Porque tubarão não nada com sardinha?

Perguntado por: vgois . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

"SARDINHA NADA COM SARDINHA, TUBARÃO NADA COM TUBARÃO". Essa frase nada mais é do que um outro modo de relembrar um velho ditado bem conhecido da vovó: "Diga-me com quem tu andas e direi quem tu és!". Faz relembrar também um outro ditado bem menos conhecido: "Quem anda com os sábios será sábio".

“Tubarão anda com tubarão, sardinha anda com sardinha.” Realmente o titulo tem tudo a ver; tubarão anda com tubarão e sardinha anda com sardinha. Eu nunca vi tubarão andando com sardinha e nenhuma sardinha andando com tubarão.

Por um processo de bioacumulação, o tubarão agrega metais pesados, como mercúrio e arsênio, presentes nos organismos que lhe serviram de alimento. Ingeridas além da conta, essas substâncias podem causar danos cerebrais. Um parâmetro de consumo de mercúrio vem da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Os tubarões são peixes que apresentam esqueleto predominantemente cartilaginoso. Tubarão é um nome popular dado a alguns peixes que possuem o esqueleto predominantemente constituído por cartilagem, ou seja, alguns peixes do grupo dos condrictes (Chondrichthyes).

SubstantivoEditar

SingularPlural
Femininosardinhasardinhas

Espécie de grande importância para a economia pesqueira das regiões Sudeste e Sul. É uma espécie considerada ameaçada de extinção, principalmente nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

As sardinhas ou manjuas são peixes da família Clupeidae, aparentados com os arenques.

Apesar da crença popular, esses peixes não são atraídos pela carne humana, mas atacam para se defender do que consideram uma ameaça. Escrito e verificado por o advogado Francisco María García. Para a maioria das pessoas, os tubarões inspiram medo por causa de sua natureza supostamente feroz e sua poderosa mordida.

Fundada em 1870, o nome da cidade teve sua origem no caudaloso Rio Tubarão, que por ela passa. Tubarão deriva de “Tuba-nharô” que em tupi-guarani significa “Pai Feroz”, forma pela qual os indígenas nomeavam o rio, sendo uma referência tanto à navegabilidade do rio quanto as constantes enchentes.

As três espécies principais, em termos de ataques contra humanos, são os grandes tubarões-brancos, o tubarão-tigre e o tubarão-touro.

Eles enxergam bem, até com pouca luz. E há outros sentidos poderosos: audição (capaz de perceber até o batimento cardíaco de outros peixes) e a linha lateral, formada de células que percorrem os dois lados do corpo e captam variações na água, notando presas à distância.

Não. Como já foi dito, os urubus não caçam e nem atacam pessoas e nem outros animais até mesmo pelo tipo de patas que possuem. Mas por se alimentarem de animais mortos, e nós humanos somos mamíferos, consequentemente urubus podem comer cadáveres de pessoas.

No Brasil, observam-se inclusive regionalismos sobre o uso do termo: em alguns locais, é apontado que cação é o filhote de tubarão; em outros, que a partir de determinado tamanho, considera-se como cação ou tubarão; e mais, que são animais taxonômicos diferentes.

tubarão-lixa

Veras explicou que tubarões têm vários tipos de reprodução, entre eles existem os animais que colocam ovos, entre eles o tubarão-lixa.

Tubarão baleia (Rhiniodon typus)
Comum no Norte e Nordeste. Pode medir até 20 metros de comprimento. É o maior tubarão que existe.