Porque tomar colágeno hidrolisado?

Perguntado por: aourique . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Ele contribui com a melhora da pele, ajuda a aliviar dores nas articulações, pode impedir a perda óssea, age na massa muscular e promove a saúde do coração. Além disso, o colágeno hidrolisado pode ser recomendado para pessoas que enfrentam problemas de saúde, como artrite, osteoporose e artrose.

A suplementação com colágeno hidrolisado é um dos caminhos para ter uma pele mais bonita, fortalecer ossos e articulações e deixar unhas e cabelos saudáveis. Essa proteína é produzida naturalmente pelo corpo e garante o bom funcionamento do organismo por dentro e por fora.

O colágeno pode ser consumido diariamente, de preferência junto das refeições. Ele pode ser encontrado em forma de pó, com ou sem sabor, que deve ser diluído em água, sucos, vitaminas ou sopas.

Em regra, o tratamento com colágeno tipo 2 demonstra efeito a partir de 3 meses, consumindo nas dosagens adequadas diariamente. No entanto, a melhora dos sinais vai depender da patologia de cada indivíduo.

Enquanto há pessoas que começam a perceber mudanças em 2 semanas, outras sentem o resultado após tomar por três meses ou mais tempo. O tempo mais comum de sentir os benefícios tanto na melhora da elasticidade e firmeza da pele quanto na redução das rugas é de 3 meses.

O estudo evidenciou que a ingestão de colágeno hidrolisado por 90 dias é eficaz na redução do envelhecimento da pele, pois reduz rugas e melhora a elasticidade e a hidratação. Ainda, o resultado benéfico foi mantido por 4 semanas após o término do suplemento.

Em forma de suplemento alimentar, o colágeno hidrolisado estimula a produção de colágeno natural pelo organismo humano, contribuindo na prevenção do envelhecimento da pele, unhas, cabelos, ossos e articulações.

Alguns estudos vem correlacionando o colágeno como o sono, até porque ele é rico em glicina e isso “ajudaria” a dormir.

Na prática, elas selam a passagem de macromoléculas através do espaço entre duas células das paredes do intestino, induzindo os nutrientes a passarem por dentro das células. Dessa forma, o corpo tem um melhor controle do que será absorvido.

O ideal é que você não pare a suplementação, pois a partir dos 25-30 anos nós diminuímos a produção de colágeno. Portanto, para a manutenção dos benefícios do colágeno o uso deve ser contínuo. Um tempo seguro de pausa para não perder os benefícios, caso seja necessário, é de 30 dias a cada 2 meses de suplementação.

Lista com os melhores Colágenos de 2023

  • Nutrify. Collagen Renew.
  • Puravida. Collagen Protein.
  • Max Titanium. Colagen.
  • Dark Lab. Colágeno Hidrolisado.
  • New Millen. Colágeno Hidrolisado.

Quem pode tomar? Tomar colágeno não faz mal e não existem contraindicações para o consumo de colágeno. O suplemento pode ser utilizado por qualquer indivíduo, a partir dos 19 anos. O colágeno é uma proteína longa e fibrosa abundante em mamíferos, responsável por cerca de 30% da massa proteica total do corpo.

Sim! A partir dos 30 anos, quando nossa produção de colágeno começa a cair, é interessante suplementar a substância. Porém, estudos indicam que os efeitos só são percebidos quando as doses ultrapassam as 5 gramas diárias. Dessa forma, o ideal é preferir as opções em pó.

Não há nenhum efeito colateral registrado.

O colágeno hidrolisado pode ser consumido tanto pela manhã quanto em lanches intermediários, em salada de frutas, ovos, shots e outros. Aqui, aproveitamos para lembrar que uma alimentação balanceada, uma rotina de exercícios físicos e uma boa noite de sono são importantes na efetividade do colágeno em seu corpo.