Porque todo ser vivo evolui?

Perguntado por: lmachado . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

A evolução dos seres vivos é consequência do acúmulo de mudanças que ocorrem nos organismos ao longo de gerações. Quando essas mudanças favorecem à sobrevivência do indivíduo, elas são selecionadas pelo mecanismo de seleção natural e transmitidas aos seus descendentes.

Evolução é um processo no qual ocorrem mudanças nos seres vivos ao longo do tempo, levando frequentemente ao surgimento de novas espécies. Essas modificações são passadas para os descendentes, e é por isso que muitos definem evolução também como a descendência com modificação.

Essa teoria considera que as mutações, combinações gênicas, e seleção natural são os fatores principais que culminam na evolução; sendo as combinações gênicas consequências da segregação independente dos cromossomos, e permutações que ocorrem durante a meiose.

Pode não ser, mas a reposta é muito simples, evoluir nos torna mais vivos e nos faz sentir capazes de vencer quaisquer obstáculos da jornada. Quando evolui na carreira todo seu padrão de vida muda, nos tornamos mais motivados, felizes e realizados, abertos à novas possibilidades.

A evolução da espécie humana foi iniciada há pelo menos 6 milhões de anos. Nesse período, uma população de primatas do noroeste da África se dividiu em duas linhagens que passaram a evoluir independentemente. O primeiro grupo permaneceu no ambiente da floresta tropical e originou os chimpanzés.

Os cientistas estimam que os seres humanos ramificaram-se de seu ancestral comum com os chimpanzés - o único outro hominídeo vivo - entre há 5 e 7 milhões de anos. Diversas espécies de Homo evoluíram e agora estão extintas.

As principais evidências da evolução são os registros fósseis e as semelhanças anatômicas, fisiológicas, celulares e moleculares entre os seres vivos. Segundo as teorias evolutivas, a vida surgiu no planeta e desde então espécies têm surgido, desaparecido e mudado ao longo do tempo.

Durante a formação do planeta Terra, há aproximadamente 4,5 bilhões de anos, moléculas orgânicas compostas por carbono agregaram-se e deram origem aos ingredientes que foram essenciais para o desenvolvimento da vida.

A evolução é a chave para entendermos a história da vida no nosso planeta, uma vez que é através dela que compreendemos as modificações de formas de vida no decorrer do tempo. A Evolução é uma das partes mais importantes da Biologia.

No futuro: mais altos e com menos força
Os hominídeos posteriores — Homo erectus, neandertais, Homo sapiens — ficaram mais altos. Continuamos a ganhar altura em tempos históricos, em parte impulsionados pela nutrição aprimorada, mas os genes parecem evoluir, também", defende Longrich.

Os macacos continuam existindo porque eles são resultados de evoluções do seu ancestral comum com o homem. O Homo sapiens não é um descendente direto dos chimpanzés ou de algum outro primata moderno. Nem mesmo dos Australopithecus os quais, apesar de extintos, também são considerados ramos terminais no cladograma.

São elas: mutação, acasalamentos não aleatórios, fluxo gênico, tamanho finito da população (deriva genética) e seleção natural.

Teoria evolucionista de Lamarck; Teoria evolucionista de Darwin; Teoria evolucionista: neodarwinismo.

O darwinismo baseia-se na ideia de que os organismos mudam ao longo do tempo e que o meio, por ação da seleção natural, seleciona os organismos mais adaptados, os quais apresentam maior chance de deixar descendentes.

Não deixe que o medo te impeça de tentar
Outro sentimento que atrapalha a nossa evolução é o medo. Medo é algo que todos nós sentimos, é natural e faz parte da vida. A questão é: precisamos saber como lidar com esse sentimento, precisamos adestrá-lo e não permitir que o medo te limite de alguma forma.