Porque treino de perna aumenta testosterona?

Perguntado por: tdantas . Última atualização: 22 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Exercícios como agachamento e leg press favorecem o desenvolvimento hormonal que promove o anabolismo. Por serem exercícios que requerem muita força e exigem grande ativação muscular, há aumento endógeno da testosterona e do GH (hormônio do crescimento).

"As pernas têm grupos musculares maiores, por isso o treino é mais longo e cansativo. O desgaste é causado porque ativa muitas unidades motoras do corpo (outras partes do corpo)", explicou.

A musculação com foco na força e que trabalha uma grande quantidade de conjuntos musculares como o levantamento terra, agachamento, supino reto, remada curvada, barra fixa com pegada pronada e flexão de braço, quando feitos com altas cargas e até falha muscular, podem dobrar os níveis de testosterona.

A testosterona é considerada o hormônio mais importante para o ganho de massa muscular. Através de reações químicas, estimula o aumento da força física e diminui o índice de gordura no corpo. Além de melhorar a contração muscular, este hormônio determina o quanto de massa muscular você pode desenvolver.

Treinar o mesmo grupo muscular todos os dias atrapalha o processo de reconstrução das fibras, que acontece durante o descanso do nosso corpo. Além disso, o excesso de treino, ou overtraining, pode causar fadiga muscular, lesões sérias e até mesmo problemas nas articulações.

Isso acontece devido a produção de hormônios anabólicos, como a testosterona, que auxiliam no ganho de massa muscular de todas as outras regiões do corpo também.

Simples, por que é um músculo grande e difícil de se desenvolver, além de ser um treino que exige da pessoa muita energia, geralmente treinos pesados de pernas geram náuseas, desconfortos, tonturas e por isso muitos caras fogem do dia do treino de pernas ou fogem dele!

O agachamento é um treino com opções de variações que podem definir as pernas. Também trabalha outros músculos do corpo definindo os glúteos e abdômen. Em pé com as costas retas, pernas afastadas na largura dos ombros e pés apoiados no chão.

A dor é um efeito natural resultante da prática dos exercícios e geralmente significa que os músculos estão obtendo benefícios de todo o esforço realizado. É um sinal que o músculo não está acostumado com determinada carga naquele movimento. E isso acontece com qualquer esporte ou atividade que requer esforço muscular.

Estimativa da Energia Queimada

5 minutos37 Calorias441 Calorias
10 minutos74 Calorias882 Calorias
15 minutos110 Calorias1323 Calorias
30 minutos220 Calorias1764 Calorias

Ou seja, você pode treinar um grupo muscular apenas uma vez por semana desde que o bombardeie de exercícios com mais intensidade. Mas o ideal, de acordo com o especialista, é treinar os músculos 2 vezes por semana.

Essas pesquisas concluíram que 6 a 10 semanas é um período muito bom para já garantir a hipertrofia.

Além da tão comentada testosterona, o hormônio do crescimento, conhecido também apenas por GH (faz referência ao nome em inglês Growth Hormone) é tão importante quanto quando o assunto é hipertrofia muscular.

Atletas de elite (e amadores que treinam demais) podem ver uma queda no nível de testosterona, o que é um sinal de que estão prejudicando seus corpos. Nestes casos, eles tendem a ter baixo nível de testosterona e alto nível de cortisol, um hormônio do estresse, diz Schroeder.

A creatina é um suplemento com elevada relevância científica para o desempenho esportivo. No entanto, o atual corpo de evidências não indica que a suplementação de creatina aumenta a testosterona total, testosterona livre e di-hidrotestosterona DHT.

Praticar atividade física. O excesso de peso e obesidade é um grande inimigo da testosterona. A gordura em excesso debaixo da pele converte a testosterona no hormônio feminino chamado estradiol. Além disso, praticar atividades físicas vai aumentar drasticamente os seus níveis de testosterona.

A testosterona é secretada principalmente pelos testículos nos homens e, em menor concentração, pelos ovários das mulheres.