Porque transformador não funciona com corrente contínua?

Perguntado por: ufigueiredo . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

A forma mais comum, e que é usada nos transformadores, para variar o fluxo magnético é através da variação do campo magnético causada por uma corrente ALTERNADA. Logo, um transformador ligado em corrente contínua não irá funcionar.

Os transformadores monofásicos ou trifásicos são dispositivos com entradas de tensões CA senoidal. Isso significa que eles têm entrada CC e, por isso, não podem operar em correntes contínuas.

Corrente alternada e contínua: vantagens e desvantagens
Uma desvantagem dessa corrente é que os transformadores não podem ser usados para ajustar sua tensão. Os transformadores simplificam a redução ou o aumento da tensão elétrica de uma corrente alternada.

A vantagem da corrente alternada é que ela pode ser transmitida por longas distâncias mais facilmente e ter sua tensão elevada ou diminuída por transformadores. Assim, as linhas de transmissão que saem das usinas elétricas e transportam energia elétrica, o fazem com correntes alternadas.

A principal função dos transformadores é a de mudar o valor da tensão elétrica e da corrente elétrica, elevando-os ou diminuindo-os. Os transformadores são usados para elevar ou abaixar a tensão elétrica.

A ligação dos TP é feita em paralelo, bem como os aparelhos de medição e proteção a eles ligados. Já a ligação dos TC e dos aparelhos que lhe estão ligados é feita em série, como se exemplifica na Figura 1.

A principal diferença entre corrente alternada e contínua reside no fato de que a corrente contínua (CC) não altera o seu sentido de circulação dentro do circuito elétrico. Por outro lado, temos que a corrente alternada (CA) consegue alterar seu sentido. Essa é a diferença básica entre elas.

É sempre positiva ou sempre negativa, sem mudar com o tempo. Um exemplo é a pilha, que sempre será a mesma no decorrer do tempo. A corrente contínua pode ser aplicada em circuitos de baixa tensão, como em pilhas e baterias ou para percorrer circuitos internos de aparelhos elétricos.

Vantagens e desvantagens
Uma das principais vantagens das correntes contínuas é sua maior eficiência em circuitos de baixa tensão, como nos aparelhos eletrodomésticos e eletroeletrônicos, veículos híbridos, antenas de televisão, rádio e celular, células fotovoltaicas, etc.

O primeiro pico de pressão dinâmica é refletido nas paredes do transformador e cria múltiplos picos de pressão secundária, e ondas complexas que criam a pressão estática do tanque que faz com que o transformador exploda e incendeie.

Por que um transformador não funciona em corrente contínua? Bem, o transformador funciona a partir do princípio de indução, que é a transferência de potência através de campo magnético. Para que haja indução, é necessária a utilização de uma corrente variável, no caso a corrente alternada.

Os tipos de transformadores de energia elétrica são os seguintes: – Transformador de corrente elétrica; – Transformador de potência; – Transformadores de distribuição; – Transformadores de força.

Nunca se deve deixar o secundário do TC aberto. No circuito equivalente do TC (apresentado na Figura 8) pode-se observar que, ao abrir seu secundário, toda corrente, que normalmente vai para a carga, só tem agora um caminho através do ramo magnetizante, o qual se sabe que apresenta impedância muito elevada.

O que é mais perigoso corrente contínua ou alternada? Entre a corrente contínua e a corrente alternada a mais perigosa é a corrente alternada, em uma comparação das duas correntes com a mesma frequência a corrente alternada pode ser de 3 a 5 vezes mais perigosa.

Em sua maioria, os Multímetros digitais são separados para medir grandezas em corrente contínua (DC ou CC, cujo símbolo é um traço reto reto contínuo e outro paralelo e tracejado) e em corrente alternada (AC ou CA, cujo símbolo é um “til”).

Um transformador funciona do seguinte modo: ao aplicar uma tensão alternada no enrolamento primário surgirá uma corrente, também alternada, que percorrerá todo o enrolamento.

Use um transformador para passar a tensão CA de alta para baixa. A corrente elétrica entra na bobina primária do transformador e induz a corrente na secundária, que tem menos serpentinas, resultando assim em uma tensão mais baixa.

Na hora da compra, atente-se que a potência (Watts) do seu transformador precisa ser ao menos 30% maior que a potência do aparelho em que será ligado. No caso da ligação de mais de um aparelho no transformador, faça a soma das potências dos equipamentos, para respeitar esse limite.