Porque todo diabético tem poliúria polifagia e polidipsia?

Perguntado por: igil . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.3 / 5 19 votos

Na pessoa com diabetes, grandes quantidades de glicose no sangue exigem maior trabalho dos rins para sua eliminação. Para isso, também uma maior quantidade de urina é eliminada, mas com maior frequência que o normal, caracterizando a poliúria.

Polidipsia é um termo médico que define o sintoma caracterizado por excessiva sensação de sede. É um sintoma comum entre diabéticos e geralmente acompanhado de poliúria e polifagia.

Quando o nível de glicose na urina aumentar ainda mais, os rins excretam mais água para diluir a grande quantidade de glicose. Uma vez que os rins produzem urina em excesso, as pessoas com diabetes urinam em grande volume e com frequência (poliúria.

Possíveis causas
A polidipsia é caracterizada pela sede excessiva e isto pode ser causada por problemas de saúde, como diabetes mellitus ou diabetes insípido, alterações na hipófise, que é a glândula responsável por várias funções no corpo, e por doenças como histiocitose de células de Langerhans e sarcoidose.

6.1 Principais sintomas de diabetes
Os sintomas clássicos de diabetes são: poliúria, polidipsia, polifagia e perda involuntária de peso (os “4 Ps”).

Quais as causas de poliúria? Nem sempre a poliúria é um sintoma de doença ou sinal de que há algo de errado com o organismo do paciente. Sua principal causa, na verdade, é o consumo de grandes quantidades de água ao longo do dia.

po·li·fa·gi·a a. Fome insaciável.

Quem tem diabetes precisa saber que a doença pode sim causar a perda de peso repentina porque, quando o organismo não tem energia, ele necessita recorrer a outras fontes, como as reservas de gordura, propiciando a perda de peso não intencional.

porque a pessoa fica com muita sede na diabetes? O aumento da glicose no sangue faz com que muita glicose seja eliminada na urina o que acaba por eliminar água junto levando a desidratação. A glicose alta sangue aumenta a concentração do sangue (osmolaridade) o que é detectado pelo cérebro aumentando a sede.

Como o açúcar não é adequadamente absorvido pelas células dos portadores de diabetes, ele se acumula na corrente sanguínea. De qualquer forma, o excesso precisa ser expelido do organismo; logo, os rins são acionados com frequência. O paciente, então, urina muito, fica desidratado e tem muita sede.

Quando os sintomas surgem, os principais são: Poliúria: Sintoma que se caracteriza por uma grande eliminação de urina. Polidipsia: Sintoma que se caracteriza pela sede excessiva. Polifagia: Sintoma que se caracteriza pela fome excessiva.

Diabetes. Um dos primeiros sinais que aparecem em quem sofre com a diabetes é a sede excessiva. Isso ocorre porque há um excesso de insulina na corrente sanguínea. Como consequência, o corpo necessita de mais água para diluir essa quantidade que estaria a mais no sangue.

A melhor forma natural e caseira para controlar a diabetes e regular os níveis de açúcar no sangue é a perda de peso, pois isso faz com que exista menos camada de gordura no corpo, o que melhora o funcionamento do fígado e do pâncreas, assim como melhora a sensibilidade à insulina, facilitando seu trabalho.

Além de equilibrar a quantidade de açúcar no sangue, a metformina também regula a produção de leptina, que é um hormônio responsável pela saciedade, ajudando a diminuir a quantidade de comida que se come e contribuindo indiretamente para o emagrecimento.

A diferença do diabetes tipo 1 para o diabetes tipo 2 está no fato de que, no primeiro caso, ocorre redução ou falta de produção de insulina; já no segundo, o organismo desenvolve uma resistência à ação desse hormônio. O diabetes mellitus é uma doença que se caracteriza pelo aumento dos níveis de glicose no sangue.

Como saber se a quantidade que o cão bebe é excessiva? O aumento da ingestão de água (mais do que 10% do peso por dia) designa-se por polidipsia e, nestas situações, considera-se que o cão está a beber água em excesso.