Porque tiraram a primeira parte do Hino Nacional Brasileiro?

Perguntado por: rmorais . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.3 / 5 3 votos

Não existe nenhuma teoria da conspiração para justificar o desaparecimento da letra da primeira estrofe do hino nacional, mas acredita-se que ela foi retirada durante os anos 1930. São justamente desta época, os últimos relatos de brasileiros que aprenderam e cantaram o hino com o trecho.

Se em teu formoso céu, risonho e límpido, A imagem do Cruzeiro resplandece.

Influenciado por militares e jornalistas, o presidente Deodoro da Fonseca decidiu que o velho Hino Nacional seria mantido — mas só a melodia, sem a letra. Durante as três primeiras décadas da República, o Hino Nacional foi destinado a ser apenas ouvido, e não cantado. Nesta quarta-feira, fará 95 anos que isso mudou.

A primeira estrofe descreve a beira tranquila do Rio Ipiranga, em São Paulo, por onde Dom Pedro I percorria seu trajeto quando proclamou a Independência do Brasil.

O Hino Nacional brasileiro é um dos símbolos nacionais de nosso país, segundo a legislação em vigência. A melodia do Hino Nacional foi composta por Francisco Manuel da Silva, em 1831, por conta da abdicação de d. Pedro I, e a letra foi escrita por Joaquim Osório Duque-Estrada, em 1909, e escolhida em um concurso.

Vanusa

O evento aconteceu na Assembleia Legislativa de São Paulo. Nele, a cantora Vanusa erra diversas vezes a letra do Hino Nacional e está aparentemente dopada. Segundo informações do G1, após o video virar hit na Internet, Vanusa se pronunciou: “Eu ia cantar o Hino Nacional, mas tenho labirintite.

Em 2009, Vanusa se tornou viral na internet e virou alvo de piadas ao errar a letra do hino durante uma apresentação na Assembleia Legislativa de São Paulo. Na ocasião, a cantora disse que o erro foi culpa de um remédio para labirintite que tinha tomado antes do evento.

Teria sido às suas margens, em 1822, que o imperador Dom Pedro I declarou a Independência do país, então colônia de Portugal. O fato foi imortalizado no verso “Ouviram do Ipiranga as margens plácidas”, do Hino Nacional, escrito por Joaquim Osório Duque Estrada (veja o vídeo acima).

Pedro I, vindo mais tarde a se tornar o hino do país. Dividido em duas partes, o trabalho foi resultado da combinação do trabalho realizado por Joaquim Osório Duque Estrada (responsável pela letra) e Francisco Manuel da Silva (responsável pela música).

Hino oficializado pelo Decreto nº 15.671, de 6 de setembro de 1922, na versão composta por Francisco Manuel da Silva em 1822 (música) e por Osório Duque Estrada em 1909 (letra) – se bem que alguns versos apócrifos tenham sido acrescentados à composição original de Estrada e incorporados definitivamente ao hino.

[Impávido] significa sem medo, corajoso, e colosso fala do tamanho do país”. Os paulistanos misturam diversos estilos do rock na sonoridade do grupo, com grunge, punk, metal e hard rock entre os gêneros já explorados.

Com o objetivo de criar uma nova letra para o hino escrito em 1831 e alterado em 1843, no ano de 1909 foi lançado um concurso público. O ganhador do concurso, segundo Cecília, foi o poeta e jornalista Joaquim Osório Duque Estrada.

One nation bound in freedom, peace and unity. E construir uma nação onde a paz e a justiça reinarão. O hino uruguaio é o mais longo do mundo, com 105 estrofes e quase 6 minutos.

Em 1909, um novo concurso para escolher a letra consagrou o poema de Joaquim Osório Duque Estrada. Ele ainda fez 11 modificações em sua ideia original até que, em 6 de setembro de 1922, o presidente Epitácio Pessoa oficializou o Hino Nacional que conhecemos hoje.

A imagem do Cruzeiro (constelação Cruzeiro do Sul) resplandece (brilha). Explicação: Nessa estrofe, Joaquim Osório Duque Estrada idolatra o país, lembrando que a constelação Cruzeiro do Sul pode ser vista daqui, uma vez que ela só é visível no hemisfério Sul. E o teu futuro espelha (refletirá) essa grandeza.

Brasil, [que] o lábaro estrelado que ostentas seja símbolo de amor eterno. (Lábaro - estandarte muito usado pelos romanos e aqui está representado por nossa bandeira, repleta de estrelas) (Ostentar - mostrar com orgulho.) 12.

A melodia foi criada por Francisco Manoel da Silva e a letra por Joaquim Osório Duque Estrada. No entanto, o que poucos sabem é que letra e melodia só foram “juntadas” 48 anos após a morte do compositor da melodia, que faleceu então sem saber dessa grandíssima herança deixada para sua nação.

Qual é o hino mais bonito do mundo? Segundo o público do jornal La Marca, o hino mais bonito de todos é o Hino do Sevilla. Mais especificamente o Hino do Centenário do Sevilla, lançado em 2005 nas comemorações de 100 anos da equipe.