Porque trabalhar muito e pouco na educação infantil?

Perguntado por: ubrito . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Além de trabalhar especificamente as noções de quantidade “Mais e Menos”, essa atividade pedagógica também ajuda desenvolver nas crianças habilidades como percepção visual pois ajuda a identificar, sem contar, situações e conjuntos com mais ou menos elementos, além de ensinar comparações, observações, trabalho com as ...

Facilita o aprendizado
Essas atividades oferecem um elemento fundamental para o aprendizado infantil: a ludicidade. Para crianças, elementos lúdicos favorecem funções cerebrais importantes e, desse modo, contribuem com a assimilação de conteúdos e com o pensamento crítico, por exemplo.

Com o objetivo de fazer previsões, relacionar, comparar e planejar experiências, a noção de grandeza para a criança determina a sua compreensão sobre os contextos em que os números se fazem presentes. As medidas estão em diversas atividades cotidianas das crianças.

Promover a internalização do conceito de número e estabelecer sua relação com as respectivas quantidades. Identificar os numerais; • Ter noções de quantidade e relação dos numerais; • Realizar a contagem oral.

Além de muitas vezes reproduzir o ciclo de pobreza da família, o trabalho infantil prejudica a aprendizagem da criança, quando não a tira da escola e a torna vulnerável em diversos aspectos, incluindo a saúde, exposição à violência, assédio sexual, esforços físicos intensos, acidentes com máquinas e animais no meio ...

Permitir que as crianças tenham a oportunidade de se auto conhecerem e conhecerem os mais diferentes aspectos das pessoas que convivem com elas, é um dos grandes objetivos de trabalhar a diversidade cultural no ambiente escolar.

Para estimular que a criança se questione sobre seu peso e altura pergunte se ela se acha grande ou pequena; e se pudesse se medir com maçãs, quantas maçãs ela acha que precisaria para corresponder à sua altura; pergunte também quantas maçãs ela precisaria para corresponder ao seu peso.

Iniciando a brincadeira, o professor deve pedir aos alunos, um por um, que retirem o papel de um animal e o papel de um número, dessa forma, o aluno deverá andar a quantidade de passos sorteada da mesma maneira que andaria o animal escolhido.

Por que ensinar grandezas e medidas no Ensino Fundamental? Esse é um conteúdo de relevância social, pois nos envolvemos diariamente com situações que envolvem mensurar tempo, temperatura, comprimento, massa, capacidade e grandezas geométricas como perímetro, área e volume.

Em uma das partes escreva GRANDE (inclusive com letras bem grandes) e na outra parte escreva pequeno (de maneira bem pequena mesmo). Peça para as crianças darem exemplos de objetos, animais e coisas que para elas são grandes e vá anotando na lousa na parte escrito GRANDE. Faça o mesmo na parte escrito pequeno.

Anote os números de um a dez nos post-its e espalhe-os pela casa. Peça à criança para encontrá-los na sequência correta. Quando encontrar o próximo número da sequência, ela deve trazer o papel a você. Se estiver fora da sequência, ela deve voltar a colocar o post-it onde encontrou.

A partir do corpo das crianças, é possível explorar noções de altura, peso, medidas das mãos e pés, tamanho de roupas e calçados, temas pelos quais os alunos manifestam interesse e curiosidade. Objetos da sala de aula podem ser comparados e medidos quanto ao comprimento, ao peso, à massa.

Uma grandeza é tudo aquilo que pode ser medido e possibilita que tenhamos características baseadas em informações numéricas e/ou geométricas. As chamadas grandezas fundamentais são aquelas definidas exclusivamente por meio de um padrão físico estabelecido pelo Sistema Internacional de Unidades (SI).

Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras” – Campo de experiências corpo, gestos e movimentos.