Porque trabalhar com Bercario?

Perguntado por: epadilha . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Para formarmos um cidadão completo se faz necessário estimularmos todas as áreas da inteligência. Daí a importância do trabalho realizado no berçário. Despertar na criança habilidade em todas as áreas da inteligência de acordo com sua capacidade, desempenho e interesse.

Recepcionam as crianças, cuidam da higiene, asseio, alimentação e controla o repouso. Auxiliam na elaboração do planejamento pedagógico; preparam material didático, desenvolvem atividades recreativas e acompanham o desenvolvimento das crianças.

Ela pode ser o primeiro passo para uma grande carreira na área da educação infantil. Além disso, o cargo de auxiliar de creche é repleto de aprendizados e singelas recompensas ao ver o desenvolvimento das crianças. O profissional que atua na área adquire muita experiência e entende mais sobre a rotina escolar.

EXPLORAR movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, as escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.

Ajuda na higiene, banhos e alimentação. Zela sempre pelo bem estar da criança. Acomoda as crianças e cuida da organização do local. Auxilia os professores e coordenadores nos cuidados básicos com as crianças da educação infantil.

BERÇÁRIO Proponha brincadeiras diárias de esconder; encaixar peças; construir pistas; experimentar as propriedades dos objetos: quais rodam e quais não, quais flutuam e quais não, quais são duros e quais são moles; jogar bola; cirandar; imitar gestos motores e vocais dos companheiros.

Uma boa ideia para estimular a afetividade na Educação Infantil é promover uma roda de conversa com as crianças. Isso pode acontecer sempre em um momento específico da rotina, como logo no início da aula.

O professor de creche precisa ser mais proativo que os demais professores que lecionam para crianças maiores, pois as crianças de creche são extremamente rápidas, e, quando menos esperam, tem uma criança chorando. É necessário ter mais cuidado, zelo, cautela e responsabilidade para atuar nesta área.

Professoras de berçário devem amar seus alunos, se preocupar com a educação deles e poder monitorar quaisquer problemas sociais, comportamentais ou de desenvolvimento que as crianças possam ter. Para se tornar uma professora de berçário é preciso adquirir experiência com crianças.

Conhecendo o bebê e construindo com ele uma relação empática a professora terá condições de perceber a pequena criança, de modo a respeitá-la e interagir com ela como efetivo ser social, e não apenas como um corpo a ser banhado alimentado ou trocado.

A Educação Infantil é essencial para que a criança tenha um convívio social além do núcleo familiar. Ou seja, é um momento importante para que o indivíduo aprenda a se relacionar e viver em sociedade, desenvolvendo habilidades fundamentais à formação humana, além das capacidades cognitivas e motoras.

“Quanto ao planejamento de aula para os pequenos, eu me divirto muito. Porque sou uma uma professora que gosta de muitas brincadeiras, de inventar coisas diferentes, de trabalhar com materiais recicláveis, então para mim se torna bem mais fácil, eu amo fazer isso”.

A resposta é simples: a agenda do bebê ou escolar tem um espaço reservado para detalhar um relatório completo sobre o dia a dia da criança. É um canal direto de comunicação entre pais, professores e instituição de ensino.
...
Como foi meu dia:

  1. Data.
  2. Período de entrada e saída.
  3. Alimentação.
  4. Medicação.

Planejamento Anual: É a base do trabalho realizado no berçário ao longo do ano. Rotina: Tabela de horários bem minuciosa e o que vai acontecer em cada horário. Semanário: Identificação de cada atividade que faz parte da rotina. Relatório de Avaliação: Avaliação do aluno.

5 atividades pedagógicas para berçário

  • Música dos nomes. Essa brincadeira é indicada para bebês a partir dos três meses de vida. ...
  • Contar histórias. ...
  • Estimular a expressividade. ...
  • Massinha de modelar. ...
  • Empilhar blocos coloridos.