Porque toma soro no hospital?

Perguntado por: oviana . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Soro Fisiológico O soro fisiológico é usado para introdução na veia quando há diminuição de líquidos ou sal no organismo, garantindo a reidratação de pacientes. Conhecido como cloreto de sódio 0,9%, essa solução fisiológica também serve para higienização de feridas, olhos, nariz e lentes de contato.

Aumento de massa muscular. Auxilia no processo de emagrecimento por meio da injeção de substâncias que aceleram o metabolismo. Pode ajudar no fortalecimento de cabelos e unhas. Alguns soros têm a função detox, para eliminar as impurezas do organismo.

O soro administrado na veia nos hospitais e pronto atendimentos é normalmente o soro fisiológico. E como o nome sugere ele é importante para os processos do corpo, seu metabolismo. Se em excesso, ele vai ser filtrado nos rins e liberado na urina. Um processo que deve levar poucas horas para acontecer.

Tratamento médico para os sinais de desidratação
Resfriar o corpo do paciente, se a causa for exposição excessiva ao calor; Fazer a reposição de líquidos via oral se não houver náusea e vômitos ou desidratação excessiva. Caso contrário, vão procurar administrar soro na veia.

Em geral, ocorrem durante ou logo após sua infusão. Costumam ter início com uma sensação de coceira pelo corpo, manchas avermelhadas na pele, vermelhidão no rosto, congestão nasal e/ou das conjuntivas, som semelhante a um assobio agudo durante a respiração, tosse seca, náuseas, vômitos, cólicas abdominais e diarreia.

Contém 0,9% de NaCl (cloreto de sódio) em massa, dissolvidos em água destilada, ou seja, em 100ml de solução aquosa encontram-se presentes 0,9g do sal. Desta forma, a cada 100ml de soro fisiológico, 0,354g de Na+ (sódio) e 0,546g de Cl- (cloro) estarão contidos, em um pH igual a 6,0.

No caso dos soros para irrigação (comprados em farmácias comerciais para uso doméstico) a maioria dos fabricantes recomenda manter em geladeira por três dias. Os produtos de uso hospitalar devem ser descartados adequada e imediatamente após o uso.

Assim o soro fisiológico é uma solução na qual o soluto é o cloreto de sódio, cuja fórmula química é NaCl e que não é mais do que o sal de uso alimentar, e o solvente é a água destilada.

Sintomas da desidratação

  • Sede.
  • Diminuição da sudorese.
  • Diminuição da elasticidade da pele.
  • Diminuição da produção da urina.
  • Boca seca.

Pode iniciar uso de anti-inflamatório e compressa morna local. Não deixe de procurar um Angiologista\cirurgião vascular para melhor avaliação.

O Soro Fisiológico Sol. Cloreto de Sódio 0,9% é utilizado para o restabelecimento de fluido e eletrólitos. Também é utilizado como repositor de água e eletrólitos em caso de alcalose metabólica (aumento do pH do sangue) de grau moderado, em carência de sódio e como diluente para medicamentos.

A via de administração do soro recomendada é a intravenosa (IV) e o soro, diluído ou não em solução fisiológica, deve ser infundido entre 20 e 60 minutos, lentamente.

O procedimento leva de trinta minutos a uma hora. Cada bolsa de soro de 1 litro pode custar de 25 a 400 dólares. No Brasil, o custo chega a 800 reais.

Desse modo, a soroterapia pode ser realizada por nutrólogos, dermatologistas, clínicos gerais ou endocrinologistas que tenham o registro regularizado no Conselho Regional de Medicina (CRM).

Tipos de fluidos

  • Ringer com lactato. É uma solução isotônica, cristalóide, com composição semelhante ao LEC, pH 6,5, utilizada para reposição. ...
  • Ringer Simples. ...
  • Solução NaCl a 0,9% ...
  • Solução de glicose a 5% em NaCl a 0,9% ...
  • Solução de glicose a 5%

Tente encontrar a veia no braço não dominante (aquele que o paciente não usa para escrever). Ademais, busque um vaso escuro, que possa ser enxergado com facilidade durante o processo.