Porque todo mundo se apaixona?

Perguntado por: aguedes . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

O amor nunca pode ser desvendado totalmente, mas certos fatores realmente tornam mais provável que duas pessoas se apaixonem. Alguns desses fatores são biológicos, como hormônios e cheiros, enquanto outros são comportamentais, como educação e linguagem corporal.

A explicação neuroquímica pode justificar a personalidade das pessoas que se apaixonam facilmente. No entanto, também existem outros fatores que entram em jogo para que essa tendência apareça: Baixa autoestima. Há quem só se sinta realizado estando em um relacionamento.

O motivo mais comum e maior por que é tão difícil se apaixonar é o medo do compromisso. Os rótulos podem aterrorizar algumas pessoas, mas para os outros, a incerteza sobre a localização do relacionamento também é aterrorizante.

Segundo pesquisa inglesa, homem se apaixona mais rápido que a mulher.

Uma pesquisa realizada pela Opera North afirma que uma pessoa só se apaixona em média quatro vezes durante a vida. Os resultados sugerem que a média de idade para se estabelecer é de 27 anos, e 33% das pessoas faz isso com seu primeiro amor.

O tempo médio para os homens se apaixonarem é de 88 dias, enquanto os mesmos sentimentos de amor verdadeiro exigem pelo menos 134 dias das mulheres. Outro site de namoro, o Elite Singles, fez uma pesquisa em 2017 e descobriu que 61% das mulheres acreditam no amor à primeira vista, contra 72% dos homens.

30 meses

Segundo um estudo da University College, de Londres, a paixão dura entre 18 e 30 meses. Ou seja, ficamos apaixonados de um ano e meio a três anos e meio, sendo que o auge da felicidade a dois costuma ser alcançada por volta dos três anos de relação.

Na maioria das vezes, há algumas razões que explicam porque você se apaixona rápido demais. São certos tipos de comportamentos que, consciente ou inconscientemente, continuam influenciando em nossos relacionamentos. Identificá-los e entendê-los é o primeiro passo para uma mudança na sua vida.

Pesquisa revela quem se apaixona primeiro em uma relação. Mesmo que existam muitos mitos em torna das relações e emoções masculinas, a ciência revelou que ao contrário do se pensa, os homens se apaixonam primeiro que as mulheres.

É só atração sexual? Para saber se você está apenas com segundas intenções com alguém, é preciso se autoanalisar e, quem sabe, chegar a um diagnóstico. “A paixão é mais profunda, exige mais de você. Ela te faz pensar mais, desejar mais e querer mais do outro”, explica a psicóloga.

Como parar de sofrer com amor

  1. Ame-se incondicionalmente. Um amor não correspondido mexe com a autoestima e autoconfiança de qualquer pessoa. ...
  2. Desligue-se da pessoa. ...
  3. Evolua. ...
  4. Mude o foco. ...
  5. Permita-se o novo. ...
  6. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

Este incômodo que você sente em se relacionar, quando não consegue gostar de ninguém, revela que sua saúde mental está precisando de atenção. Desse modo, primeiro você deverá entender a si mesmo e quais são as barreiras que lhe impedem de gostar das pessoas.

Olha, normal não é. Essa condição de vazio de sentimentos se chama "atimia" que consiste na ausência de sentimentos e de manifestações afetivas.

Na prática, um arromântico tem tendência a não gostar de demonstrações exageradas de afeto, como jantar romântico com mesa enfeitada, e acha embaraçosas as declarações muito efusivas. Alguns dizem que sequer sentem saudade. É claro que varia de pessoa para pessoa, já que existem diferentes graus de arromanticidade.

A atracção pelo outro é sobretudo química. O aspecto físico e o cheiro podem desencadear uma reacção imediata que nos faz apaixonar por alguém.

Quem nunca ouviu falar da expressão "amor à primeira vista", especialmente em filmes e livros de romance? Pois é, segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Groningen, da Holanda, não existe essa 'coisa' de se apaixonar logo ao encontrar ou ver alguém.