, o astro nunca atinge o solo terrestre. O movimento da Lua não encontra resistência no espaço, pois ocorre no vácuo, a velocidade é mantida e nosso satélite sempre se manterá em órbita.

Segundo as leis da física de Isaac Newton (1643-1727), o planeta é redondo por causa da ação da força da gravidade. Essa força nos mantém sobre o chão, pois ela "puxa" tudo em direção ao centro do planeta, onde está o seu campo magnético. Quanto maior a massa de um corpo, maior é a força da gravidade.

Há aproximadamente 4,5 bilhões de anos teve início a formação do planeta Terra. A Terra nesse período era muito quente como uma esfera de fogo, devido a isso não abrigava nenhum tipo de vida.