Porque trabalhamos de segunda a sexta?

Perguntado por: edamasio . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

A resposta para esse questionamento está na tradição de civilizações antigas, nas religiões e em convenções sociais impostas no início da revolução industrial. A divisão da semana em sete dias começou na Babilônia, civilização que ocupou a região da Mesopotâmia e teve o seu auge dois mil anos antes de Cristo.

Os dias úteis são aqueles considerados para a semana de trabalho. Tradicionalmente, são compostos por segunda, terça, quarta, quinta e sexta. No entanto, algum feriado que caia nessas datas o exclui da contagem. Por isso, os dias úteis são aqueles em que o trabalho não está suspenso.

Getúlio Vargas atende a uma das principais reivindicações dos operários e estabelece que todos os trabalhadores urbanos, nas fábricas, escritórios e estabelecimentos comerciais, e que exerçam suas funções durante o dia, terão sua jornada limitada a oito horas diárias e a seis dias por semana.

No princípio, Deus consagrou o sétimo dia como um dia de descanso (ver Gênesis 2:2–3). Desde os dias mais antigos, a tradição de um sétimo dia sagrado tem sido preservada entre vários povos da Terra.

No sétimo dia, Deus descansou (Hebreus 4:4)

Nessa linha, geralmente se invoca um preceito bíblico dizendo que o trabalho envolve aquilo que alcançamos do suor do próprio rosto. Segue a passagem sempre citada: “No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela fostes formado; porque tu és pó e ao pó tornarás” (Bíblia Sagrada, Gênesis 3.19).

10 Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto: que se alguém anão quiser trabalhar, não coma também. 11 Porque ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando; antes, fazendo coisas vãs.

A jornada de oito horas faz referência a reivindicação do movimento operário pela redução da jornada de trabalho e o estabelecimento das oito horas de trabalho diárias ou 48 horas semanais, que teve origem nas condições penosas de trabalho da Revolução Industrial na Grã Bretanha em meados do século XIX.

459 , § 1º , DA CLT ). SÁBADO. DIA ÚTIL.

Quando o sábado é dia útil? O sábado é considerado dia útil, desde que não caia em feriado nacional. Isso quer dizer que, mesmo que você trabalhe apenas de segunda a sexta, o sábado será considerado um dia útil não trabalhado.

Portanto, O sábado é considerado como dia útil para a contagem do prazo do 5º dia para fins de pagamento do salário. Ainda que o empregado não trabalhe no sábado, deve ser contado!

A Consolidação das Leis do Trabalho, mais conhecida como CLT, determina em seu artigo 58 que a duração normal da jornada de trabalho para funcionários da rede privada não deve exceder 8 horas diárias. A Constituição Federal ainda complementa e determina que a soma das horas de cada semana não pode ultrapassar 44 horas.

A jornada estabelecida em lei pela Constituição Federal, em seu art. 7.º, é de 8 horas diárias e 44 horas semanais. Este é o limite máximo para o trabalho normal.

– 12×36: Doze horas consecutivas de trabalho e trinta e seis de descanso; – 12×48: Doze horas consecutivas de trabalho e quarenta e oito de descanso; – 18×36: Dezoito horas consecutivas de trabalho e trinta e seis de descanso; – 24×36: Vinte e quatro horas consecutivas de trabalho e quarenta e oito de descanso.