Porque tudo gira quando estamos bêbados?

Perguntado por: ogil . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

Segundo estudos, o álcool é uma substância ototóxica, ou seja, pode prejudicar o ouvido. Quando consumido em excesso, o etanol tem efeito negativo no aparelho vestibular causando vertigens.

Descanse bastante no dia seguinte
Geralmente, só depois de cinco horas é que as células cerebrais começam a se recuperar da bagunça que o álcool causa no organismo, o que pode gerar tontura e dores. Por isso, o ideal é sempre repousar bastante depois do consumo das bebidas.

O álcool também afeta o cérebro e o sistema nervoso central, alterando o trabalho dos neurotransmissores. O excesso de álcool altera a atividade elétrica do cérebro o que dificulta o controle do equilíbrio corporal e causa problemas para caminhar, falar e até vocalizar as palavras.

Mas você sabe por que ela acontece? Resultado da intoxicação aguda do organismo causada pela ingestão excessiva de álcool, os primeiros sintomas da ressaca costumam aparecer aproximadamente de seis a oito horas após o primeiro copo e podem durar até 24 horas a depender de sua gravidade.

O álcool é metabolizado pelo fígado a uma taxa de cerca de 0,15 g/100mL/hora, ou seja, quase um quarto de cerveja por hora, dependendo da quantidade ingerida, pode levar de 30 minutos a 3 horas para ser completamente eliminado do organismo.

Veja cinco dicas:

  1. Beba muito líquido. Um dos principais problemas provocados pelo excesso de álcool é a desidratação. ...
  2. Faça refeições leves. ...
  3. Café e aspirina. ...
  4. Bebida com taurina. ...
  5. Descanse.

Tontura, dor de cabeça, fraqueza muscular, dificuldade de equilíbrio, alteração da coordenação… quem já exagerou na bebida alcoólica sabe bem como é ficar assim.

O grande problema em girar descontroladamente é que submetemos nossa cabeça a um movimento intenso demais, fazendo com que as glândulas responsáveis pelo equilíbrio fiquem desorientadas.

Como controlar a “cabeça girando” ao ficar bêbado

  1. 5 Truques para conseguir parar o mundo a sua volta. ...
  2. Deite-se de costas na beira de uma cama. ...
  3. Abrace a sua amiga privada e tente vomitar. ...
  4. Coma alimentos ricos em gordura e carboidrato. ...
  5. Jogue videogame ou assista televisão. ...
  6. Finja estar doente e vá para a cama.

“O ideal é seguir uma alimentação mais natural possível, fracionada em seis refeições, com pequenas porções leves (cozido, assado ou grelhados) e evitar consumir mais gordura. Além disso, se hidratar muito e consumir legumes, verduras e frutas”, explica.

O consumo excessivo de álcool pode gerar uma série de consequências ao organismo, inclusive vômitos. Isso pode acontecer, pois o álcool é um importante irritante da mucosa gástrica. Além disso a quantidade de líquidos ingerida costuma ser grande, facilitando o refluxo.

Há um tipo de influência mais complexa provocada pelos espíritos que se denomina vampirismo. Acontece quando o espírito se satisfaz por meio das emanações do encarnado, assim como um animal vampiro que se alimenta do sangue.

O termo blackout alcoólico refere-se à perda temporária de memória que acontece quando se consome bebidas alcoólicas em excesso e não à perda de consciência. Aliás, é muito comum que a pessoa com blackout alcoólico continue interagindo e realizando atividades, mas não conseguem criar memórias desses momentos.

O álcool tem ação direta no sistema límbico, do Sistema Nervoso Central, e age como um depressor das funções cerebrais, diminuindo o centro da crítica da pessoa, que fica mais expansiva. A ansiedade, a variação de humor e a depressão são consequências da ingestão de bebida alcoólica”, explica Claudio Jerônimo.

Você tem ressacas terríveis ou se sente mal bebendo apenas um pouco de álcool? Pode ser sinal de intolerância — ou até de alergia — a bebidas alcoólicas. O que entendemos como "ressaca" é um conjunto específico de sintomas — normalmente, uma dor de cabeça lancinante, náuseas, forte sede, cansaço e nevoeiro mental.

O álcool exige do nosso corpo um tempo para fazer a metabolização (que ocorre no fígado) e o doce ou o café não irão interferir nesse processo. A cafeína pode deixar a pessoa um pouco mais “ligada” e o açúcar oferece mais caloria, já que quem bebe, normalmente, acaba não comendo nada.

Mas, em média, exames de sangue podem detectar o álcool na corrente sanguínea por até 6 horas. Em bafômetros e testes de saliva, a detecção pode durar entre 12 e 24 horas. Na urina, esse período aumenta entre 12 e 72 horas. Já em folículos capilares, o teste pode detectar até 90 dias após o consumo do álcool.

Frutas cítricas como a laranja possuem índices altos de vitamina C. Essa substância ajuda o fígado a quebrar as moléculas do álcool, deixando o organismo limpo e sóbrio, sem os sintomas da ressaca.